O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro de Farias, Silvana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484
Resumo: Este dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo Comercial
id UFPE_0927e874671f1c3bb04601592c8f1e90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3484
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Monteiro de Farias, SilvanaLacerda Gonçalves, Norma 2014-06-12T16:31:23Z2014-06-12T16:31:23Z2006Monteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484Este dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo ComercialporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentações SociaisEspaçoLugarO entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo5390_1.pdf.jpgarquivo5390_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/4/arquivo5390_1.pdf.jpge67c584bf73b0c306e4e560484f3d448MD54ORIGINALarquivo5390_1.pdfapplication/pdf2750486https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/1/arquivo5390_1.pdfe6f231ff34d663895f173359a31f373cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo5390_1.pdf.txtarquivo5390_1.pdf.txtExtracted texttext/plain255057https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/3/arquivo5390_1.pdf.txtc8957c15cd99981950a2c3acca0472b4MD53123456789/34842019-10-25 13:32:54.562oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:32:54Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
title O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
spellingShingle O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
Monteiro de Farias, Silvana
Representações Sociais
Espaço
Lugar
title_short O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
title_full O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
title_fullStr O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
title_full_unstemmed O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
title_sort O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte
author Monteiro de Farias, Silvana
author_facet Monteiro de Farias, Silvana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro de Farias, Silvana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lacerda Gonçalves, Norma
contributor_str_mv Lacerda Gonçalves, Norma
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Espaço
Lugar
topic Representações Sociais
Espaço
Lugar
description Este dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo Comercial
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T16:31:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T16:31:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Monteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484
identifier_str_mv Monteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/4/arquivo5390_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/1/arquivo5390_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3484/3/arquivo5390_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e67c584bf73b0c306e4e560484f3d448
e6f231ff34d663895f173359a31f373c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c8957c15cd99981950a2c3acca0472b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793515701560934400