Trabalhando a educação ambiental com atividades investigativas

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto realizado no decorrer do ano letivo de 2012, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde se trabalhou a Educação Ambiental utilizando atividades investigativas. O tema escolhido foi resíduos sólidos, por se tratar de um grave problema a...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Amélia Esteves Ribeiro
Advisor: Célio da Silveira Júnior
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Minas Gerais
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3FS9
Portuguese abstract:Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto realizado no decorrer do ano letivo de 2012, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde se trabalhou a Educação Ambiental utilizando atividades investigativas. O tema escolhido foi resíduos sólidos, por se tratar de um grave problema ambiental, seja pela intensa exploração dos recursos naturais, bem como pelos impactos negativos gerados pelo descarte inadequado destes resíduos. O projeto foi realizado em três etapas, sendo a primeira uma exploração sobre o tema escolhido, a segunda, a realização de diferentes atividades elaboradas pela professora e a terceira etapa foi uma investigação feita pelos alunos. Apenas a terceira etapa do projeto foi analisada, por se tratar de uma atividade investigativa aberta onde os alunos vivenciarem processos de investigação utilizando procedimentos que se assemelham aos adotados pelos cientistas. Para a execução desta atividade foram aplicados os conhecimentos adquiridos durante a realização das atividades anteriores. Com este projeto os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as questões ambientais relacionadas aos resíduos sólidos de forma contextualizada com o conteúdo de química apresentado durante o ano letivo, além de adquirir novas habilitadas e atitudes.