Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nilma Maria Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3307
Resumo: Aborda a educação inclusiva no ensino superior com a análise das políticas educacionais para a pessoa com defi ciência na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Refl ete sobre a construção de políticas educacionais inclusivas, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), destacando-se as contribuições do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR) e do Núcleo de Acessibilidade (NUACE). Na UFMA, as principaisações destinadas à inclusão da pessoa com defi ciência são decorrentes do NUACE. Nessa instituição, o processo de construção de inclusão para a pessoa com defi ciência é uma realidade e representa um avanço em termos de políticas educacionais, embora ainda discreto, insufi ciente e restrito às ações pontuais e setoriais, precisando ser ampliado e consolidado enquanto política educacional inclusiva.Palavras-chave: Educação inclusiva. Políticas educacionais. Ensino superior. Pessoa com deficiência.ABSTRACTIt approaches inclusive education in higher education with the analysis of the educational policies for the person with disability at Federal University of Maranhão (UFMA). Refl ects on the construction of inclusive educational policies at UFMA, starting from the guidelines established by Ministry of Education (MEC), highlighting the contributions of the Support Program for the Restructuring Plans of Federal Universities (REUNI), the ccessibility Program in Higher Education (INCLUIR) andthe Center of Accessibility (NUACE). At UFMA, the main actions designed for the inclusion of the person with disability are arising from NUACE. The construction process of inclusion for the person with disability at UFMA is a reality and it represents an advance in terms of educational policies, although still discrete, insuffi cient and restricted to punctual and sectorial actions, needing to be expanded and consolidated as inclusive educational policy.Keywords: Inclusive education. Educational policies. Higher education. Person withdisabibility.
id UFMA-3_34a446a9d68deae28869750f2b85d0aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3307
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do MaranhãoEducação inclusivaPolíticas educacionaisEnsino superiorPessoa com deficiência.Aborda a educação inclusiva no ensino superior com a análise das políticas educacionais para a pessoa com defi ciência na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Refl ete sobre a construção de políticas educacionais inclusivas, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), destacando-se as contribuições do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR) e do Núcleo de Acessibilidade (NUACE). Na UFMA, as principaisações destinadas à inclusão da pessoa com defi ciência são decorrentes do NUACE. Nessa instituição, o processo de construção de inclusão para a pessoa com defi ciência é uma realidade e representa um avanço em termos de políticas educacionais, embora ainda discreto, insufi ciente e restrito às ações pontuais e setoriais, precisando ser ampliado e consolidado enquanto política educacional inclusiva.Palavras-chave: Educação inclusiva. Políticas educacionais. Ensino superior. Pessoa com deficiência.ABSTRACTIt approaches inclusive education in higher education with the analysis of the educational policies for the person with disability at Federal University of Maranhão (UFMA). Refl ects on the construction of inclusive educational policies at UFMA, starting from the guidelines established by Ministry of Education (MEC), highlighting the contributions of the Support Program for the Restructuring Plans of Federal Universities (REUNI), the ccessibility Program in Higher Education (INCLUIR) andthe Center of Accessibility (NUACE). At UFMA, the main actions designed for the inclusion of the person with disability are arising from NUACE. The construction process of inclusion for the person with disability at UFMA is a reality and it represents an advance in terms of educational policies, although still discrete, insuffi cient and restricted to punctual and sectorial actions, needing to be expanded and consolidated as inclusive educational policy.Keywords: Inclusive education. Educational policies. Higher education. Person withdisabibility.Universidade Federal do Maranhão2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/330710.18764/Revista Educação e Emancipação; v.7, n.1, jan./jun. 2014; p.59-822358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3307/2639Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Nilma Maria Cardoso2017-06-25T03:16:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3307Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T03:16Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
title Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
spellingShingle Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
Ferreira, Nilma Maria Cardoso
Educação inclusiva
Políticas educacionais
Ensino superior
Pessoa com deficiência.
title_short Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
title_full Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
title_fullStr Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
title_full_unstemmed Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
title_sort Educação inclusiva no ensino superior: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
author Ferreira, Nilma Maria Cardoso
author_facet Ferreira, Nilma Maria Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nilma Maria Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Políticas educacionais
Ensino superior
Pessoa com deficiência.
topic Educação inclusiva
Políticas educacionais
Ensino superior
Pessoa com deficiência.
description Aborda a educação inclusiva no ensino superior com a análise das políticas educacionais para a pessoa com defi ciência na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Refl ete sobre a construção de políticas educacionais inclusivas, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), destacando-se as contribuições do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR) e do Núcleo de Acessibilidade (NUACE). Na UFMA, as principaisações destinadas à inclusão da pessoa com defi ciência são decorrentes do NUACE. Nessa instituição, o processo de construção de inclusão para a pessoa com defi ciência é uma realidade e representa um avanço em termos de políticas educacionais, embora ainda discreto, insufi ciente e restrito às ações pontuais e setoriais, precisando ser ampliado e consolidado enquanto política educacional inclusiva.Palavras-chave: Educação inclusiva. Políticas educacionais. Ensino superior. Pessoa com deficiência.ABSTRACTIt approaches inclusive education in higher education with the analysis of the educational policies for the person with disability at Federal University of Maranhão (UFMA). Refl ects on the construction of inclusive educational policies at UFMA, starting from the guidelines established by Ministry of Education (MEC), highlighting the contributions of the Support Program for the Restructuring Plans of Federal Universities (REUNI), the ccessibility Program in Higher Education (INCLUIR) andthe Center of Accessibility (NUACE). At UFMA, the main actions designed for the inclusion of the person with disability are arising from NUACE. The construction process of inclusion for the person with disability at UFMA is a reality and it represents an advance in terms of educational policies, although still discrete, insuffi cient and restricted to punctual and sectorial actions, needing to be expanded and consolidated as inclusive educational policy.Keywords: Inclusive education. Educational policies. Higher education. Person withdisabibility.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3307
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3307
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3307/2639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.7, n.1, jan./jun. 2014; p.59-82
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226201420496896