Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,T.D.P.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lacerda,L.A., Carvalho,L.S., Souza,S.N., Arnhold,E., Sant’Ana,F.J.F., Fioravanti,M.C.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000501191
Resumo: RESUMO Aparelhos de automação, cujo uso está estabelecido na hematologia dos animais domésticos, ainda não são empregados rotineiramente em felídeos selvagens. Esse estudo objetivou avaliar a técnica automatizada na contagem de células sanguíneas de jaguatiricas (Leopardus pardalis), comparando-a com a técnica manual. Foram coletadas amostras sanguíneas de oito jaguatiricas, que se submeteram à contagem de eritrócitos, leucócitos, plaquetas e à determinação do volume globular pelo método manual padrão e por meio do aparelho BC - 2800 VET® com a configuração para gatos domésticos. Os resultados foram avaliados por meio do teste t para dados pareados, e as técnicas submetidas à análise de correlação de Pearson. A técnica automatizada demonstrou resultados estatisticamente semelhantes para eritrócitos e leucócitos. Apenas para volume globular houve diferença significativa entre as técnicas manual e automatizada, mas a correlação foi alta. Apesar de não haver diferença significativa entre as técnicas para plaquetas, a correlação foi baixa. Conclui-se que o aparelho BC - 2800 VET® com a configuração para gatos domésticos é uma técnica confiável na realização do eritrograma e do leucograma para jaguatiricas. Para a determinação do parâmetro volume globular, o aparelho pode ser utilizado, desde que se faça a correção. Para a contagem de plaquetas, a técnica manual é recomendada.
id UFMG-8_5114bf15b05a4a3e46072755bd8b6813
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352017000501191
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)eritrócitoshematologiafelidaeleucócitoshematócritoRESUMO Aparelhos de automação, cujo uso está estabelecido na hematologia dos animais domésticos, ainda não são empregados rotineiramente em felídeos selvagens. Esse estudo objetivou avaliar a técnica automatizada na contagem de células sanguíneas de jaguatiricas (Leopardus pardalis), comparando-a com a técnica manual. Foram coletadas amostras sanguíneas de oito jaguatiricas, que se submeteram à contagem de eritrócitos, leucócitos, plaquetas e à determinação do volume globular pelo método manual padrão e por meio do aparelho BC - 2800 VET® com a configuração para gatos domésticos. Os resultados foram avaliados por meio do teste t para dados pareados, e as técnicas submetidas à análise de correlação de Pearson. A técnica automatizada demonstrou resultados estatisticamente semelhantes para eritrócitos e leucócitos. Apenas para volume globular houve diferença significativa entre as técnicas manual e automatizada, mas a correlação foi alta. Apesar de não haver diferença significativa entre as técnicas para plaquetas, a correlação foi baixa. Conclui-se que o aparelho BC - 2800 VET® com a configuração para gatos domésticos é uma técnica confiável na realização do eritrograma e do leucograma para jaguatiricas. Para a determinação do parâmetro volume globular, o aparelho pode ser utilizado, desde que se faça a correção. Para a contagem de plaquetas, a técnica manual é recomendada.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000501191Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.5 2017reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9299info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,T.D.P.Lacerda,L.A.Carvalho,L.S.Souza,S.N.Arnhold,E.Sant’Ana,F.J.F.Fioravanti,M.C.S.por2017-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352017000501191Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2017-10-23T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
title Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
spellingShingle Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
Silva,T.D.P.
eritrócitos
hematologia
felidae
leucócitos
hematócrito
title_short Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
title_full Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
title_fullStr Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
title_full_unstemmed Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
title_sort Hematimetria manual e automática em jaguatiricas (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)
author Silva,T.D.P.
author_facet Silva,T.D.P.
Lacerda,L.A.
Carvalho,L.S.
Souza,S.N.
Arnhold,E.
Sant’Ana,F.J.F.
Fioravanti,M.C.S.
author_role author
author2 Lacerda,L.A.
Carvalho,L.S.
Souza,S.N.
Arnhold,E.
Sant’Ana,F.J.F.
Fioravanti,M.C.S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,T.D.P.
Lacerda,L.A.
Carvalho,L.S.
Souza,S.N.
Arnhold,E.
Sant’Ana,F.J.F.
Fioravanti,M.C.S.
dc.subject.por.fl_str_mv eritrócitos
hematologia
felidae
leucócitos
hematócrito
topic eritrócitos
hematologia
felidae
leucócitos
hematócrito
description RESUMO Aparelhos de automação, cujo uso está estabelecido na hematologia dos animais domésticos, ainda não são empregados rotineiramente em felídeos selvagens. Esse estudo objetivou avaliar a técnica automatizada na contagem de células sanguíneas de jaguatiricas (Leopardus pardalis), comparando-a com a técnica manual. Foram coletadas amostras sanguíneas de oito jaguatiricas, que se submeteram à contagem de eritrócitos, leucócitos, plaquetas e à determinação do volume globular pelo método manual padrão e por meio do aparelho BC - 2800 VET® com a configuração para gatos domésticos. Os resultados foram avaliados por meio do teste t para dados pareados, e as técnicas submetidas à análise de correlação de Pearson. A técnica automatizada demonstrou resultados estatisticamente semelhantes para eritrócitos e leucócitos. Apenas para volume globular houve diferença significativa entre as técnicas manual e automatizada, mas a correlação foi alta. Apesar de não haver diferença significativa entre as técnicas para plaquetas, a correlação foi baixa. Conclui-se que o aparelho BC - 2800 VET® com a configuração para gatos domésticos é uma técnica confiável na realização do eritrograma e do leucograma para jaguatiricas. Para a determinação do parâmetro volume globular, o aparelho pode ser utilizado, desde que se faça a correção. Para a contagem de plaquetas, a técnica manual é recomendada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000501191
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000501191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.5 2017
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220890977599488