Um novo olhar do educador do papel do coordenador pedagógico como um interventor das práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil.

O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil localizada em Sant‟Ana do Livramento. A escolha do tema teve por finalidade...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Leal, Aline Santana
Advisor: Pereira, Vanessa Souza
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10183/151551
Portuguese abstract:O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil localizada em Sant‟Ana do Livramento. A escolha do tema teve por finalidade a busca de alternativas que pudessem colaborar para a construção de um espaço democrático, participativo e transformador. Por meio de uma pesquisa-ação, da discussão com o grupo e da análise das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, pôde-se reconhecer que o trabalho desenvolvido nas escolas não considera fundamental o papel do Coordenador Pedagógico na educação infantil mas, sim sua política de trabalho junto ao grupo de educadores. Esta relação é que poderá fortalecer a qualidade da educação oferecida, tendo na sua competência atender aos anseios de todos os envolvidos no processo educacional, sendo um interventor, contribuindo para o resgate da autoestima dos docentes, para libertarem-se das práticas tradicionais e não funcionais utilizadas na educação infantil. Os autores utilizados no referencial teórico foram: CURY, FRANCO, GANDIN, VEIGA e outros. A pesquisa apontou algumas contribuições para o grupo pesquisado, trazendo mais esclarecimentos sobre os espaços de atuação de cada um na gestão escolar democrática.