Introdução a Sistemas Competitivos e Cooperativos e uma de suas Aplicações: um Modelo de Disseminação da Dengue

O presente trabalho tem basicamente dois objetivos. O primeiro é introduzir o conceito de sistemas competitivos e cooperativos através da exposição do artigo "Systems of Differential Equations Which are Competitive or Cooperative. I: Limit Sets"de Morris W. Hirsch [6]. Esses sistemas são s...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2005
Main Author: PORTO NETO, Hélio Machado da Silva
Advisor: CASTILHO, César Augusto Rodrigues
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Pernambuco
Portuguese subjects:
Online Access:https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7135
Citation:Machado da Silva Porto Neto, Hélio; Augusto Rodrigues Castilho, César. Introdução a Sistemas Competitivos e Cooperativos e uma de suas Aplicações: um Modelo de Disseminação da Dengue. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Portuguese abstract:O presente trabalho tem basicamente dois objetivos. O primeiro é introduzir o conceito de sistemas competitivos e cooperativos através da exposição do artigo "Systems of Differential Equations Which are Competitive or Cooperative. I: Limit Sets"de Morris W. Hirsch [6]. Esses sistemas são sistemas de equações diferenciais ordinárias bastante particulares muito utilizados em biologia e em epidemiologia como tentativa de modelagem de dinâmicas nessas áreas. O segundo objetivo, desenvolvido no capítulo 2, é aplicar a teoria de sistemas competitivos exposta no capítulo 1, assim como a teoria de estabilidade de órbitas periódicas, a um modelo dinâmico relativo à transmissão do vírus da doença dengue. Neste modelo é consoderado uma população humana constante e uma população variável de mosquito. O referido capítulo consiste basicamente na exposição do artigo "Analysis of a Dengue Disease Transmission Model"de Lourdes Esteva e Cristobal Vargas [1].