A televisão e o jornalismo popular: uma abordagem sobre cidadania e o papel do jornalista

Este proyecto tiene como objetivo abordar la relación de la ciudadanía con la esfera pública y sus espacios, inserta en el contexto de los medios, específicamente en productos populares de la televisión. El objetivo principal es identificar el impacto de la palabra ciudadanía en los productos popula...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Franco, Thiago Cardoso lattes
Advisor: Silva, Magno Luiz Medeiros da lattes
Referee: Silva, Magno Luiz Medeiros da, Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa, Paulino, Fernando Oliveira
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Goiás
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Department: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Portuguese subjects:
Spanish Subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4228
Citation:FRANCO, T. C. A televisão e o jornalismo popular: uma abordagem sobre cidadania e o papel do jornalista. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)–Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Portuguese abstract:Este projeto pretende abordar a relação da cidadania, com a esfera pública e seus espaços, inseridos no contexto midiático, mais especificamente em produtos televisivos populares. O objetivo central é identificar o peso da palavra cidadania nos produtos televisivos populares. Para compor o raciocínio são eleitos mais três objetivos específicos: identificar como os jornalistas dão significados à palavra cidadania ao assistirem os próprios programas que eles produzem; fazer uma análise crítica do sentido de cidadania nos conteúdos transmitidos; identificar que espaço tem o cidadão nos produtos televisivos populares escolhidos. Assim, a dissertação coloca a seguinte problemática: de acordo com a teoria das mediações, até que ponto a noção de cidadania é entendida no processo de interação negociada. A metodologia está dividida em: levantamento de literatura; aproveitamento do banco de dados da Pesquisa Brasileira de Mídia do Governo Federal; análise dos gêneros televisivos; etnografia virtual, com o uso de entrevista semi-aberta e roteiro direcionado aos jornalistas dos produtos televisivos selecionados; entrevista em profundidade semi-estruturada individual, no contexto do ambiente patronal.