Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farias da Silva, Carlos Aldemir, Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121
Resumo: Este artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas.
id UFPA-6_a026532d13aeeab29569d4dbc6514235
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/121
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a ArteInterdisciplinaridadeArte e geometriaAnos iniciaisPercepção visualPensamento geométricoEste artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 16-312675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121/120Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Cavalcante, Larissa GabrielleFarias da Silva, Carlos AldemirMendes, Iran Abreu2022-11-17T22:41:49Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/121Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:49Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
title Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
spellingShingle Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle
Interdisciplinaridade
Arte e geometria
Anos iniciais
Percepção visual
Pensamento geométrico
title_short Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
title_full Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
title_fullStr Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
title_full_unstemmed Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
title_sort Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
author Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle
author_facet Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle
Farias da Silva, Carlos Aldemir
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Farias da Silva, Carlos Aldemir
Mendes, Iran Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle
Farias da Silva, Carlos Aldemir
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Arte e geometria
Anos iniciais
Percepção visual
Pensamento geométrico
topic Interdisciplinaridade
Arte e geometria
Anos iniciais
Percepção visual
Pensamento geométrico
description Este artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 16-31
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003111268352