A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cibele Silva e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6725
Resumo: Como efeito das interações entre o campo da comunicação e o campo político, este trabalho parte do pressuposto de que as eleições contemporâneas são marcadas pelo processo da personalização política, definido como o uso dos supostos atributos pessoais dos atores políticos, constituindo o cerne da argumentação eleitoral, com o objetivo de conquistar e manter apoios. Esta dissertação apresenta um estudo das estratégias da construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em dois momentos: o primeiro, durante o segundo turno das Eleições 2014 (em debates televisionados); o segundo, no período do Impeachment 2016 (em pronunciamentos públicos). A investigação busca verificar, no contexto de uma nova ambiência eleitoral, quais imagens foram construídas dos dois primeiros colocados nas eleições, e o quanto houve de alterações dessas personas nos dois anos analisados (2014 e 2016). Busca-se testar a hipótese de que os políticos assumem papéis e posicionamentos discrepantes nos debates e nos pronunciamentos, em função de variações dos contextos. O corpus é dividido em dois recortes: o primeiro, composto por debates veiculados nos quatro principais canais de comunicação do País, no contexto do pleito do segundo turno das Eleições 2014; o segundo, do recorte de pronunciamentos públicos emitidos em vídeo, no contexto político do impeachment da presidente da república, em 2016. Como base metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo, tal como operada por Laurence Bardin (2009), com o propósito de identificar as confluências e dissonâncias recorrentes entre os dois momentos, em perspectiva comparativa. Observou-se que, apesar das especificidades identificadas em cada um dos contextos (por exemplo, o aumento da preocupação de Dilma em destacar nos discursos qualidades positivas de si mesma em 2016, comparativamente a 2014), nos dois cenários analisados (o auge da eleição e a crise política), Dilma e Aécio, de modo geral, adotaram uma estratégia fortemente focada na desconstrução da imagem do adversário político.
id UFJF_f5314629c301b48a9cf7070e01f1b063
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6725
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598Oliveira, Luiz Ademir dehttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002Brinati, Francisco Ângelohttp://lattes.cnpq.br/3588763411995269http://lattes.cnpq.br/8335910391600132Souza, Cibele Silva e2018-05-07T15:09:46Z2018-04-262018-05-07T15:09:46Z2018-02-22https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6725Como efeito das interações entre o campo da comunicação e o campo político, este trabalho parte do pressuposto de que as eleições contemporâneas são marcadas pelo processo da personalização política, definido como o uso dos supostos atributos pessoais dos atores políticos, constituindo o cerne da argumentação eleitoral, com o objetivo de conquistar e manter apoios. Esta dissertação apresenta um estudo das estratégias da construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em dois momentos: o primeiro, durante o segundo turno das Eleições 2014 (em debates televisionados); o segundo, no período do Impeachment 2016 (em pronunciamentos públicos). A investigação busca verificar, no contexto de uma nova ambiência eleitoral, quais imagens foram construídas dos dois primeiros colocados nas eleições, e o quanto houve de alterações dessas personas nos dois anos analisados (2014 e 2016). Busca-se testar a hipótese de que os políticos assumem papéis e posicionamentos discrepantes nos debates e nos pronunciamentos, em função de variações dos contextos. O corpus é dividido em dois recortes: o primeiro, composto por debates veiculados nos quatro principais canais de comunicação do País, no contexto do pleito do segundo turno das Eleições 2014; o segundo, do recorte de pronunciamentos públicos emitidos em vídeo, no contexto político do impeachment da presidente da república, em 2016. Como base metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo, tal como operada por Laurence Bardin (2009), com o propósito de identificar as confluências e dissonâncias recorrentes entre os dois momentos, em perspectiva comparativa. Observou-se que, apesar das especificidades identificadas em cada um dos contextos (por exemplo, o aumento da preocupação de Dilma em destacar nos discursos qualidades positivas de si mesma em 2016, comparativamente a 2014), nos dois cenários analisados (o auge da eleição e a crise política), Dilma e Aécio, de modo geral, adotaram uma estratégia fortemente focada na desconstrução da imagem do adversário político.In the context of an effect of the interactions between the field of communication and the political field, this work assumes that contemporary elections are marked by the process of political personalization, defined as the use of the supposed personal attributes of political actors as the core of electoral argumentation, with the aim of winning and maintaining support. The dissertation presents a study of the image-building strategies of Dilma Rousseff (PT) and Aécio Neves (PSDB) in two moments: the first during the second round of the 2014 elections (in televised debates) and the second in the 2016 impeachment period (in public pronouncements). The purpose of the investigation is to verify, in the context of a new electoral environment, which images were constructed of the first two placed in the last elections, and how much these political characterse were altered in the two analyzed years (2014 and 2016). We try to test the hypothesis that politicians assume discrepant positions in debates and pronouncements, due to variations in contexts.The ‘corpus’ of the analysis is divided into two cutouts: the first consists of debates conveyed in the four main channels of communication in the context of the second round of elections in 2014; the second in the political context of the impeachment of the president of the republic in 2016 from the cut of public forecasts issued on video. For this, as a methodological basis, we used the Content Analysis, conceptualized by Laurence Bardin (2009), with the purpose of identifying the confluences and recurrent dissonances between the two moments, in a comparative perspective. It was observed that, despite the specificities in each of the contexts - for example, the increase in Dilma's concern to highlight in the speeches positive qualities of herself in 2016 compared to 2014 - in the two scenarios analyzed (the peak of the election and the political crisis), Dilma and Aécio, in general, adopted a strategy strongly focused on deconstructing the image of the political adversary.