Estudo ergonômico da interface de livros-texto digitais da editora da Universidade Federal de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIONISIO, João de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23396
Resumo: Em um cenário onde a evolução tecnológica e a disseminação da informação ocorrem em ciclos de tempo cada vez menores, novas tecnologias surgem, permitindo que as mensagens sejam transmitidas de maneira eletrônica. No ano de 2011, o projeto UFPEBooks foi criado com o objetivo de disponibilizar os livros lançados pela Editora Universitária e dessa forma introduzir a instituição no universo dos livros digitais, o que é vital para o crescimento da informação e do conhecimento na Universidade Federal de Pernambuco. Pensando na importância da interface nesse processo de relação com o usuário, o objetivo geral deste estudo foi avaliar sua usabilidade e a satisfação dos usuários, recorrendo a um conjunto de técnicas de avaliação destinadas a revelar potenciais fraquezas e assim contribuir para o aprimoramento do Projeto UFPEBooks, gerando, a partir da perspectiva de especialistas e do público-alvo, um conjunto de recomendações que servirão como ferramentas de auxílio aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de livros-texto digitais. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram embasados nos Princípios Ergonômicos de Bastien e Scapin. Foi observada a atividade de navegação de quinze participantes e em seguida foram colhidas opiniões através de um questionário de satisfação. Os resultados apontaram importantes efeitos da interface gráfica no desempenho de navegação. Ficou constatado que nem sempre a interface oferecia informações claras e explícitas ao leitor. Estes aspectos levantados, a partir do ponto de vista de especialistas e do público-alvo, tiveram o importante papel de gerar recomendações de forma a minimizar problemas ergonômicos e de usabilidade.