A língua escrita em ciclo final de alfabetização: uma interface com consciência fonológica

This paper presents the results of a survey that investigated student performance, in relation to skills related to different levels of phonological awareness, worked in an interactive way to reading and writing. The study was conducted with students of the literacy final cycle of João Pessoa. Throu...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Bernardelli, Anelise dos Santos lattes
Advisor: Barros, Alvanira Lúcia de lattes
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Federal da Paraíba
Program: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Department: Letras
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8941
Citation:BERNARDELLI, Anelise dos Santos. A língua escrita em ciclo final de alfabetização: uma interface com consciência fonológica. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Portuguese abstract:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o desempenho dos alunos, em relação às habilidades relacionadas aos diferentes níveis de consciência fonológica, trabalhadas de forma interligada à leitura e à escrita. O estudo foi realizado com alunos pertencentes ao ciclo final de alfabetização de uma escola da rede municipal de João Pessoa. Por meio desse processo investigativo, de natureza qualitativa, caráter descritivo e intervencionista, promovemos o avanço desses alunos em relação às habilidades relacionadas à consciência fonológica e à língua escrita. A pesquisa, fundamentada teoricamente em Capovilla e Capovilla (2010, 2011), Lemle (2009), Dehaene (2012) e Solé (2009), foi desenvolvida em quatro etapas: 1ª) verificação da etapa de aquisição da leitura e da escrita dos participantes; 2ª) aplicação do pré-teste para analisar o desempenho dos alunos em relação às atividades que conciliam consciência fonológica, leitura e escrita; 3ª) desenvolvimento da proposta didática elaborada com base nos resultados do pré-teste e 4ª) aplicação do pós-teste para verificar o desempenho dos alunos após a realização da proposta de intervenção. O material obtido em cada uma dessas etapas constitui o corpus do trabalho. Na análise do pré-teste, identificamos várias dificuldades referentes à consciência de palavras, de sílabas, de rimas e aliterações e de fonemas. Com base nessa análise, elaboramos a proposta didática, a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (BRASIL, 2013). Após o desenvolvimento da intervenção, verificamos, por meio da análise do pós-teste, que os alunos das diferentes etapas de aquisição da língua escrita avançaram em relação às habilidades trabalhadas no pré-teste. Tais resultados apontaram para importância de um trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da consciência fonológica durante o processo de alfabetização, sobretudo, em relação aos alunos que se encontram em fase inicial desse processo.
English abstract:This paper presents the results of a survey that investigated student performance, in relation to skills related to different levels of phonological awareness, worked in an interactive way to reading and writing. The study was conducted with students of the literacy final cycle of João Pessoa. Through this research process, qualitative, descriptive and interventional, we promote the progress of these students in relation to skills related to phonological awareness and written language. The research, theoretically grounded in Capovilla and Capovilla (2010, 2011), Lemle (2009), Dehaene (2012) and Solé (2009), was developed in four stages: 1st) verification of reading acquisition stage and writing; 2nd) application of the pre-test to analyze student performance in relation to activities that combine phonological awareness, reading and writing; 3rd) development of didactic proposal prepared on the basis of pre-test results and 4th) application of the post-test to check the performance of students after intervention proposal. The material obtained in each of these steps is the corpus of the work. In the pre-test analysis, we identified various difficulties related to awareness of words, syllables, rhymes and alliterations and phonemes. Based on this analysis, we developed a didactic proposal from the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (BRASIL, 2013). After the development of the intervention, we verified, through the post-test analysis, students in different stages of written language acquisition advanced skills worked in relation to the pre-test. These results point to the importance of a work focused on the development of reading, writing and phonological awareness during the literacy process, particularly, in relation to students who are in the early stages of this process.