Educação permanente de trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Bibliographic Details
Main Author: Jesus, Maria Cristina Pinto de
Publication Date: 2002
Other Authors: Santarosa, Livia Braz, Baracho, Luís Felipe Pinto, Raimundo, Denise Rocha, Amaral, Arlete Maria Moreira do, Rocha, Letícia de Oliveira, Almeida, Juliana de Lima, Pereira, Tamires Fernandes Venâncio, Silva, Janice Isabel Soares da, Santos, Sueli Maria dos Reis, Costa, Darcilia Maria Nagen da, Rocha, Paula Farage Moreira da
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Language: por
Source: Repositório Institucional da UFJF
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Summary: INTRODUÇÃO: atualmente, no cenário mais amplo da atenção e da educação em saúde destacam-se políticas e diretrizes para a formação de recursos humanos e a educação permanente como estratégia para a formação e capacitação dos profissionais, tendo em vista mudanças nas práticas de saúde para a operacionalização do Sistema Único de Saúde. Exige-se um profissional para a área de saúde com competência técnica que seja capaz de atuar intervindo na realidade de modo crítico, ético, para atender às necessidades de saúde da população. OBJETIVO: a construção teórica e prática de subsídios para a implantação de processo de educação permanente para os trabalhadores de enfermagem do HU/CAS/UFJF. MÉTODO: o caminho metodológico seguido baseou-se nos fundamentos da pesquisa-ação, considerando a possibilidade de uma aproximação mais intensa entre teoria e prática, assim como a participação ativa dos sujeitos envolvidos com a realidade estudada. A fundamentação teórico-metodológica compreende parte da obra de João Bosco Guedes Pinto, cujos textos foram selecionados e apresentados por Duque-Arrazola e Thiollent em material ainda não publicado e a utilização dos conceitos e princípios da pesquisa-ação, segundo André Morin, 2004. A pesquisa foi constituída dos seguintes momentos: investigativo – em que foi feita a coleta de dados, utilizando-se os diferentes instrumentos (atas de reuniões, relatórios de seminários, oficinas e entrevistas individuais) para a sistematização das informações, além da definição e elaboração do marco teórico. Momento Temático, em que foi feita a devolução do material estruturado para os atores envolvidos na pesquisa. O terceiro momento, da Programação–Ação é o próximo passo do estudo em que se espera fazer a manutenção das atividades do projeto com os círculos de estudo, elaboração da ação educativa com os trabalhadores de enfermagem de modo participativo. Para realizar o momento investigativo utilizou-se de oficinas de trabalho com as seguintes questões norteadoras: em seu ambiente de trabalho, o que você mais gosta e o que menos gosta? O acrescentaria no seu trabalho? Que problemas em sua prática cotidiana poderiam ser resolvidos a partir da capacitação dos trabalhadores? O que facilita e o que dificulta essa capacitação? Para quê um Núcleo de Educação Permanente? RESULTADOS: o relacionamento interpessoal destacou-se como ponto central a ser trabalhado em ações de educação permanente. Os participantes fazem afirmações quanto à capacitação ser apenas teórica, mas reconhecem a necessidade de que a mesma seja contínua já que a realidade está em constantes mudanças. O entendimento parece ser o de que é preciso passar para os trabalhadores os fundamentos científicos e novos conhecimentos técnicos. O aspecto organizacional da instituição aparece como preocupação dos trabalhadores de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ferramentas da pesquisa-ação têm facilitado ao grupo de trabalhadores a compreensão da importância do engajamento na discussão para a resolução das questões relativas à realidade do processo de trabalho.
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MÉTODO: o caminho metodológico seguido baseou-se nos fundamentos da pesquisa-ação, considerando a possibilidade de uma aproximação mais intensa entre teoria e prática, assim como a participação ativa dos sujeitos envolvidos com a realidade estudada. A fundamentação teórico-metodológica compreende parte da obra de João Bosco Guedes Pinto, cujos textos foram selecionados e apresentados por Duque-Arrazola e Thiollent em material ainda não publicado e a utilização dos conceitos e princípios da pesquisa-ação, segundo André Morin, 2004. A pesquisa foi constituída dos seguintes momentos: investigativo – em que foi feita a coleta de dados, utilizando-se os diferentes instrumentos (atas de reuniões, relatórios de seminários, oficinas e entrevistas individuais) para a sistematização das informações, além da definição e elaboração do marco teórico. Momento Temático, em que foi feita a devolução do material estruturado para os atores envolvidos na pesquisa. O terceiro momento, da Programação–Ação é o próximo passo do estudo em que se espera fazer a manutenção das atividades do projeto com os círculos de estudo, elaboração da ação educativa com os trabalhadores de enfermagem de modo participativo. Para realizar o momento investigativo utilizou-se de oficinas de trabalho com as seguintes questões norteadoras: em seu ambiente de trabalho, o que você mais gosta e o que menos gosta? O acrescentaria no seu trabalho? Que problemas em sua prática cotidiana poderiam ser resolvidos a partir da capacitação dos trabalhadores? O que facilita e o que dificulta essa capacitação? Para quê um Núcleo de Educação Permanente? RESULTADOS: o relacionamento interpessoal destacou-se como ponto central a ser trabalhado em ações de educação permanente. Os participantes fazem afirmações quanto à capacitação ser apenas teórica, mas reconhecem a necessidade de que a mesma seja contínua já que a realidade está em constantes mudanças. O entendimento parece ser o de que é preciso passar para os trabalhadores os fundamentos científicos e novos conhecimentos técnicos. O aspecto organizacional da instituição aparece como preocupação dos trabalhadores de enfermagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ferramentas da pesquisa-ação têm facilitado ao grupo de trabalhadores a compreensão da importância do engajamento na discussão para a resolução das questões relativas à realidade do processo de trabalho.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica JrCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE-Educação permanente de trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Forainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectJesus, Maria Cristina Pinto deSantarosa, Livia BrazBaracho, Luís Felipe PintoRaimundo, Denise RochaAmaral, Arlete Maria Moreira doRocha, Letícia de OliveiraAlmeida, Juliana de LimaPereira, Tamires Fernandes VenâncioSilva, Janice Isabel Soares daSantos, Sueli Maria dos ReisCosta, Darcilia Maria Nagen daRocha, Paula Farage Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILEducação permanente de trabalhadores de enfermagem.pdf.jpgEducação permanente de trabalhadores de enfermagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1569https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9737/4/Educa%c3%a7%c3%a3o%20permanente%20de%20trabalhadores%20de%20enfermagem.pdf.jpg0563875f88187ff51511cfa40d9a45ceMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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