Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8915 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da influência do Positivismo na educação das mulheres no contexto da Primeira República brasileira (1889-1930), também chamada de República Velha. Faz-se uma breve abordagem inicial a respeito de Augusto Comte e o surgimento da filosofia positivista e posteriormente se discorre sobre a influência do Positivismo na educação das mulheres, a qual era vista como um elemento chave para a concretização da nova sociedade que se projetava, para o progresso e a modernização. A pesquisa tem caráter bibliográfico e fundamenta-se nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético, que busca compreender os fenômenos sociais e históricos a partir da existência material dos homens. A discussão prioriza a relação da educação com os fatores econômicos, políticos e sociais, já que se compreende que o objeto de pesquisa não pode ser entendido como uma situação isolada de seu contexto histórico.Palavras-chave: Positivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres. Order and Progress: Augusto Comte and the influences of Positivism in the education of women in the First Brazilian RepublicABSTRACTThe present article aims to present a reflection on the influence of positivism in the education of women in the context of the First Brazilian Republic (1889-1930), also called the Old Republic. A brief initial approach is given to Augusto Comte and the emergence of the positivist philosophy and later it talks about the influence of positivism in the education of women, a qualitative perspective as a key element for a concretization of the new society which was projected, for progress and modernization. The research has a bibliographic character and is based on the theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, which seeks social and historical phenomena from the material reality of men. The discussion prioritizes the relationship of studies with economic, political and social factors, which encompass the object of research can’t be understood as a situation isolated from its historical context.Keywords: Positivism. First Brazilian Republic. Education of women. Orden y Progreso: Augusto Comte y las influencias del Positivismo en la educación de las mujeres en la primera república brasileñaRESUMENEl presente artículo tiene como objetivo exponer una reflexión acerca de la influencia del Positivismo en la educación de las mujeres en el contexto de la Primera República Brasileña (1889-1930), también denominada de República Vieja. Se hace un breve abordaje inicial a respecto de Augusto Comte y el surgimiento de la filosofía positivista y posteriormente se discurre sobre la influencia del Positivismo en la educación de las mujeres, la cual se veía como un elemento clave para la concretización de la nueva sociedad que se proyectaba hacia el progreso y la modernización. La investigación tiene carácter bibliográfico y se fundamenta en los supuestos teóricos del materialismo histórico-dialéctico, que busca comprender los fenómenos sociales e históricos a partir de la existencia material de los hombres. La discusión prioriza la relación de la educación con los factores económicos, políticos y sociales, ya que se comprende que el objeto de la investigación no puede ser entendido como una situación distante de su contexto histórico.Palabras-clave: Positivismo. Primera República Brasileña. Educación de las mujeres |
id |
UFMA-3_35dca443c924a536bae4afed7c0b82aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8915 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileiraPositivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres.O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da influência do Positivismo na educação das mulheres no contexto da Primeira República brasileira (1889-1930), também chamada de República Velha. Faz-se uma breve abordagem inicial a respeito de Augusto Comte e o surgimento da filosofia positivista e posteriormente se discorre sobre a influência do Positivismo na educação das mulheres, a qual era vista como um elemento chave para a concretização da nova sociedade que se projetava, para o progresso e a modernização. A pesquisa tem caráter bibliográfico e fundamenta-se nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético, que busca compreender os fenômenos sociais e históricos a partir da existência material dos homens. A discussão prioriza a relação da educação com os fatores econômicos, políticos e sociais, já que se compreende que o objeto de pesquisa não pode ser entendido como uma situação isolada de seu contexto histórico.Palavras-chave: Positivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres. Order and Progress: Augusto Comte and the influences of Positivism in the education of women in the First Brazilian RepublicABSTRACTThe present article aims to present a reflection on the influence of positivism in the education of women in the context of the First Brazilian Republic (1889-1930), also called the Old Republic. A brief initial approach is given to Augusto Comte and the emergence of the positivist philosophy and later it talks about the influence of positivism in the education of women, a qualitative perspective as a key element for a concretization of the new society which was projected, for progress and modernization. The research has a bibliographic character and is based on the theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, which seeks social and historical phenomena from the material reality of men. The discussion prioritizes the relationship of studies with economic, political and social factors, which encompass the object of research can’t be understood as a situation isolated from its historical context.Keywords: Positivism. First Brazilian Republic. Education of women. Orden y Progreso: Augusto Comte y las influencias del Positivismo en la educación de las mujeres en la primera república brasileñaRESUMENEl presente artículo tiene como objetivo exponer una reflexión acerca de la influencia del Positivismo en la educación de las mujeres en el contexto de la Primera República Brasileña (1889-1930), también denominada de República Vieja. Se hace un breve abordaje inicial a respecto de Augusto Comte