Lazer, dança e educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vagner Miranda da Conceição
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36143
https://orcid.org/0000-0001-9778-6190
Resumo: A Educação Física é uma área do conhecimento que possui como objeto de estudo o corpo que se movimenta, que comunica e que assimila o meio em que vive a partir das interações com o espaço e com os sujeitos à sua volta. A assimilação do contexto dá-se via saberes da Cultura Corporal de Movimento a partir de diferentes instâncias, garantindo aos sujeitos, no que compete à educação, ampliar o universo cultural. A dança é um dos saberes da Educação Física e pode tanto pelo gesto quanto pelas reflexões acerca do que é dançado promover o desenvolvimento do escolar. Nos mesmos moldes, o lazer, tanto pela diversão e pelo prazer quanto pelas contribuições acerca das reflexões sociopolíticas, também contribui para a (trans)formação humana. O objetivo dessa tese é compreender a relação lazer e dança no contexto da Educação Física escolar. Para a execução da pesquisa foram delineados dois estudos conectados. No Estudo 1, empreendeu-se uma revisão sistemática baseada em 36 textos nacionais (artigos, teses e dissertações) publicadas entre 1996 e 2016 que abarcavam o desenvolvimento da dança via Educação Física escolar. Os dados foram analisados via análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados mostraram que o trato da dança na escola é influenciado pela: falta de atuação do governo, da administração escolar e dos professores, visão que os escolares possuem acerca da dança, valores e hábitos socioculturais e organização curricular do conteúdo dança nas IES, o que pode comprometer todos os benefícios relacionados à saúde que o contato com esse conteúdo pode proporcionar. Acerca da associação com o lazer, percebe-se a dança é entendida como recreação (gastar e recuperar energias), o que compromete as suas potencialidades relacionadas ao desenvolvimento humano. No Estudo 2, o objetivo foi analisar a relação entre dança e lazer na escola via percepção docente e, ainda, como as experiências sociais, acadêmicas e profissionais influenciam nessa relação. Participaram desse estudo 366 professores brasileiros de Educação Física que atuam no ensino médio em escola pública. Análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e associações via Qui-quadrado de Pearson (p<0,05) foram os meios de análise dos dados coletados em questionário via plataforma Survey Monkey. O lazer para esses docentes está associado ao prazer e à liberdade enquanto a dança foi conceituada como movimento e como expressão corporal. A relação entre dança e lazer se materializa na liberdade de criação e no prazer alcançado pelo ato de dançar. As vivências de lazer estão relacionadas às atividades físico-esportivas e as vivências no tempo livre que se aproximam da dança, quando existem, estão relacionadas às atividades coletivas comuns às academias de ginástica e musculação. A dança e o lazer na escola são desenvolvidos a partir da investigação docente acerca das práticas culturais vivenciadas pelos escolares fora da escola. Como forma de unir esses saberes os professores estimulam os escolares à vivência da dança no tempo de lazer fora da escola, seja como atividade recreativa ou na participação em festas ou eventos. Tanto o lazer quanto a dança são conteúdos tidos como importantes para os professores, mas ambos necessitam de um olhar mais apurado acerca das suas possibilidades reais, buscando uma compreensão direcionada aos verdadeiros sentidos e possibilidades de (trans)formação humana via Educação Física escolar.