Um novo olhar sobre as centralidades : a escola e os alunos no colégio Paula Soares

O trabalho a seguir mostra um novo olhar sobre as centralidades, num primeiro momento. Após, é demonstrado através de algumas das práticas pedagógicas realizadas durante os Estágios Obrigatórios de Docência em Geografia do Ensino Fundamental (I) e do Ensino Médio (II), ambos realizados no Colégio Pa...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Melchiors, Joel Luís
Advisor: Medeiros, Rosa Maria Vieira
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10183/115410
Portuguese abstract:O trabalho a seguir mostra um novo olhar sobre as centralidades, num primeiro momento. Após, é demonstrado através de algumas das práticas pedagógicas realizadas durante os Estágios Obrigatórios de Docência em Geografia do Ensino Fundamental (I) e do Ensino Médio (II), ambos realizados no Colégio Paula Soares, localizado no Centro de Porto Alegre como as centralidades podem entrar no currículo escolar durante as aulas de Geografia nestes dois níveis de ensino. Na terceira e última etapa, é realizada uma análise dos questionários aplicados em um amplo grupo de alunos dessa escola. Tal aplicação foi realizada para que se perceba e identifique quais as relações dos alunos do Paula Soares com o centro da cidade de Porto Alegre. Por fim, avalia-se a contribuição deste trabalho para a prática escolar de Geografia.