O Processo de Inovação na Administração Pública: proposta de Sistema de Informações Gerenciais de Gestão de Pessoas na Universidade Federal do Pampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Matheus Boni
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4551
Resumo: analisar os sistemas de informação (SI) em uso e os indicadores e relatórios gerenciais vigentes na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bem como os fatores que influenciam um processo de inovação no cenário estudado, de modo a propor o desenvolvimento de um Sistema de Informações Gerenciais de Gestão de Pessoas (SIG-GP). A revisão teórica buscou compreender os princípios de inovação na Administração Pública, a gestão de pessoas nestas organizações e características dos sistemas de informações. A metodologia adotou a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a observação participante, a análise documental e entrevistas junto a gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e representantes de outros setores. Os resultados indicaram à ausência de um sistema integrado com informações gerenciais, bases de dados desatualizadas, divergentes, fragmentadas e sobrepostas, a falta de um processo sistêmico de treinamento aos usuários, dificuldades na manutenção dos relatórios e indicadores gerenciais, e um elevado grau de dependência das planilhas eletrônicas, além do uso recorrente de processamentos manuais. Ainda, os entrevistados revelaram que os SI em uso não atendem plenamente as demandas por dados e informações de GP, contribuindo muito pouco com a gestão das equipes e para a elaboração e acompanhamento das metas e objetivos dos planejamentos institucionais. Utilizando o método de Análise de Conteúdo, demonstrou-se que as potencialidades mais citadas, para a adoção da inovação proposta pelo SIG-GP, foram a competência e familiaridade dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e a predisposição dos servidores pelo SIG devido à necessidade latente, enquanto as barreiras destacadas foram a fila de demandas de TI, as barreiras culturais organizacionais e de resistência a mudança (individual); dentre os benefícios, ressaltam-se a expectativa de melhor/viabilizar o atendimento de demandas específicas, e a maior agilidade de resposta; e sobre as características necessárias para incorporar o sistema salienta-se a plataforma unificada, prover acesso remoto e facilidade de uso. A proposta de intervenção consolidou a percepção dos gestores, resultando em um novo Sistema com dois Módulos: de Indicadores Gerenciais e o de Customização de Relatórios Gerenciais. Para concretizá-los, o sistema deve estar acompanhado de um conjunto de ações e diretrizes agrupadas em um Projeto Institucional – dentre as quais a previsão de mobilização de recursos internos; um projeto piloto, para pôr em prática a abordagem experimental; o plano de comunicação, que prevê a sensibilização da alta gestão a fim de apoiar a sua coparticipação, objetivando estimular sua aceitação. Portanto, a iniciativa inovadora no contexto da UNIPAMPA deve colaborar para que gestores e servidores de GP atuem sistematicamente munidos de ferramenta tecnológica que forneça informações confiáveis, relevantes, precisas, consistentes, atualizadas e compartilháveis, proporcionando o suporte técnico adequado às demandas correntes, às estratégias de longo prazo e à gestão eficiente de pessoas.
