O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Viana, Bruna Letícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viola dos Santos, João Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/141
Resumo: Nesses escritos, imagens, nos tensionamos com uma pergunta: o que pode uma imagem? Com ela, inventamos um processo de experimentação, um ensaio entre palavras e imagens; no entre de como imagens deslocam palavras; entre como escolas outras são produzidas entre imagens e palavras, sempre em movimentos, linhas. Como cenário desse tensionamento, temos uma travessia produzida entre duas escolas da rede básica de ensino do estado de Mato Grosso do Sul: a escola rural quilombola Zumbi dos Palmares, em Jaraguari-MS, e a escola urbana Padre José Valentim, em Campo Grande-MS. Xs alunxs dessas duas escolas produziram interações entre eles, compondo perguntas e respostas a partir da troca de vídeos e fotos que foram feitas sobre e a partir de seus lugares-escola. Essa aposta na produção imagética (e fílmica) vem em uma tentativa de operar a arte enquanto potência de experimentação, em uma direção de alguns movimentos que decolonizam disciplinas, grades de conteúdos e qualquer tipo de hierarquização meritocrática de organização escolar. Nossos tensionamentos neste ensaio inventam outras narrativas e lógicas, que se inventam em possibilidades de escolas outras: sempre singulares; como espaços de partilhas; em problematizações do que nelas acontecem; em outros vacilos, traços, linhas, em produções inventivas.
id UFPA-6_d1711b58b4f7ae27e4cfad9f01121ac3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/141
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-EscolasImagemLugares-escolaEducação MatemáticaNesses escritos, imagens, nos tensionamos com uma pergunta: o que pode uma imagem? Com ela, inventamos um processo de experimentação, um ensaio entre palavras e imagens; no entre de como imagens deslocam palavras; entre como escolas outras são produzidas entre imagens e palavras, sempre em movimentos, linhas. Como cenário desse tensionamento, temos uma travessia produzida entre duas escolas da rede básica de ensino do estado de Mato Grosso do Sul: a escola rural quilombola Zumbi dos Palmares, em Jaraguari-MS, e a escola urbana Padre José Valentim, em Campo Grande-MS. Xs alunxs dessas duas escolas produziram interações entre eles, compondo perguntas e respostas a partir da troca de vídeos e fotos que foram feitas sobre e a partir de seus lugares-escola. Essa aposta na produção imagética (e fílmica) vem em uma tentativa de operar a arte enquanto potência de experimentação, em uma direção de alguns movimentos que decolonizam disciplinas, grades de conteúdos e qualquer tipo de hierarquização meritocrática de organização escolar. Nossos tensionamentos neste ensaio inventam outras narrativas e lógicas, que se inventam em possibilidades de escolas outras: sempre singulares; como espaços de partilhas; em problematizações do que nelas acontecem; em outros vacilos, traços, linhas, em produções inventivas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p75-94.id222REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 75-942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/141/138Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Viana, Bruna LetíciaViola dos Santos, João Ricardo2022-11-17T22:41:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/141Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
title O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
spellingShingle O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
Nunes Viana, Bruna Letícia
Imagem
Lugares-escola
Educação Matemática
title_short O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
title_full O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
title_fullStr O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
title_full_unstemmed O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
title_sort O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas
author Nunes Viana, Bruna Letícia
author_facet Nunes Viana, Bruna Letícia
Viola dos Santos, João Ricardo
author_role author
author2 Viola dos Santos, João Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Viana, Bruna Letícia
Viola dos Santos, João Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Lugares-escola
Educação Matemática
topic Imagem
Lugares-escola
Educação Matemática
description Nesses escritos, imagens, nos tensionamos com uma pergunta: o que pode uma imagem? Com ela, inventamos um processo de experimentação, um ensaio entre palavras e imagens; no entre de como imagens deslocam palavras; entre como escolas outras são produzidas entre imagens e palavras, sempre em movimentos, linhas. Como cenário desse tensionamento, temos uma travessia produzida entre duas escolas da rede básica de ensino do estado de Mato Grosso do Sul: a escola rural quilombola Zumbi dos Palmares, em Jaraguari-MS, e a escola urbana Padre José Valentim, em Campo Grande-MS. Xs alunxs dessas duas escolas produziram interações entre eles, compondo perguntas e respostas a partir da troca de vídeos e fotos que foram feitas sobre e a partir de seus lugares-escola. Essa aposta na produção imagética (e fílmica) vem em uma tentativa de operar a arte enquanto potência de experimentação, em uma direção de alguns movimentos que decolonizam disciplinas, grades de conteúdos e qualquer tipo de hierarquização meritocrática de organização escolar. Nossos tensionamentos neste ensaio inventam outras narrativas e lógicas, que se inventam em possibilidades de escolas outras: sempre singulares; como espaços de partilhas; em problematizações do que nelas acontecem; em outros vacilos, traços, linhas, em produções inventivas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/141
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p75-94.id222
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/141
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p75-94.id222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/141/138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 75-94
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1754838552344002560