Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Reichert Assunção Tonelli, Juliana |
Data de Publicação: |
2013 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35916
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Resumo: |
A dislexia é tradicionalmente (re)conhecida como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita – compreensão e produção - localizada no aprendiz. Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003; 2006; 2007; Érnica, 2007) refutamos o conceito de dislexia(s) acima uma vez que, com base no conceito de linguagem assumido em nossos trabalhos, este não encontra via explicativa que a sustente (Massi, 2004a; 2007). Concebendo o processo de ensino-aprendizagem de inglês como um espaço de construção social no qual a mediação (Vygotsky, 2001) assume papel central, este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno “disléxico” frquentava as aulas de língua inglesa (LI) e uma sequencia didática (SD) (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) foi utilizada como instrumento de mediação do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que a SD propiciou o engajamento parcial do aluno nas aulas de LI, revelando não somente suas dificuldades, mas principalmente suas potencialidades, desconstruindo seu laudo de disléxico com grau severo. |