A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pádua, Lívia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67124
Resumo: O dispositivo sequência didática (SD) preconiza o ensino de línguas por meio de atividades escolares, organizadas em torno de um gênero textual oral e/ou escrito. Dentre suas finalidades, uma SD permite uma avaliação de tipo formativa, assentada em critérios concretamente definidos, permitindo ao professor desfazer-se de julgamentos subjetivos. Esta pesquisa investigou até que ponto o dispositivo SD pode ser utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem de língua inglesa em crianças. Para a geração de dados, foi desenvolvida e aplicada uma SD em uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Os dados apontam que avaliar por meio da SD diversifica os percursos do ensino-aprendizagem e pode, então, ser um instrumento que beneficia a diversidade individual e contribui com a avaliação contínua.
id UFRGS-12_7feac9b8bb6b7758afc8f7a6d3b2027e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67124
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇASsequência didáticaavaliaçãoensino de língua inglesa para criançasO dispositivo sequência didática (SD) preconiza o ensino de línguas por meio de atividades escolares, organizadas em torno de um gênero textual oral e/ou escrito. Dentre suas finalidades, uma SD permite uma avaliação de tipo formativa, assentada em critérios concretamente definidos, permitindo ao professor desfazer-se de julgamentos subjetivos. Esta pesquisa investigou até que ponto o dispositivo SD pode ser utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem de língua inglesa em crianças. Para a geração de dados, foi desenvolvida e aplicada uma SD em uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Os dados apontam que avaliar por meio da SD diversifica os percursos do ensino-aprendizagem e pode, então, ser um instrumento que beneficia a diversidade individual e contribui com a avaliação contínua.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6712410.22456/2236-6385.67124Cadernos do IL; n. 52 (2016); 508-5302236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67124/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonelli, Juliana Reichert AssunçãoPádua, Lívia de Souza2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67124Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
spellingShingle A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
Tonelli, Juliana Reichert Assunção
sequência didática
avaliação
ensino de língua inglesa para crianças
title_short A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_full A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_fullStr A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_full_unstemmed A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_sort A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
author Tonelli, Juliana Reichert Assunção
author_facet Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Pádua, Lívia de Souza
author_role author
author2 Pádua, Lívia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Pádua, Lívia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv sequência didática
avaliação
ensino de língua inglesa para crianças
topic sequência didática
avaliação
ensino de língua inglesa para crianças
description O dispositivo sequência didática (SD) preconiza o ensino de línguas por meio de atividades escolares, organizadas em torno de um gênero textual oral e/ou escrito. Dentre suas finalidades, uma SD permite uma avaliação de tipo formativa, assentada em critérios concretamente definidos, permitindo ao professor desfazer-se de julgamentos subjetivos. Esta pesquisa investigou até que ponto o dispositivo SD pode ser utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem de língua inglesa em crianças. Para a geração de dados, foi desenvolvida e aplicada uma SD em uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Os dados apontam que avaliar por meio da SD diversifica os percursos do ensino-aprendizagem e pode, então, ser um instrumento que beneficia a diversidade individual e contribui com a avaliação contínua.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67124
10.22456/2236-6385.67124
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67124
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67124/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 52 (2016); 508-530
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1789438695837794304