30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hahn, Michelle Selma
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Roseli Esquerdo, Malfitano, Ana Paula Serrata, Bianchi, Pamela Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/11823
Resumo: A equipe do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional: Memórias, Histórias e Fundamentos (CNPq, 2015) vem trabalhando para organizar e sistematizar materiais e documentos que integrem a história da terapia ocupacional brasileira, ampliando fontes primárias e secundárias nesse âmbito, a fim de apreender, dentre outros objetivos, o processo de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil. Entre 2015 e 2016, uma parte dessas atividades se voltou para os percursos em torno do evento Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional -- ENDTO, que, em linhas gerais, vem promovendo a discussão coletiva do ensino de terapia ocupacional no país e, portanto, reverbera parte da história da referida institucionalização. Em 2016, por ocasião do preparo de uma conferência a ser realizada no XV ENDTO, as autoras se debruçaram sobre os documentos, materiais de divulgação, fotos, textos publicados reunidos e, também, apoiando-se na narrativa de uma história da qual participaram de diversas maneiras e em momentos diferentes, perseguiram o objetivo de contar e registar a trajetória dos 30 anos desde a realização do I ENDTO, em 1986. Neste texto, expõe-se uma narrativa dessa trajetória e o registro imagético de parte das fontes reunidas. Trata-se de um patrimônio coletivo da área de terapia ocupacional no Brasil a ser documentado e partilhado com os que fizeram e com os que continuam fazendo essa história. AbstractThe team of the research group “Occupational Therapy: Memories, Histories and Foundations” (CNPq, 2015) has been working to organize and systematize materials and documents that integrate the Brazilian occupational therapy story, expanding primary and secondary sources. Among other objectives the aim is to comprehend the occupational therapy academic institutionalization in Brazil. Part of the activities, between 2015 and 2016, has been directed to the event “The National Meeting of Occupational Therapy Lecturers”, which, in general lines, promotes a collective discussion about teaching occupational therapy in the country and due to that echoes part of the referred history of its institutionalization. In 2016, preparing a conference held at the XV National Meeting of Occupational Therapy Lecturers, the authors looked over a collection of documents, diffusion material, photos and published texts. They are based on the narrative of a history which they have been witnesses in many different ways and moments. The objective was to present and register the trajectory of the thirty years of the Lecturers National Meetings, since the first edition in 1986. In this paper the narrative of this trajectory and registered images from some sources are exposed. That is a collective treasury of occupational therapy in Brazil which needed to be documented and shared with those who participated and those who still continue making this history.Keywords: Brazil; Higher education; History; Memories; Occupational therapy.
id UFRJ-14_dc7601df4ba14aac9d160fee0b54304b
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/11823
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016Fisioterapia e Terapia OcupacionalBrasil; Educação superior; História; Memórias; Terapia ocupacional.Terapia Ocupacional; Ensino SuperiorA equipe do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional: Memórias, Histórias e Fundamentos (CNPq, 2015) vem trabalhando para organizar e sistematizar materiais e documentos que integrem a história da terapia ocupacional brasileira, ampliando fontes primárias e secundárias nesse âmbito, a fim de apreender, dentre outros objetivos, o processo de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil. Entre 2015 e 2016, uma parte dessas atividades se voltou para os percursos em torno do evento Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional -- ENDTO, que, em linhas gerais, vem promovendo a discussão coletiva do ensino de terapia ocupacional no país e, portanto, reverbera parte da história da referida institucionalização. Em 2016, por ocasião do preparo de uma conferência a ser realizada no XV ENDTO, as autoras se debruçaram sobre os documentos, materiais de divulgação, fotos, textos publicados reunidos e, também, apoiando-se na narrativa de uma história da qual participaram de diversas maneiras e em momentos diferentes, perseguiram o objetivo de contar e registar a trajetória dos 30 anos desde a realização do I ENDTO, em 1986. Neste texto, expõe-se uma narrativa dessa trajetória e o registro imagético de parte das fontes reunidas. Trata-se de um patrimônio coletivo da área de terapia ocupacional no Brasil a ser documentado e partilhado com os que fizeram e com os que continuam fazendo essa história. AbstractThe team of the research group “Occupational Therapy: Memories, Histories and Foundations” (CNPq, 2015) has been working to organize and systematize materials and documents that integrate the Brazilian occupational therapy story, expanding primary and secondary sources. Among