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação e poderComportamento políticoPolíticaEleiçãoImpeachmentCommunication and powerPolitical behaviorPolicyElectionImpeachment.A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILcibelesilvaesouza.pdf.jpgcibelesilvaesouza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/4/cibelesilvaesouza.pdf.jpg752b2fdff961540f0b6400da1612be7bMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/1/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD51ORIGINALcibelesilvaesouza.pdfcibelesilvaesouza.pdfapplication/pdf2149141https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/2/cibelesilvaesouza.pdfeb8ec8bba19f31645d99ca1f4e6777ffMD52TEXTcibelesilvaesouza.pdf.txtcibelesilvaesouza.pdf.txtExtracted texttext/plain636752https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/3/cibelesilvaesouza.pdf.txt404e625fd1cb604337fb490b1c7cb4f4MD53ufjf/67252019-06-16 09:15:40.736oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T12:15:40Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
title A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
spellingShingle A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
Souza, Cibele Silva e
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação e poder
Comportamento político
Política
Eleição
Impeachment
Communication and power
Political behavior
Policy
Election
Impeachment.
title_short A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
title_full A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
title_fullStr A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
title_full_unstemmed A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
title_sort A personalização da política e processos da construção da imagem: estratégias de Dilma Rousseff e Aécio Neves nas Eleições 2014 e Impeachment 2016
author Souza, Cibele Silva e
author_facet Souza, Cibele Silva e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9631665928287598
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Luiz Ademir de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8231929995456002
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brinati, Francisco Ângelo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3588763411995269
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8335910391600132
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cibele Silva e
contributor_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
Oliveira, Luiz Ademir de
Brinati, Francisco Ângelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação e poder
Comportamento político
Política
Eleição
Impeachment
Communication and power
Political behavior
Policy
Election
Impeachment.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e poder
Comportamento político
Política
Eleição
Impeachment
Communication and power
Political behavior
Policy
Election
Impeachment.
description Como efeito das interações entre o campo da comunicação e o campo político, este trabalho parte do pressuposto de que as eleições contemporâneas são marcadas pelo processo da personalização política, definido como o uso dos supostos atributos pessoais dos atores políticos, constituindo o cerne da argumentação eleitoral, com o objetivo de conquistar e manter apoios. Esta dissertação apresenta um estudo das estratégias da construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em dois momentos: o primeiro, durante o segundo turno das Eleições 2014 (em debates televisionados); o segundo, no período do Impeachment 2016 (em pronunciamentos públicos). A investigação busca verificar, no contexto de uma nova ambiência eleitoral, quais imagens foram construídas dos dois primeiros colocados nas eleições, e o quanto houve de alterações dessas personas nos dois anos analisados (2014 e 2016). Busca-se testar a hipótese de que os políticos assumem papéis e posicionamentos discrepantes nos debates e nos pronunciamentos, em função de variações dos contextos. O corpus é dividido em dois recortes: o primeiro, composto por debates veiculados nos quatro principais canais de comunicação do País, no contexto do pleito do segundo turno das Eleições 2014; o segundo, do recorte de pronunciamentos públicos emitidos em vídeo, no contexto político do impeachment da presidente da república, em 2016. Como base metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo, tal como operada por Laurence Bardin (2009), com o propósito de identificar as confluências e dissonâncias recorrentes entre os dois momentos, em perspectiva comparativa. Observou-se que, apesar das especificidades identificadas em cada um dos contextos (por exemplo, o aumento da preocupação de Dilma em destacar nos discursos qualidades positivas de si mesma em 2016, comparativamente a 2014), nos dois cenários analisados (o auge da eleição e a crise política), Dilma e Aécio, de modo geral, adotaram uma estratégia fortemente focada na desconstrução da imagem do adversário político.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T15:09:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-26
2018-05-07T15:09:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6725
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/4/cibelesilvaesouza.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/1/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/2/cibelesilvaesouza.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6725/3/cibelesilvaesouza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 752b2fdff961540f0b6400da1612be7b
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
eb8ec8bba19f31645d99ca1f4e6777ff
404e625fd1cb604337fb490b1c7cb4f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962268277342208