A influência das variáveis macroeconômicas sobre o valor de empresas: uma abordagem a partir do Modelo de Ohlson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Karina da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10979
Resumo: Este estudo objetivou verificar se a inserção de variáveis macroeconômicas aumenta a eficiência de mensuração do Modelo de Ohlson (1995) para calcular o valor de mercado das empresas de capital aberto em cada setor econômico da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros de São Paulo BM&FBOVESPA no período de 2002 a 2011. A pesquisa torna-se importante, pois as metodologias que se baseiam no conteúdo informacional das demonstrações contábeis são menos usadas, especialmente no Brasil. Ohlson (1995) desenvolve um modelo de avaliação do valor de mercado de empresa com base nos lucros atuais e futuros, nos valores contábeis e dividendos. O estudo foi realizado, com uma amostra de 295 companhias de capital aberto brasileiras, que totalizou 2022 observações. A técnica estatística empregada foi a regressão com dados em painel. Utilizou-se o Modelo de Ohlson (1995) acrescido das variáveis macroeconômicas (PIB Per capita, Selic, IPCA e Taxa de Câmbio) para determinar o valor das empresas. Os principais resultados confirmam a adequação do modelo para mensurar o valor de mercado das companhias. A inclusão das variáveis macroeconômicas aumentou o poder explicativo do Modelo de Ohlson e, na maioria dos casos, foram estatisticamente significantes. A variável dummy ano inserida no Modelo de Ohlson apresentou informações relevantes sobre a situação econômico-financeira do país no período de análise.
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Ohlson (1995) desenvolve um modelo de avaliação do valor de mercado de empresa com base nos lucros atuais e futuros, nos valores contábeis e dividendos. O estudo foi realizado, com uma amostra de 295 companhias de capital aberto brasileiras, que totalizou 2022 observações. A técnica estatística empregada foi a regressão com dados em painel. Utilizou-se o Modelo de Ohlson (1995) acrescido das variáveis macroeconômicas (PIB Per capita, Selic, IPCA e Taxa de Câmbio) para determinar o valor das empresas. Os principais resultados confirmam a adequação do modelo para mensurar o valor de mercado das companhias. A inclusão das variáveis macroeconômicas aumentou o poder explicativo do Modelo de Ohlson e, na maioria dos casos, foram estatisticamente significantes. 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