De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Timoteo Madaleno
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mendes,Francisco Dyonísio Cardoso, Guimarães,Leonardo Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300021
Resumo: O fenômeno conhecido como school shooting vem chamando a atenção do mundo, principalmente após a tragédia na Columbine High School, na cidade de Littleton, Colorado, nos Estados Unidos, em 1999. Posteriormente, em abril de 2007, o estudante Cho Seung-Hui protagonizou um massacre de proporções ainda maiores ao atirar contra estudantes do Virginia Polytechnic Institute and State University, matando 32 pessoas e se suicidando ao final. O presente artigo reflete sobre o fenômeno chamando a atenção para a sua expansão pelo mundo e traz uma reflexão, baseada em dados empíricos, sobre o desenvolvimento dos protagonistas dos massacres em seus contextos sociais, incluindo o ambiente familiar, a mídia e interações entre colegas nas escolas e universidades.
id UFRGS-5_9fa15a5f0780fd15ed4827d7fb895952
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722009000300021
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansãoAmbientes sociaisViolência escolarBullyingDesenvolvimento psicossocialTiroteios nas escolasO fenômeno conhecido como school shooting vem chamando a atenção do mundo, principalmente após a tragédia na Columbine High School, na cidade de Littleton, Colorado, nos Estados Unidos, em 1999. Posteriormente, em abril de 2007, o estudante Cho Seung-Hui protagonizou um massacre de proporções ainda maiores ao atirar contra estudantes do Virginia Polytechnic Institute and State University, matando 32 pessoas e se suicidando ao final. O presente artigo reflete sobre o fenômeno chamando a atenção para a sua expansão pelo mundo e traz uma reflexão, baseada em dados empíricos, sobre o desenvolvimento dos protagonistas dos massacres em seus contextos sociais, incluindo o ambiente familiar, a mídia e interações entre colegas nas escolas e universidades.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300021Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000300021info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Timoteo MadalenoMendes,Francisco Dyonísio CardosoGuimarães,Leonardo Conceiçãopor2010-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000300021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-02-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
title De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
spellingShingle De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
Vieira,Timoteo Madaleno
Ambientes sociais
Violência escolar
Bullying
Desenvolvimento psicossocial
Tiroteios nas escolas
title_short De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
title_full De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
title_fullStr De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
title_full_unstemmed De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
title_sort De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão
author Vieira,Timoteo Madaleno
author_facet Vieira,Timoteo Madaleno
Mendes,Francisco Dyonísio Cardoso
Guimarães,Leonardo Conceição
author_role author
author2 Mendes,Francisco Dyonísio Cardoso
Guimarães,Leonardo Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Timoteo Madaleno
Mendes,Francisco Dyonísio Cardoso
Guimarães,Leonardo Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes sociais
Violência escolar
Bullying
Desenvolvimento psicossocial
Tiroteios nas escolas
topic Ambientes sociais
Violência escolar
Bullying
Desenvolvimento psicossocial
Tiroteios nas escolas
description O fenômeno conhecido como school shooting vem chamando a atenção do mundo, principalmente após a tragédia na Columbine High School, na cidade de Littleton, Colorado, nos Estados Unidos, em 1999. Posteriormente, em abril de 2007, o estudante Cho Seung-Hui protagonizou um massacre de proporções ainda maiores ao atirar contra estudantes do Virginia Polytechnic Institute and State University, matando 32 pessoas e se suicidando ao final. O presente artigo reflete sobre o fenômeno chamando a atenção para a sua expansão pelo mundo e traz uma reflexão, baseada em dados empíricos, sobre o desenvolvimento dos protagonistas dos massacres em seus contextos sociais, incluindo o ambiente familiar, a mídia e interações entre colegas nas escolas e universidades.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722009000300021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863917219840