Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121 |
Resumo: | Este artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas. |
id |
UFPA-6_a026532d13aeeab29569d4dbc6514235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/121 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a ArteInterdisciplinaridadeArte e geometriaAnos iniciaisPercepção visualPensamento geométricoEste artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 16-312675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121/120Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Cavalcante, Larissa GabrielleFarias da Silva, Carlos AldemirMendes, Iran Abreu2022-11-17T22:41:49Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/121Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:49Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
title |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
spellingShingle |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle Interdisciplinaridade Arte e geometria Anos iniciais Percepção visual Pensamento geométrico |
title_short |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
title_full |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
title_fullStr |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
title_full_unstemmed |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
title_sort |
Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte |
author |
Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle |
author_facet |
Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle Farias da Silva, Carlos Aldemir Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Farias da Silva, Carlos Aldemir Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Cavalcante, Larissa Gabrielle Farias da Silva, Carlos Aldemir Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Arte e geometria Anos iniciais Percepção visual Pensamento geométrico |
topic |
Interdisciplinaridade Arte e geometria Anos iniciais Percepção visual Pensamento geométrico |
description |
Este artigo aborda o desenvolvimento da habilidade de percepção visual enquanto elemento necessário para a formação do pensamento geométrico nos anos escolares iniciais. Descrevemos uma ação pedagógica interdisciplinar entre Arte e Geometria, realizada em uma escola municipal de Belém do Pará com 52 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, que objetivou explorar as propriedades das figuras geométricas planas por meio do desenho de personagens criados pelos alunos. A atividade constituiu uma estratégia de ensino para integrar conhecimentos artísticos e matemáticos a partir de uma reflexão sobre o problema da hiperespecialização disciplinar. Por fim, discutimos os desenhos produzidos, a partir de relatos orais e fotográficos dos alunos envolvidos, e evidenciamos que a habilidade de percepção visual foi mobilizada para associar as formas geométricas planas às partes do corpo humano e assimilar noções iniciais das transformações geométricas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p16-31.id231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/121/120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 16-31 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003111268352 |