Projeto de intervenção com vistas a inserir pessoas com necessidades especiais como servidores públicos federais

A partir de uma fundamentação teórica serão caracterizados os fatores envolvidos na inclusão social e os problemas enfrentados pelas pessoas com necessidades especiais após se inserirem no mercado de trabalho, em especial em uma instituição pública federal de ensino superior no interior de Minas Ger...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Mariana Monteiro Caldeira Miranda
Advisor: Teresa Cristina da Silva
Referee: Aide Ferreira Ferraz
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Minas Gerais
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHZD
Portuguese abstract:A partir de uma fundamentação teórica serão caracterizados os fatores envolvidos na inclusão social e os problemas enfrentados pelas pessoas com necessidades especiais após se inserirem no mercado de trabalho, em especial em uma instituição pública federal de ensino superior no interior de Minas Gerais. Será possível perceber que existe a necessidade de capacitação dos servidores para convivência e contribuição à acessibilidade das pessoas com necessidades especiais. Diante disso, objetivo geral do trabalho é realizar um projeto de intervenção com vistas a melhorar e facilitar a acessibilidade e inserção de servidores públicos com necessidades especiais em uma instituição pública federal de ensino superior no interior de Minas Gerais. As estratégias de intervenções terão como foco reduzir problemas encontrados na referida instituição, com escopo de contribuir para a inclusão da pessoa com necessidades especiais na equipe de trabalho local. Para tanto serão destacadas ações educacionais como curso de capacitação a todos os servidores, reuniões semestrais entre equipes de trabalho e elaboração de Procedimentos Operacionais Padrões de forma a padronizar o ambiente de trabalho. Desta forma, obter-se-á a melhoria no desempenho profissional dos servidores com necessidades especiais contribuindo para favorecer sua inserção e valorização.
From a theoretical framework will be characterized the factors involved in social inclusion and the problems faced by people with special needs after working in the open labor market, especially in a federal public institution of higher education in Minas Gerais. You may notice that there is a need for skilled workers to coexistence and contribution to accessibility for people with special needs. Thus, the general objective is to carry out an intervention project with a view to improve and facilitate accessibility and inclusion of civil servants with special needs in a federal public institution of higher education in Minas Gerais. The intervention strategies will focus on reducing problems encountered in this institution, to contribute scope for the inclusion of people with special needs in the local working team. To do so will be highlighted educational actions such as training course to all servers, semi-annual meetings between work teams and preparation of Standard Operating Procedures in order to standardize the work environment. Thus, you get yourself will improve the professional performance of servers with special needs helping to promote their integration and recovery.