Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Eliziane Rocha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barreto, Marcília Chagas
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3339
Resumo: Discute-se a formação e a prática pedagógica dos professorespolivalentes compreendo-as como elementos constituintes dohabitus profissional, que de forma tácita e implícita produz o currículo oculto. Nessa direção, examina-se a formação docente e a prática de ensino no que tange à disciplina de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e evidenciam-se os sentidos e sentimentos dos professores em relação à disciplina matemática e se estes interferem na prática profissional docente. Utilizando-se o método de estudo de caso múltiplo, aplicou-se questionário aberto junto a dez professoras da rede pública de um município pertencente ao Estado do Maranhão/Brasil. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo proporcionou a compreensão de que a prática docente é recriada individual e coletivamente, constituindo-se por meio da conexão entre as ações do presente e do passado que devem ser analisadas e incorporadas não como norma, mas como ferramenta para refletir, aprender e ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Formação e prática docente. ABSTRACTIt discusses the formation and the pedagogical practice of polyvalent teachers understanding them as elements of the professional habitus, which tacitly and implicitly produces the hidden curriculum. In this sense, teacher education is examined and the teaching practice regarding the discipline of mathematics in the Early Years of Basic Education and there is evidence of the senses and feelings of teachers in mathematics discipline and if these interfere with the teaching professional practice We used.the multiple case study method and was applied an open questionnaire with ten teachers at public school of a municipality from the State of Maranhao / Brazil. Through a qualitative approach, the study provided the understanding that teaching practice is recreated individually and collectively, becoming through the connection between the actions of the present and the past that should be analyzed and incorporated not as a rule, but as tool to reflect, learn and teach mathematics in the earlyyears of elementary school.Keywords: Mathematics. Early Years. Training and teaching practice.
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