Os sentidos do cuidado de enfermagem para o ser-aí- mulher no vivido da neoplasia da mama à luz de Martin Heidegger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/835
Resumo: Objetivou-se desvelar os sentidos do cuidado de enfermagem para a mulher que enfrenta o câncer de mama, desde o diagnóstico até o tratamento. Método de investigação qualitativa, fundado na fenomenologia de Martin Heidegger. Constituiu-se como cenário o hospital de referência no atendimento oncológico, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, no interior de Minas Gerais, sendo participantes 12 mulheres em fase de seguimento após câncer de mama. A entrevista fenomenológica teve como questões norteadoras: como foi para você o cuidado de enfermagem durante todo o percurso, desde que você descobriu uma alteração na mama, as consultas, os exames, o tratamento, até o dia de hoje? Que cuidados de enfermagem mais a ajudaram durante todo o processo de sua doença? Qual o significado do cuidado de enfermagem ao longo do processo da doença? Emergiram então as estruturas essenciais, de modo a construírem as Unidades de Significados. A compreensão vaga e mediana desses significados permitiu à elaboração do fio condutor que conduziu ao segundo momento metódico, a compreensão interpretativa ou hermenêutica. O modo ser-aí-com-a-equipede- enfermagem na Atenção Secundária e Terciária é desvelado pela mulher, evidenciando o modo da pré-ocupação autêntico. Revela a solicitude antecipativaliberatória no cuidado dos profissionais. Como ser-aí lançada-no-ambiente-hospitalar vislumbra um cuidado autêntico, em contrapartida, ao ser lançada-no-sistema-de-saúde vivencia a des-atenção. No ambiente domiciliar, o cuidado provém de membros do seu mundo doméstico, de modo que a mulher experiencia a solicitude substitutiva e destaca-se a in-visibilidade dos profissionais de enfermagem na Atenção Primária ao desvelar um cuidado que se perde no modo de ser da inautenticidade. O ser-mulher se mostra movida no falatório e ambiguidade ao falar sobre o trabalho da enfermagem. Revela o cuidado substitutivo do médico ao anunciar o diagnóstico e experimenta a impropriedade-para-a-morte, o pavor e o horror com a descoberta da doença e a possibilidade da morte. Desvela-se na impessoalidade e de-cadência ao transferir à divindade a responsabilidade por sua recuperação. A partir dos sentidos desvelados, acredita-se que a enfermagem oncológica na Atenção Secundária e Terciária se movimenta em direção a um cuidado libertador, que considera a dimensão existencial do ser e não restringe as ações que compreendem a tecnologia dura. Tem um olhar sensível ao momento que a mulher vivencia e mostra seu potencial em auxiliá-la a se abrir para as possibilidades como ser-lançado-no-mundo. Mostra-se a desarticulação da rede assistencial, de modo que o sistema referência e contrarreferência foi construído na perspectiva do ente, não considerando as singularidades que envolvem o ser.
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A entrevista fenomenológica teve como questões norteadoras: como foi para você o cuidado de enfermagem durante todo o percurso, desde que você descobriu uma alteração na mama, as consultas, os exames, o tratamento, até o dia de hoje? Que cuidados de enfermagem mais a ajudaram durante todo o processo de sua doença? Qual o significado do cuidado de enfermagem ao longo do processo da doença? Emergiram então as estruturas essenciais, de modo a construírem as Unidades de Significados. A compreensão vaga e mediana desses significados permitiu à elaboração do fio condutor que conduziu ao segundo momento metódico, a compreensão interpretativa ou hermenêutica. O modo ser-aí-com-a-equipede- enfermagem na Atenção Secundária e Terciária é desvelado pela mulher, evidenciando o modo da pré-ocupação autêntico. Revela a solicitude antecipativaliberatória no cuidado dos profissionais. 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A partir dos sentidos desvelados, acredita-se que a enfermagem oncológica na Atenção Secundária e Terciária se movimenta em direção a um cuidado libertador, que considera a dimensão existencial do ser e não restringe as ações que compreendem a tecnologia dura. Tem um olhar sensível ao momento que a mulher vivencia e mostra seu potencial em auxiliá-la a se abrir para as possibilidades como ser-lançado-no-mundo. Mostra-se a desarticulação da rede assistencial, de modo que o sistema referência e contrarreferência foi construído na perspectiva do ente, não considerando as singularidades que envolvem o ser.This study aimed to reveal the meanings of nursing care for women facing breast cancer, from diagnosis to treatment. Method of qualitative research, based on the phenomenology of Martin Heidegger. Was established as the referral hospital for cancer care, philanthropic and nonprofit, in Minas Gerais, with 12 women participating in follow-up phase after breast cancer setting. The phenomenological interview was to guiding questions: how was it for you nursing care throughout the journey, since you discovered a change in the breast, consultations, examinations, treatment, up to this day? That nursing most helped throughout the process of their disease? What is the meaning of nursing care throughout the disease process? Then emerged the essential structures in order to build Units Meanings. A vague understanding and median of these meanings enabled the preparation of the thread that led to the second moment methodical, interpretive or hermeneutic understanding. The mode of being-there-with-a-team-of-nursing Secondary and Tertiary Care is unveiled by the woman, showing the way of authentic preoccupation. Reveals anticipative-liberatory concern in the care of professionals. As being-thrown-in-there-hospital environment envisions an authentic care, however, to be launched in the system-of-health-des-experiences the attention. In the home environment, care comes from members of their domestic world, so that the woman experiences the substitutive care and highlights the in-visibility of nursing professionals in Primary Care by unveiling a care that is lost in the mode of being of inauthenticity. The be-wife moved in talk shows and ambiguity when talking about nursing work. Reveals substitute care physician to announce the diagnosis and experiences impropriety-unto-death, terror and horror at the discovery of the disease and the possibility of death. Unveils based on impersonality and cadence when transferring the divinity responsibility for their recovery. From the senses unveiled in the study, it is believed that the oncology nursing in Secondary and Tertiary Care moves toward a liberating care, which considers the existential dimension of being and does not restrict the actions that comprise the hard technology. Has a sensitive eye to the time that women go through and shows its potential in assisting her to open up to the possibilities as be-released-in-the world. It shows the dislocation of the assistance network, so the reference and counter system was built from the perspective of one, not considering the singularities that involve being.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em EnfermagemUFJFBrasilFaculdade de EnfermagemCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMCuidados de enfermagemNeoplasias da mamaMulherPesquisa qualitativaFenomenologiaNursing careBreast neoplasmsWomanPhenomenologyQualitative researchOs sentidos do cuidado de enfermagem para o ser-aí- mulher no vivido da neoplasia da mama à luz de Martin Heideggerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTandyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf.txtandyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf.txtExtracted texttext/plain213488https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/835/3/andyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf.txtec0cddf870d28fe0bc010007a3bf791cMD53THUMBNAILandyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf.jpgandyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/835/4/andyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf.jpg05f8ffa2a0393d68af71c32ca043222bMD54ORIGINALandyaradocarmopintocoelhopaiva.pdfandyaradocarmopintocoelhopaiva.pdfapplication/pdf2355135https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/835/1/andyaradocarmopintocoelhopaiva.pdf74f517214f3acb69b898908d5809cfdcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/835/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/8352019-11-07 11:47:37.226oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:47:37Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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