Terapia Ocupacional na atenção primária à saúde do escolar visando a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem/ Occupational Therapy in primary health at school seeking inclusion of students with learning difficulties

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Autor(a) principal: Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Gláucia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5311
Resumo: A saúde do escolar tem sido estratégia de ação nas políticas de atenção básica, porém ainda representa vasto campo inexplorado para atuação de terapeutas ocupacionais na perspectiva da educação para todos. Este estudo pretendeu analisar repercussões de ações de prevenção e promoção na saúde do escolar com dificuldade de aprendizagem pelo terapeuta ocupacional, por meio da consultoria colaborativa com professores. Estudo de ancoragem qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e de intervenção. Foi desenvolvido em uma Unidade de Educação Infantil na cidade de Belém (PA). A coleta de dados foi realizada no período de agosto à setembro de 2015 e os participantes foram 5 alunos que apresentavam queixas escolares e 3 professoras que acompanhavam esses alunos. Foi realizada observação direta do desempenho dos alunos e posterior intervenção junto às professoras, ancorada na abordagem de consultoria colaborativa. A partir das demandas identificadas em sala de aula e referidas pelas professoras, o processo de consultoria colaborativa resultou no provimento de recursos e estratégias de suporte a fim de minimizar os impactos das dificuldades de aprendizagem no desempenho escolar dos alunos, contribuindo assim para a promoção da saúde do escolar bem como prevenindo possíveis agravos. Observamos que a parceria entre terapeuta ocupacional e escola, por meio da consultoria colaborativa, potencializou processos educacionais inclusivos, no sentido da promoção e prevenção de agravos à saúde do escolar.
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A coleta de dados foi realizada no período de agosto à setembro de 2015 e os participantes foram 5 alunos que apresentavam queixas escolares e 3 professoras que acompanhavam esses alunos. Foi realizada observação direta do desempenho dos alunos e posterior intervenção junto às professoras, ancorada na abordagem de consultoria colaborativa. A partir das demandas identificadas em sala de aula e referidas pelas professoras, o processo de consultoria colaborativa resultou no provimento de recursos e estratégias de suporte a fim de minimizar os impactos das dificuldades de aprendizagem no desempenho escolar dos alunos, contribuindo assim para a promoção da saúde do escolar bem como prevenindo possíveis agravos. Observamos que a parceria entre terapeuta ocupacional e escola, por meio da consultoria colaborativa, potencializou processos educacionais inclusivos, no sentido da promoção e prevenção de agravos à saúde do escolar.Universidade Federal do Rio de JaneiroFolha, Débora Ribeiro da Silva CamposMonteiro, Gláucia de Souza2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/531110.47222/2526-3544.rbto5311Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 2 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 202-2202526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5311/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5311/896https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5311/897https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5311/898https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5311/899https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5311/900https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5311/901/*ref*/Brasil. 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Acesso em: 03 de agosto de 2015.Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-23T18:43:40Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/5311Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-02-23T18:43:40Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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