A "maravilha" na poesia de Manuel Botelho de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muhana,Adma
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Per Musi
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000200005
Resumo: Trata-se de mostrar como a poesia de Manuel Botelho de Oliveira (Bahia, 1636-1711) visa construir a maravilha principalmente por meio das consonâncias que surpreendem, numa poesia assentada em analogias com a "música", o "canto", o "verso", a "lírica", o "ritmo", a "doçura" - conceitos presentes em tratados retóricos, poéticos e filosóficos antigos, e que, aqui, se alçam a centro desta poética, distanciada da aristotélica. Evidencia-se como, diferentemente do conceito engenhoso, causa eficiente das agudezas poéticas, o poeta êmulo de Marino privilegia em sua Lira sacra e na Música do Parnaso a sonoridade que faz admirabile o dizer do poema, tangendo finezas ou as maneiras cantáveis do "plectro doce e fino".
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