Possibilidades no ensino de geografia: o uso de tecnologias educacionais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knuth, Liliane Redu
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4769
Resumo: O presente trabalho dá visibilidade às possibilidades das tecnologias digitais no ensino de Geografia. Utilizou-se de uma intervenção pedagógica com princípios de sala de aula invertida, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro na cidade de Canguçu - RS e teve como sujeitos da pesquisa os alunos do 9º ano do ensino fundamental. O objetivo geral consistiu em analisar a pertinência do uso da metodologia da sala de aula invertida (SAI) no ensino de Geografia como uma forma de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, tendo como foco o nono ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram: Identificar o potencial da tecnologia educacional disponível nessa escola. Avaliar a abordagem metodológica com o uso das TICs na proposta da SAI no ensino da Geografia. Contribuir de forma significativa para a reflexão teórica sobre a validade da SAI e das TICs no ensino da Geografia. Como a fundamentação teórica da pesquisa privilegiou os escritos de Contemporaneidade de Viviane Mosé (2013), Complexidade de Edgar Moram (2003), Hipermodernidade de Gilles Lipovestsky (2011), Conectivismo de George Siemens (2006) as Gerações e a Tecnologia de Marc Prensky (2010), a Sala de Aula Invertida de Jonathan Bergmann e Aaron Sams (2012) e para Redes o de David Harvey (2007); Milton Santos (1996,1997), Pierre Lévy (1999), Manuel Castlles(2003), entre outros autores. Salienta-se a metodologia sala de aula invertida como um caminho e possibilidade para aqueles professores que desejam promover o ensino e a aprendizagem com uso das TICs e mídias.Apresenta-se a sua aplicação por meio de uma intervenção pedagógica a fim de aproximar a teoria da prática. Conclui-se que o uso da tecnologia pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. No entanto, a infra-estrutura,a localização da escola e os dispositivos que os alunos possuem, pode ser um limitador para as atividades que envolvam a internet e as tecnologias digitais. Por este motivo o professor precisa estar preparado para modificar a prática e adaptá-la aos recursos encontrados no lugar.