Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes de Oliveira , Maria Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Orjuela Bernal, Jorge Isidro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/142
Resumo: Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre as escolas indígenas Guarani e Kaiowá, e o papel que estas assumem na vida destas comunidades, com a finalidade de situar o contexto dos processos de educação escolarizada para os indígenas. Tomamos como referência, para a apresentação do cenário da Educação Escolar Indígena entre os Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, o diálogo com diversos trabalhos realizados por pesquisadores tanto indígenas quanto não indígenas, quem com suas atividades contribuem na análise das políticas culturais presentes no campo da educação escolar indígena. A partir destas pesquisas, apresentamos algumas considerações sobre o papel da escola na vida dos professores indígenas e os conhecimentos presentes nos cenários de formação destes sujeitos, na atual perspectiva de educação escolar indígena intercultural e bilíngue. Optamos por buscar a compreensão sobre alguns aspectos do processo de escolarização e dos impactos deste na vida dos povos indígenas, que estão ligados a identidade e a forma como os professores indígenas vivenciaram e vivenciam hoje o processo de escolarização. E, finalmente, levamos em consideração a escola como um território permeado por tensões entre diferentes regimes de conhecimento, sendo estas últimas o nosso prezado material de reflexão.
id UFPA-6_890709f79a490ce890089e49739170ab
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/142
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar CríticoEscolas IndígenasResistênciaProfessores IndígenasPovos Guarani E KaiowáNeste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre as escolas indígenas Guarani e Kaiowá, e o papel que estas assumem na vida destas comunidades, com a finalidade de situar o contexto dos processos de educação escolarizada para os indígenas. Tomamos como referência, para a apresentação do cenário da Educação Escolar Indígena entre os Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, o diálogo com diversos trabalhos realizados por pesquisadores tanto indígenas quanto não indígenas, quem com suas atividades contribuem na análise das políticas culturais presentes no campo da educação escolar indígena. A partir destas pesquisas, apresentamos algumas considerações sobre o papel da escola na vida dos professores indígenas e os conhecimentos presentes nos cenários de formação destes sujeitos, na atual perspectiva de educação escolar indígena intercultural e bilíngue. Optamos por buscar a compreensão sobre alguns aspectos do processo de escolarização e dos impactos deste na vida dos povos indígenas, que estão ligados a identidade e a forma como os professores indígenas vivenciaram e vivenciam hoje o processo de escolarização. E, finalmente, levamos em consideração a escola como um território permeado por tensões entre diferentes regimes de conhecimento, sendo estas últimas o nosso prezado material de reflexão.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14210.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p95-111.id223REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 95-1112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/142/139Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes de Oliveira , Maria Aparecida Orjuela Bernal, Jorge Isidro2022-11-17T22:41:03Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/142Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:03Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
title Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
spellingShingle Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
Mendes de Oliveira , Maria Aparecida
Escolas Indígenas
Resistência
Professores Indígenas
Povos Guarani E Kaiowá
title_short Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
title_full Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
title_fullStr Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
title_full_unstemmed Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
title_sort Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico
author Mendes de Oliveira , Maria Aparecida
author_facet Mendes de Oliveira , Maria Aparecida
Orjuela Bernal, Jorge Isidro
author_role author
author2 Orjuela Bernal, Jorge Isidro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes de Oliveira , Maria Aparecida
Orjuela Bernal, Jorge Isidro
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Indígenas
Resistência
Professores Indígenas
Povos Guarani E Kaiowá
topic Escolas Indígenas
Resistência
Professores Indígenas
Povos Guarani E Kaiowá
description Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre as escolas indígenas Guarani e Kaiowá, e o papel que estas assumem na vida destas comunidades, com a finalidade de situar o contexto dos processos de educação escolarizada para os indígenas. Tomamos como referência, para a apresentação do cenário da Educação Escolar Indígena entre os Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, o diálogo com diversos trabalhos realizados por pesquisadores tanto indígenas quanto não indígenas, quem com suas atividades contribuem na análise das políticas culturais presentes no campo da educação escolar indígena. A partir destas pesquisas, apresentamos algumas considerações sobre o papel da escola na vida dos professores indígenas e os conhecimentos presentes nos cenários de formação destes sujeitos, na atual perspectiva de educação escolar indígena intercultural e bilíngue. Optamos por buscar a compreensão sobre alguns aspectos do processo de escolarização e dos impactos deste na vida dos povos indígenas, que estão ligados a identidade e a forma como os professores indígenas vivenciaram e vivenciam hoje o processo de escolarização. E, finalmente, levamos em consideração a escola como um território permeado por tensões entre diferentes regimes de conhecimento, sendo estas últimas o nosso prezado material de reflexão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/142
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p95-111.id223
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/142
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p95-111.id223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/142/139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 95-111
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003145871360