Motivação : desafio ou estratégia para as empresas do varejo?

Este trabalho teve como principal objetivo, a análise das ferramentas que a C.J. Dullius Ltda, uma empresa do varejo regional do Rio Grande do Sul, utiliza para motivar os seus colaboradores. Neste sentido, foram levantadas as ferramentas de motivação utilizadas, bem como, a identificação dos fatore...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Krampe, Márcia Estela Daltoé da Silva
Advisor: Scheffer, Angela Beatriz Busato
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10183/29799
Portuguese abstract:Este trabalho teve como principal objetivo, a análise das ferramentas que a C.J. Dullius Ltda, uma empresa do varejo regional do Rio Grande do Sul, utiliza para motivar os seus colaboradores. Neste sentido, foram levantadas as ferramentas de motivação utilizadas, bem como, a identificação dos fatores que geram a perda da motivação desta filial. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as colaboradoras da filial, utilizando-se também da análise documental. Os resultados mostraram que clima organizacional, valorização monetária e verbal, entre outros fatores, formam um conjunto de atitudes que contribuem para o despertar da motivação desta equipe do varejo. Mensurados os resultados obtidos, procurouse entender se a motivação é um desafio ou uma estratégia para esta empresa varejista.