Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Marturano,Edna Maria, Pereira,Verônica Aparecida, Manfrinato,Jair Wagner de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015
Resumo: Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.
id UFRGS-5_da953def76ff8cfc1cc226f91b30a03b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722006000300015
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professorasProblemas de comportamentohabilidades sociaisavaliação por mães e professorasEste estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722006000300015info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMarturano,Edna MariaPereira,Verônica AparecidaManfrinato,Jair Wagner de Souzapor2007-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722006000300015Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-04-12T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
title Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
spellingShingle Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Problemas de comportamento
habilidades sociais
avaliação por mães e professoras
title_short Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
title_full Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
title_fullStr Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
title_full_unstemmed Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
title_sort Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
author Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
author_facet Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Marturano,Edna Maria
Pereira,Verônica Aparecida
Manfrinato,Jair Wagner de Souza
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
Pereira,Verônica Aparecida
Manfrinato,Jair Wagner de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Marturano,Edna Maria
Pereira,Verônica Aparecida
Manfrinato,Jair Wagner de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de comportamento
habilidades sociais
avaliação por mães e professoras
topic Problemas de comportamento
habilidades sociais
avaliação por mães e professoras
description Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722006000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863115059200