O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484 |
Resumo: | Este dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo Comercial |
id |
UFPE_0927e874671f1c3bb04601592c8f1e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3484 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Monteiro de Farias, SilvanaLacerda Gonçalves, Norma 2014-06-12T16:31:23Z2014-06-12T16:31:23Z2006Monteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484Este dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo ComercialporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentações SociaisEspaçoLugarO entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo5390_1.pdf.jpgarquivo5390_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/4/arquivo5390_1.pdf.jpge67c584bf73b0c306e4e560484f3d448MD54ORIGINALarquivo5390_1.pdfapplication/pdf2750486https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/1/arquivo5390_1.pdfe6f231ff34d663895f173359a31f373cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo5390_1.pdf.txtarquivo5390_1.pdf.txtExtracted texttext/plain255057https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/3/arquivo5390_1.pdf.txtc8957c15cd99981950a2c3acca0472b4MD53123456789/34842019-10-25 13:32:54.562oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:32:54Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
title |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
spellingShingle |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte Monteiro de Farias, Silvana Representações Sociais Espaço Lugar |
title_short |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
title_full |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
title_fullStr |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
title_full_unstemmed |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
title_sort |
O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte |
author |
Monteiro de Farias, Silvana |
author_facet |
Monteiro de Farias, Silvana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro de Farias, Silvana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lacerda Gonçalves, Norma |
contributor_str_mv |
Lacerda Gonçalves, Norma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Espaço Lugar |
topic |
Representações Sociais Espaço Lugar |
description |
Este dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo Comercial |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:31:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:31:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Monteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484 |
identifier_str_mv |
Monteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/4/arquivo5390_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/1/arquivo5390_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/3/arquivo5390_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e67c584bf73b0c306e4e560484f3d448 e6f231ff34d663895f173359a31f373c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c8957c15cd99981950a2c3acca0472b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1793515701560934400 |