LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9630 |
Resumo: | Depois de uma obra artística consolidada em várias décadas, é partir de 1987 que o artista português Lima de Freitas apresentou as suas primeiras pinturas onde a temática dominante era de carácter mitológica e especificamente lusitana, dando assim início a um novo ciclo na sua actividade artística a que Gilbert Durand chamou “Mitolusimos” onde com um estilo amadurecido e tendencialmente esotérico revisita os mitos nacionais numa perspectiva histórica e com uma missão “societal” das belas artes, onde o espírito popular e aristocrata se fundem numa acepção simbólica. |
id |
UFMA-4_4fd81ce6d13a2f38c2efd62df6ad7b46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9630 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANODepois de uma obra artística consolidada em várias décadas, é partir de 1987 que o artista português Lima de Freitas apresentou as suas primeiras pinturas onde a temática dominante era de carácter mitológica e especificamente lusitana, dando assim início a um novo ciclo na sua actividade artística a que Gilbert Durand chamou “Mitolusimos” onde com um estilo amadurecido e tendencialmente esotérico revisita os mitos nacionais numa perspectiva histórica e com uma missão “societal” das belas artes, onde o espírito popular e aristocrata se fundem numa acepção simbólica.Universidade Federal do Maranhão2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9630Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade.2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9630/5611Copyright (c) 2018 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessLousa, Teresa2019-05-25T19:24:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9630Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2019-05-25T19:24:57Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
title |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
spellingShingle |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO Lousa, Teresa |
title_short |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
title_full |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
title_fullStr |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
title_full_unstemmed |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
title_sort |
LIMA DE FREITAS E O IMAGINÁRIO LUSITANO |
author |
Lousa, Teresa |
author_facet |
Lousa, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lousa, Teresa |
description |
Depois de uma obra artística consolidada em várias décadas, é partir de 1987 que o artista português Lima de Freitas apresentou as suas primeiras pinturas onde a temática dominante era de carácter mitológica e especificamente lusitana, dando assim início a um novo ciclo na sua actividade artística a que Gilbert Durand chamou “Mitolusimos” onde com um estilo amadurecido e tendencialmente esotérico revisita os mitos nacionais numa perspectiva histórica e com uma missão “societal” das belas artes, onde o espírito popular e aristocrata se fundem numa acepção simbólica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9630 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9630/5611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade. 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1789440161130479616 |