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Ainda, os entrevistados revelaram que os SI em uso não atendem plenamente as demandas por dados e informações de GP, contribuindo muito pouco com a gestão das equipes e para a elaboração e acompanhamento das metas e objetivos dos planejamentos institucionais. Utilizando o método de Análise de Conteúdo, demonstrou-se que as potencialidades mais citadas, para a adoção da inovação proposta pelo SIG-GP, foram a competência e familiaridade dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e a predisposição dos servidores pelo SIG devido à necessidade latente, enquanto as barreiras destacadas foram a fila de demandas de TI, as barreiras culturais organizacionais e de resistência a mudança (individual); dentre os benefícios, ressaltam-se a expectativa de melhor/viabilizar o atendimento de demandas específicas, e a maior agilidade de resposta; e sobre as características necessárias para incorporar o sistema salienta-se a plataforma unificada, prover acesso remoto e facilidade de uso. A proposta de intervenção consolidou a percepção dos gestores, resultando em um novo Sistema com dois Módulos: de Indicadores Gerenciais e o de Customização de Relatórios Gerenciais. Para concretizá-los, o sistema deve estar acompanhado de um conjunto de ações e diretrizes agrupadas em um Projeto Institucional – dentre as quais a previsão de mobilização de recursos internos; um projeto piloto, para pôr em prática a abordagem experimental; o plano de comunicação, que prevê a sensibilização da alta gestão a fim de apoiar a sua coparticipação, objetivando estimular sua aceitação. Portanto, a iniciativa inovadora no contexto da UNIPAMPA deve colaborar para que gestores e servidores de GP atuem sistematicamente munidos de ferramenta tecnológica que forneça informações confiáveis, relevantes, precisas, consistentes, atualizadas e compartilháveis, proporcionando o suporte técnico adequado às demandas correntes, às estratégias de longo prazo e à gestão eficiente de pessoas.This dissertation aims to analyze the Information Systems (SI) in use, the indicators and management reports in force and the factors that influence the innovation process, in order to propose develop a Human Resources Information System (HRIS) at the Federal University of Pampa. The theoretical review sought to understand the principles of innovation in Public Administration, the human resources (HR) in these organizations and the characteristics of management information systems. The methodology approach was qualitative; the procedures were participant observation, documental analysis and interviews with managers. The results indicated the absence of an integrated system to manage people´s information; outdated, divergent, fragmented and overlapping databases; a lack of a systemic training process for users; a high degree of difficulty in maintaining the indicators and managerial reports, and a high degree of dependence of spreadsheets, in addition to the recurrent use of manual processing. Furthermore, the interviewees revealed that the IS in use did not fully meet the demands for data and information from GP, giving just a small contribution to manage the work team and to carry out the planning. The Content Analysis method demonstrated that the most cited potentialities for the adoption of the innovation proposed were the competence and familiarity of the Information Technology (IT) professionals and the workers predisposition to adopt the system due to recognized need, while the prominent barriers were the IT rank for demands, cultural organizational barriers and resistance to change (individual); among the benefits, the expectation of better/viable achievement of specific demands, and more agility of response; as well the features needed to incorporate the system were the unified platform, provide remote access and facility of use. The intervention proposal consolidated the managers' perception, resulting in a new System with two Modules: a) Management Indicators and b) Customization of Management Reports. In order to materialize them, it must be accompanied by a set of actions and guidelines clustered in an Institutional Project - among them the prediction of a pilot project, in order to practice the experimental approach; the communication plan, which forecast the awareness of top management in order to they support the prioritization, and sharing the proposal internally, including co-participation, in order to stimulate the acceptance. The process of development and implementation of the HRMS does not require additional costs. Therefore, the innovative initiative in UNIPAMPA must provide for HR managers and workers to be systematically equipped with a technological tool that provides reliable, relevant, accurate, consistent, up-to-date and shareable information, adequate support to the demands, the long-term, more transparent, technically-based and efficient strategies for people management.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPUFPelBrasilFaculdade de Administração e TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovaçãoAdministração públicaGestão de pessoasSistemas de informações gerenciaisInnovationPublic administrationHuman resourcesInformation systemO Processo de Inovação na Administração Pública: proposta de Sistema de Informações Gerenciais de Gestão de Pessoas na Universidade Federal do PampaThe Innovation Process in the Public Administration: proposal for a Human Resources Information System at the Universidade Federal do Pampainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2150876291286502http://lattes.cnpq.br/5101228229428372Oliveira, Janaina Mendes deBarbosa, Matheus Boniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTCF_Matheus.pdf.txtTCF_Matheus.pdf.txtExtracted texttext/plain370869http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4551/6/TCF_Matheus.pdf.txt360723864dba345dcedee4e131c820f6MD56open accessTHUMBNAILTCF_Matheus.pdf.jpgTCF_Matheus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4551/7/TCF_Matheus.pdf.jpg99f5a73072529cb89aea67883e716acbMD57open accessORIGINALTCF_Matheus.pdfTCF_Matheus.pdfapplication/pdf1890360http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4551/1/TCF_Matheus.pdfffce868d7fea4bdb29593f07410df93bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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