Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra-Santos,Maria João
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gaspar,Maria Filomena Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200001
Resumo: O presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento de questões relativas ao acordo entre pais e educadores quando avaliam o desenvolvimento infantil e com o grau em que estas avaliações estão relacionadas com aptidões cognitivas das crianças. Cento e setenta e três crianças pré-escolares foram classificadas de modo independente por pais e por educadores em diferentes áreas do desenvolvimento e os resultados na WPPSI-R foram tomados como critério externo. A idade e o género das crianças foram considerados nas análises realizadas. O grau de acordo entre informadores revelou-se baixo a moderado. Em comparação com os educadores, os pais classificam os seus filhos como mais desenvolvidos. Algumas dimensões do desenvolvimento (e.g. aprendizagem) encontram-se mais relacionadas com o desempenho na WPPSI-R do que outras. Os resultados são discutidos quanto às suas implicações para a avaliação psicológica de crianças pré-escolares.
id UFRGS-5_8125f47bbcbc9bddcc7c4b84b170547d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000200001
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?Acordo entre avaliadoresavaliação do desenvolvimentopaiseducadoresWPPSI-RO presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento de questões relativas ao acordo entre pais e educadores quando avaliam o desenvolvimento infantil e com o grau em que estas avaliações estão relacionadas com aptidões cognitivas das crianças. Cento e setenta e três crianças pré-escolares foram classificadas de modo independente por pais e por educadores em diferentes áreas do desenvolvimento e os resultados na WPPSI-R foram tomados como critério externo. A idade e o género das crianças foram considerados nas análises realizadas. O grau de acordo entre informadores revelou-se baixo a moderado. Em comparação com os educadores, os pais classificam os seus filhos como mais desenvolvidos. Algumas dimensões do desenvolvimento (e.g. aprendizagem) encontram-se mais relacionadas com o desempenho na WPPSI-R do que outras. Os resultados são discutidos quanto às suas implicações para a avaliação psicológica de crianças pré-escolares.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200001Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.2 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000200001info:eu-repo/semantics/openAccessSeabra-Santos,Maria JoãoGaspar,Maria Filomena Fonsecapor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000200001Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
title Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
spellingShingle Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
Seabra-Santos,Maria João
Acordo entre avaliadores
avaliação do desenvolvimento
pais
educadores
WPPSI-R
title_short Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
title_full Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
title_fullStr Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
title_full_unstemmed Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
title_sort Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?
author Seabra-Santos,Maria João
author_facet Seabra-Santos,Maria João
Gaspar,Maria Filomena Fonseca
author_role author
author2 Gaspar,Maria Filomena Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra-Santos,Maria João
Gaspar,Maria Filomena Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Acordo entre avaliadores
avaliação do desenvolvimento
pais
educadores
WPPSI-R
topic Acordo entre avaliadores
avaliação do desenvolvimento
pais
educadores
WPPSI-R
description O presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento de questões relativas ao acordo entre pais e educadores quando avaliam o desenvolvimento infantil e com o grau em que estas avaliações estão relacionadas com aptidões cognitivas das crianças. Cento e setenta e três crianças pré-escolares foram classificadas de modo independente por pais e por educadores em diferentes áreas do desenvolvimento e os resultados na WPPSI-R foram tomados como critério externo. A idade e o género das crianças foram considerados nas análises realizadas. O grau de acordo entre informadores revelou-se baixo a moderado. Em comparação com os educadores, os pais classificam os seus filhos como mais desenvolvidos. Algumas dimensões do desenvolvimento (e.g. aprendizagem) encontram-se mais relacionadas com o desempenho na WPPSI-R do que outras. Os resultados são discutidos quanto às suas implicações para a avaliação psicológica de crianças pré-escolares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.2 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864842063872