y el surgimiento de la filosofía positivista y posteriormente se discurre sobre la influencia del Positivismo en la educación de las mujeres, la cual se veía como un elemento clave para la concretización de la nueva sociedad que se proyectaba hacia el progreso y la modernización. La investigación tiene carácter bibliográfico y se fundamenta en los supuestos teóricos del materialismo histórico-dialéctico, que busca comprender los fenómenos sociales e históricos a partir de la existencia material de los hombres. La discusión prioriza la relación de la educación con los factores económicos, políticos y sociales, ya que se comprende que el objeto de la investigación no puede ser entendido como una situación distante de su contexto histórico.Palabras-clave: Positivismo. Primera República Brasileña. Educación de las mujeresUniversidade Federal do Maranhão2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/891510.18764/2358-4319.v11n1p232-253Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.232-2532358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8915/5404Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Loraine Lopes deMartiniak, Vera Lúcia2018-07-05T23:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8915Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-07-05T23:25:43Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
title |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
spellingShingle |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira Oliveira, Loraine Lopes de Positivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres. |
title_short |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
title_full |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
title_fullStr |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
title_full_unstemmed |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
title_sort |
Ordem e Progresso: Augusto Comte e as influências do Positivismo na educação das mulheres na Primeira República brasileira |
author |
Oliveira, Loraine Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Loraine Lopes de Martiniak, Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Martiniak, Vera Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Loraine Lopes de Martiniak, Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Positivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres. |
topic |
Positivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres. |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da influência do Positivismo na educação das mulheres no contexto da Primeira República brasileira (1889-1930), também chamada de República Velha. Faz-se uma breve abordagem inicial a respeito de Augusto Comte e o surgimento da filosofia positivista e posteriormente se discorre sobre a influência do Positivismo na educação das mulheres, a qual era vista como um elemento chave para a concretização da nova sociedade que se projetava, para o progresso e a modernização. A pesquisa tem caráter bibliográfico e fundamenta-se nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético, que busca compreender os fenômenos sociais e históricos a partir da existência material dos homens. A discussão prioriza a relação da educação com os fatores econômicos, políticos e sociais, já que se compreende que o objeto de pesquisa não pode ser entendido como uma situação isolada de seu contexto histórico.Palavras-chave: Positivismo. Primeira República Brasileira. Educação das mulheres. Order and Progress: Augusto Comte and the influences of Positivism in the education of women in the First Brazilian RepublicABSTRACTThe present article aims to present a reflection on the influence of positivism in the education of women in the context of the First Brazilian Republic (1889-1930), also called the Old Republic. A brief initial approach is given to Augusto Comte and the emergence of the positivist philosophy and later it talks about the influence of positivism in the education of women, a qualitative perspective as a key element for a concretization of the new society which was projected, for progress and modernization. The research has a bibliographic character and is based on the theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, which seeks social and historical phenomena from the material reality of men. The discussion prioritizes the relationship of studies with economic, political and social factors, which encompass the object of research can’t be understood as a situation isolated from its historical context.Keywords: Positivism. First Brazilian Republic. Education of women. Orden y Progreso: Augusto Comte y las influencias del Positivismo en la educación de las mujeres en la primera república brasileñaRESUMENEl presente artículo tiene como objetivo exponer una reflexión acerca de la influencia del Positivismo en la educación de las mujeres en el contexto de la Primera República Brasileña (1889-1930), también denominada de República Vieja. Se hace un breve abordaje inicial a respecto de Augusto Comte y el surgimiento de la filosofía positivista y posteriormente se discurre sobre la influencia del Positivismo en la educación de las mujeres, la cual se veía como un elemento clave para la concretización de la nueva sociedad que se proyectaba hacia el progreso y la modernización. La investigación tiene carácter bibliográfico y se fundamenta en los supuestos teóricos del materialismo histórico-dialéctico, que busca comprender los fenómenos sociales e históricos a partir de la existencia material de los hombres. La discusión prioriza la relación de la educación con los factores económicos, políticos y sociales, ya que se comprende que el objeto de la investigación no puede ser entendido como una situación distante de su contexto histórico.Palabras-clave: Positivismo. Primera República Brasileña. Educación de las mujeres |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8915 10.18764/2358-4319.v11n1p232-253 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8915 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n1p232-253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8915/5404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.232-253 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1750226202398818304 |