Uma estratégia de marketing de comunicação para uma rede de escolas de idiomas

Este trabalho identifica junto à Franqueadora (matriz) da rede de escola de idiomas em estudo, e analisa junto às franquias (unidades) a atual forma de utilização dos compostos comunicacionais. Após esta análise, o estudo propõe uma nova estratégia de marketing de comunicação, à luz do conhecimento...

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Access type:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Gruber, Aline Citadin
Advisor: Luce, Fernando Bins
Co-advisor: Esteves, Priscila Silva
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10183/29807
Portuguese abstract:Este trabalho identifica junto à Franqueadora (matriz) da rede de escola de idiomas em estudo, e analisa junto às franquias (unidades) a atual forma de utilização dos compostos comunicacionais. Após esta análise, o estudo propõe uma nova estratégia de marketing de comunicação, à luz do conhecimento teórico sobre fases da organização e considerando também o tamanho (porte) da cidade em que se encontram as unidades franqueadas da rede. Foram identificadas cinco fases pela qual as unidades da rede passam, bem como três tipos de porte de cidade. Foram propostas, dessa forma, dez estratégias diferentes potencialmente de êxito para ser seguido por toda a rede. Há vantagem financeira e de potencial aumento no número de captação de alunos, sendo vantajoso tanto para a Franqueadora quanto para as unidades franqueadas passarem a utilizar uma estratégia de comunicação segmentada por fases da empresa e porte da cidade, deixando de utilizar a atual forma de marketing de comunicação padrão para todos os tipos de franquia, que atualmente independe de fase da empresa ou tamanho de cidade.