Capacitação de docentes na utilização da sala de aula invertida: uma abordagem de engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem

Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Lucyenne Christina Oleto Viana Farnezi, candida...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Farnezi, Lucyenne Christina Oleto Viana lattes
Advisor: Antunes, Katiúscia Cristina Vargas lattes
Referee: Esteves, Thiago de Jesus
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Department: Faculdade de Educação
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10086
Portuguese abstract:Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Lucyenne Christina Oleto Viana Farnezi, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido com docentes que se disponibilizaram a participar independentes de vínculo com instituições escolares, tendo utilizado como recursos o desenvolvimento de ma capacitação através da plataforma Google Classroom. Os resultados obtidos com o com o projeto foi bastante satisfatório demonstrando a necessidade de que o professor esteja sempre a frente de seu tempo e sempre participando de cursos de capacitação para que possa pro ovar aulas motivadoras e engajadoras.
This work of completion of the Specialization Course in Information and Communication Technologies for Basic Education is composed of the memorial, report of the activities developed during the course subjects and of the didactic project developed by Lucyenne Christina Oleto Viana Farnezi, candidate for the title of specialist. The didactic project was developed with teachers who became available to participate independently of bond with school institutions, having as resources the development of ma qualification through the Google Classroom platform. The results obtained with the project were quite satisfactory, demonstrating the need for the teacher to be always ahead of his time and always participating in training courses so that he can take motivating and engaging classes.