Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,T.I.B.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melchior,L.A.K., Baptista Filho,L.C.F., Fernandes,A.C.C., Silva,L.G., Vasconcelos,K.F., Revorêdo,R.G., Silva,D.D., Melo,L.E.H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000601407
Resumo: RESUMO A dermatite alérgica à picada de ectoparasitos é uma enfermidade alergoparasitária bastante comum entre animais domésticos, sendo relatada principalmente em pequenos ruminantes e em animais de companhia. Contudo, a doença é pouco diagnosticada na clínica de equídeos devido a similaridades nosológicas com outras dermatopatias. Objetivou-se, com este relato de caso, descrever a síndrome clínica, o plano diagnóstico e a conduta terapêutica de um muar acometido por essa enfermidade. Atendeu-se, no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Pernambuco, uma mula de oito anos de idade, que apresentava lesões cutâneas pápulo-crostosas e pruriginosas com evolução clínica de dois anos. Em três situações anteriores, a doença havia sido tratada como dermatite fúngica por outros médicos veterinários. Para o diagnóstico, foram solicitados exame citopatológico e parasitológico de pele, cultivo bacteriológico e fúngico, análise histopatológica e hemograma. Os exames demonstraram uma dermatite superficial perivascular eosinofílica crônica, sendo indicada a terapia tópica com dimetilsufóxido, sulfadiazina, ureia e vitamina A. O protocolo terapêutico mostrou-se satisfatório, permitindo completa remissão do quadro clínico. Este trabalho relatou achados clínicos e patológicos da dermatite alérgica à picada de Culicoides spp. em muar, além de alertar sobre a importância de exames complementares para a realização do diagnóstico diferencial e para o direcionamento terapêutico adequado.
id UFMG-8_822c810531d655159466b5c157849784
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352017000601407
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de casodermatopatiasalergiaectoparasitosequídeosRESUMO A dermatite alérgica à picada de ectoparasitos é uma enfermidade alergoparasitária bastante comum entre animais domésticos, sendo relatada principalmente em pequenos ruminantes e em animais de companhia. Contudo, a doença é pouco diagnosticada na clínica de equídeos devido a similaridades nosológicas com outras dermatopatias. Objetivou-se, com este relato de caso, descrever a síndrome clínica, o plano diagnóstico e a conduta terapêutica de um muar acometido por essa enfermidade. Atendeu-se, no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Pernambuco, uma mula de oito anos de idade, que apresentava lesões cutâneas pápulo-crostosas e pruriginosas com evolução clínica de dois anos. Em três situações anteriores, a doença havia sido tratada como dermatite fúngica por outros médicos veterinários. Para o diagnóstico, foram solicitados exame citopatológico e parasitológico de pele, cultivo bacteriológico e fúngico, análise histopatológica e hemograma. Os exames demonstraram uma dermatite superficial perivascular eosinofílica crônica, sendo indicada a terapia tópica com dimetilsufóxido, sulfadiazina, ureia e vitamina A. O protocolo terapêutico mostrou-se satisfatório, permitindo completa remissão do quadro clínico. Este trabalho relatou achados clínicos e patológicos da dermatite alérgica à picada de Culicoides spp. em muar, além de alertar sobre a importância de exames complementares para a realização do diagnóstico diferencial e para o direcionamento terapêutico adequado.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000601407Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.6 2017reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9436info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,T.I.B.Melchior,L.A.K.Baptista Filho,L.C.F.Fernandes,A.C.C.Silva,L.G.Vasconcelos,K.F.Revorêdo,R.G.Silva,D.D.Melo,L.E.H.por2018-01-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352017000601407Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2018-01-04T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
title Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
spellingShingle Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
Silva,T.I.B.
dermatopatias
alergia
ectoparasitos
equídeos
title_short Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
title_full Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
title_fullStr Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
title_full_unstemmed Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
title_sort Dermatite alérgica à picada de Culicoides em muar: relato de caso
author Silva,T.I.B.
author_facet Silva,T.I.B.
Melchior,L.A.K.
Baptista Filho,L.C.F.
Fernandes,A.C.C.
Silva,L.G.
Vasconcelos,K.F.
Revorêdo,R.G.
Silva,D.D.
Melo,L.E.H.
author_role author
author2 Melchior,L.A.K.
Baptista Filho,L.C.F.
Fernandes,A.C.C.
Silva,L.G.
Vasconcelos,K.F.
Revorêdo,R.G.
Silva,D.D.
Melo,L.E.H.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,T.I.B.
Melchior,L.A.K.
Baptista Filho,L.C.F.
Fernandes,A.C.C.
Silva,L.G.
Vasconcelos,K.F.
Revorêdo,R.G.
Silva,D.D.
Melo,L.E.H.
dc.subject.por.fl_str_mv dermatopatias
alergia
ectoparasitos
equídeos
topic dermatopatias
alergia
ectoparasitos
equídeos
description RESUMO A dermatite alérgica à picada de ectoparasitos é uma enfermidade alergoparasitária bastante comum entre animais domésticos, sendo relatada principalmente em pequenos ruminantes e em animais de companhia. Contudo, a doença é pouco diagnosticada na clínica de equídeos devido a similaridades nosológicas com outras dermatopatias. Objetivou-se, com este relato de caso, descrever a síndrome clínica, o plano diagnóstico e a conduta terapêutica de um muar acometido por essa enfermidade. Atendeu-se, no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Pernambuco, uma mula de oito anos de idade, que apresentava lesões cutâneas pápulo-crostosas e pruriginosas com evolução clínica de dois anos. Em três situações anteriores, a doença havia sido tratada como dermatite fúngica por outros médicos veterinários. Para o diagnóstico, foram solicitados exame citopatológico e parasitológico de pele, cultivo bacteriológico e fúngico, análise histopatológica e hemograma. Os exames demonstraram uma dermatite superficial perivascular eosinofílica crônica, sendo indicada a terapia tópica com dimetilsufóxido, sulfadiazina, ureia e vitamina A. O protocolo terapêutico mostrou-se satisfatório, permitindo completa remissão do quadro clínico. Este trabalho relatou achados clínicos e patológicos da dermatite alérgica à picada de Culicoides spp. em muar, além de alertar sobre a importância de exames complementares para a realização do diagnóstico diferencial e para o direcionamento terapêutico adequado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000601407
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000601407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.6 2017
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220891308949504