Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
ESTEVÃO, Flávia Gonçalves de Moura |
Data de Publicação: |
2013 |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10778
|
Resumo: |
Esta pesquisa visa refletir sobre o diálogo da telenovela brasileira, através de estratégias de produção desenvolvidas na internet, com a parcela da audiência participativa e produtora de conteúdos, como os fãs online. Como consequência da mediação entre os modos de produção e hábitos da recepção, a telenovela é compreendida na relação da indústria televisiva com as intervenções (ingerências) e influências dos grupos de fãs de ficção (fandom) na internet. Na chave dessa interação, a discussão ressalta os processos comunicacionais com base no cenário de digitalização dos meios, da cultura da convergência e da cultura participativa, panorama que contribuiu para que a televisão repensasse suas funções e estrutura operacional, traçando, por conseguinte, estratégias que alcançam a participação do telespectador-fã do seu produto. Com essas considerações, o nosso estudo reconhece o relacionamento online com o fandom nos espaços online de produção, ressaltando a associação de diversas textualidades no produção da telenovela e as ofertas de ressonância ao produto que se combinam às ações participativas dos fãs sobre e a partir do formato. |