Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Keo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8211
Resumo: O tema das identidades trans* tem ganhado cada vez mais visibilidade, não apenas no debate acadêmico, como também em outros espaços de discussão. Apesar da crescente presença de pessoas trans* no ensino superior, as pesquisas nesta área ainda são incipientes. Visando contribuir para este campo, neste artigo analisaremos através do método biográfico a experiência de pessoas trans* no ensino superior, focando nas estratégias utilizadas por elas para sua permanência. Ganha destaque a relevância do reconhecimento do nome social pela instituição de ensino, ainda que as experiências narradas transpareçam alguns dos limites dessa política.Palavras-chave: Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior. Between inclusion policies and strategies: the experiences of trans* people in higher education ABSTRACTThe issue of trans* identities has gained increasing visibility, not only in the academic debate, but also in other spaces of discussion. Despite the growing presence of trans* people in higher education, researches in this area are still incipient. In order to contribute to this field, in this article we will analyze through the biographical method the experience of trans* people in higher education, focusing on the strategies used by them for their permanence. The importance of recognition of the social name by the educational institution is highlighted, although the experiences narrated transpire some of the limits of this policy.Keywords: Trans People*. Gender and Education. Higher Education. Entre las políticas de inclusión y las estrategias: las experiencias de personas trans* en la enseñanza superiorRESUMENEl tema de las identidades trans* ha tenido cada vez más visibilidad, no solamente en el debate académico, sino también en otros espacios de discusión. Pese a la creciente presencia de personas trans* en la enseñanza superior, las investigaciones en dicha área aún son incipientes. Con el objetivo de contribuir con este tema, en este artículo analizaremos a través del método biográfi co la experiencia de personas trans* en la enseñanza superior, enfocando en las estrategias utilizadas por dichas personas para su permanencia en la universidad. Además, se destaca la relevancia del reconocimiento del nombre social por la institución educativa, aunque las experiencias narradas trasparezcan algunos de los límites de esa política.Palabras clave: Personas Trans*. Género y Educación. Enseñanza Superior
id UFMA-3_42e9c054469baabfcec0ffce5fbcee19
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8211
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superiorPessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino SuperiorO tema das identidades trans* tem ganhado cada vez mais visibilidade, não apenas no debate acadêmico, como também em outros espaços de discussão. Apesar da crescente presença de pessoas trans* no ensino superior, as pesquisas nesta área ainda são incipientes. Visando contribuir para este campo, neste artigo analisaremos através do método biográfico a experiência de pessoas trans* no ensino superior, focando nas estratégias utilizadas por elas para sua permanência. Ganha destaque a relevância do reconhecimento do nome social pela instituição de ensino, ainda que as experiências narradas transpareçam alguns dos limites dessa política.Palavras-chave: Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior. Between inclusion policies and strategies: the experiences of trans* people in higher education ABSTRACTThe issue of trans* identities has gained increasing visibility, not only in the academic debate, but also in other spaces of discussion. Despite the growing presence of trans* people in higher education, researches in this area are still incipient. In order to contribute to this field, in this article we will analyze through the biographical method the experience of trans* people in higher education, focusing on the strategies used by them for their permanence. The importance of recognition of the social name by the educational institution is highlighted, although the experiences narrated transpire some of the limits of this policy.Keywords: Trans People*. Gender and Education. Higher Education. Entre las políticas de inclusión y las estrategias: las experiencias de personas trans* en la enseñanza superiorRESUMENEl tema de las identidades trans* ha tenido cada vez más visibilidad, no solamente en el debate académico, sino también en otros espacios de discusión. Pese a la creciente presencia de personas trans* en la enseñanza superior, las investigaciones en dicha área aún son incipientes. Con el objetivo de contribuir con este tema, en este artículo analizaremos a través del método biográfi co la experiencia de personas trans* en la enseñanza superior, enfocando en las estrategias utilizadas por dichas personas para su permanencia en la universidad. Además, se destaca la relevancia del reconocimiento del nombre social por la institución educativa, aunque las experiencias narradas trasparezcan algunos de los límites de esa política.Palabras clave: Personas Trans*. Género y Educación. Enseñanza SuperiorUniversidade Federal do Maranhão2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/821110.18764/2358-4319.v10n4especialp11-31Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 4, Dossiê Temático 2017; p.11-312358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8211/5055Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, AmurabiSilva, Keo2019-01-24T12:48:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8211Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-24T12:48:01Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
title Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
spellingShingle Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
Oliveira, Amurabi
Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior
title_short Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
title_full Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
title_fullStr Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
title_full_unstemmed Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
title_sort Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
author Oliveira, Amurabi
author_facet Oliveira, Amurabi
Silva, Keo
author_role author
author2 Silva, Keo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi
Silva, Keo
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior
topic Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior
description O tema das identidades trans* tem ganhado cada vez mais visibilidade, não apenas no debate acadêmico, como também em outros espaços de discussão. Apesar da crescente presença de pessoas trans* no ensino superior, as pesquisas nesta área ainda são incipientes. Visando contribuir para este campo, neste artigo analisaremos através do método biográfico a experiência de pessoas trans* no ensino superior, focando nas estratégias utilizadas por elas para sua permanência. Ganha destaque a relevância do reconhecimento do nome social pela instituição de ensino, ainda que as experiências narradas transpareçam alguns dos limites dessa política.Palavras-chave: Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior. Between inclusion policies and strategies: the experiences of trans* people in higher education ABSTRACTThe issue of trans* identities has gained increasing visibility, not only in the academic debate, but also in other spaces of discussion. Despite the growing presence of trans* people in higher education, researches in this area are still incipient. In order to contribute to this field, in this article we will analyze through the biographical method the experience of trans* people in higher education, focusing on the strategies used by them for their permanence. The importance of recognition of the social name by the educational institution is highlighted, although the experiences narrated transpire some of the limits of this policy.Keywords: Trans People*. Gender and Education. Higher Education. Entre las políticas de inclusión y las estrategias: las experiencias de personas trans* en la enseñanza superiorRESUMENEl tema de las identidades trans* ha tenido cada vez más visibilidad, no solamente en el debate académico, sino también en otros espacios de discusión. Pese a la creciente presencia de personas trans* en la enseñanza superior, las investigaciones en dicha área aún son incipientes. Con el objetivo de contribuir con este tema, en este artículo analizaremos a través del método biográfi co la experiencia de personas trans* en la enseñanza superior, enfocando en las estrategias utilizadas por dichas personas para su permanencia en la universidad. Además, se destaca la relevancia del reconocimiento del nombre social por la institución educativa, aunque las experiencias narradas trasparezcan algunos de los límites de esa política.Palabras clave: Personas Trans*. Género y Educación. Enseñanza Superior
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8211
10.18764/2358-4319.v10n4especialp11-31
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8211
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v10n4especialp11-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8211/5055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 4, Dossiê Temático 2017; p.11-31
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226202362118144