A telenovela e o diálogo online com o fandom

Esta pesquisa visa refletir sobre o diálogo da telenovela brasileira, através de estratégias de produção desenvolvidas na internet, com a parcela da audiência participativa e produtora de conteúdos, como os fãs online. Como consequência da mediação entre os modos de produção e hábitos da recepção, a...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: ESTEVÃO, Flávia Gonçalves de Moura
Advisor: BRONZTEIN, Karla Regina Macena Patriota
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Pernambuco
Portuguese subjects:
Online Access:https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10778
Citation:ESTEVÃO, Flávia Gonçalves de Moura. A telenovela e diálogo online com o fandom. Recife, 2013. 159 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2013.
Portuguese abstract:Esta pesquisa visa refletir sobre o diálogo da telenovela brasileira, através de estratégias de produção desenvolvidas na internet, com a parcela da audiência participativa e produtora de conteúdos, como os fãs online. Como consequência da mediação entre os modos de produção e hábitos da recepção, a telenovela é compreendida na relação da indústria televisiva com as intervenções (ingerências) e influências dos grupos de fãs de ficção (fandom) na internet. Na chave dessa interação, a discussão ressalta os processos comunicacionais com base no cenário de digitalização dos meios, da cultura da convergência e da cultura participativa, panorama que contribuiu para que a televisão repensasse suas funções e estrutura operacional, traçando, por conseguinte, estratégias que alcançam a participação do telespectador-fã do seu produto. Com essas considerações, o nosso estudo reconhece o relacionamento online com o fandom nos espaços online de produção, ressaltando a associação de diversas textualidades no produção da telenovela e as ofertas de ressonância ao produto que se combinam às ações participativas dos fãs sobre e a partir do formato.