Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Morosini, Marília Costa |
Data de Publicação: |
2021 |
Outros Autores: |
Somers, Patricia,
Nez, Egeslaine de |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: |
http://hdl.handle.net/10183/256448
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Resumo: |
Este estudo discute as potencialidades para a América Latina e o Caribe a partir de proposições de organismos multilaterais para a educação, conhecida como Agenda E2030. Na perspectiva mundial, esta proposta busca uma visão humanista para a Educação Superior considerada como motor da erradicação da pobreza. São utilizados como fontes de pesquisa os documentos do Fórum Mundial de Educação, da Declaração de Incheon, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Ações Unidas (ONU) e doMarco de Ação (ODS4). A análise considera a questão de gênero. Mas, também trata especificamente da consubstanciação das proposições na IESAL/UNESCO, imbricada na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES2018) e no consequente Plano de ação para um território socioeconômico marcado por desigualdades sociais, no qual os sistemas e as instituições buscam se constituir em um bem social estratégico com vistas à equidade. |