other objectives the aim is to comprehend the occupational therapy academic institutionalization in Brazil. Part of the activities, between 2015 and 2016, has been directed to the event “The National Meeting of Occupational Therapy Lecturers”, which, in general lines, promotes a collective discussion about teaching occupational therapy in the country and due to that echoes part of the referred history of its institutionalization. In 2016, preparing a conference held at the XV National Meeting of Occupational Therapy Lecturers, the authors looked over a collection of documents, diffusion material, photos and published texts. They are based on the narrative of a history which they have been witnesses in many different ways and moments. The objective was to present and register the trajectory of the thirty years of the Lecturers National Meetings, since the first edition in 1986. In this paper the narrative of this trajectory and registered images from some sources are exposed. That is a collective treasury of occupational therapy in Brazil which needed to be documented and shared with those who participated and those who still continue making this history.Keywords: Brazil; Higher education; History; Memories; Occupational therapy.Universidade Federal do Rio de JaneiroNão há agencias de fomento.Hahn, Michelle SelmaLopes, Roseli EsquerdoMalfitano, Ana Paula SerrataBianchi, Pamela Cristina2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1182310.47222/2526-3544.rbto11823Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 2 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 481-5032526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/11823/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/2945https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/2946https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/3107https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/3111/*ref*/Miranda D. Editorial. Catálogo Sesc São Carlos. 2016./*ref*/Marsiglia R; Gonçalves RB; Carvalho EA. A produção de conhecimento e as práticas sociais. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 1991; 2(2/3): 114-126./*ref*/Emmel MLG; Lancman S. Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 1998; 7(1): 29-38./*ref*/Lopes RE; Duarte MLMC; Pereira BP; Oliver FC; Malfitano APS. A divulgação do conhecimento em terapia ocupacional no Brasil: um retrato nos seus periódicos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2016; 24(4): 777-789./*ref*/Galheigo SM. Formação do Terapeuta Ocupacional: capacitação docente, ensino e pesquisa. Conferência de Abertura do VII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional. 2000;.Mimeo/*ref*/Galheigo SM; Almeida MC; Hahn MS; Lopes RE; Malfitano APS. RENETO: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional. In: Cavalcanti, A; Galvão, CRC. Terapia Ocupacional: Fundamentação & Prática. 2ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan./*ref*/Tirado MGA; Almeida MC; Lopes RE; Galheigo SM. Terapia Ocupacional. In: Haddad, AE; Pierantoni, CR; Ristoff, D; XAVIER, IM; Giolo, J; Silva, LB. A trajetória dos cursos de graduação na saúde: 1991-2004. Brasília. Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; 2006. v. 1, p. 489-528./*ref*/Lopes RE; Oliver FC; Malfitano APS; Galheigo SM; Almeida MC. XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2008; 19(3): 159-166./*ref*/Lopes RE; Malfitano APS; Oliver FC; Borba PLO. I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Grupos de Trabalho, Plenária e Encaminhamentos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2009; 17(se): 105-114./*ref*/Malfitano APS; Matsukura TS; Martinez CMS; Emmel MLG; Lopes RE. Programa de pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional: fortalecimento e expansão da produção de conhecimento na área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 2013; 18(1): 105-111./*ref*/Lopes RE; Oliver FC; Malfitano APS; Lima JR. II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: caminhos para a institucionalização acadêmica da área. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2014; 25(2): 167-176./*ref*/Oliver FC; Lopes RE; Malfitano APS; Silva ACC; Silva RAS. III Seminário Nacional de Pesquisa dm Terapia Ocupacional: contribuições para o desenvolvimento da área. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2016; 27(3): 361-368./*ref*/Certeau M. A escrita da história. 1ª ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária; 1982./*ref*/Padura L. Nobel a Bob Dylan: esnobismo nórdico ou injustiça artística? Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 22 out. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/leonardopadura/2016/10/1825009-nobel-a-bob-dylan-esnobismo-nordico-ou-injustica-artistica.shtml. Acesso em 02 de maio de 2017.Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T13:46:00Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/11823Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2020-08-20T13:46Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
title 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
spellingShingle 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
Hahn, Michelle Selma
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Brasil; Educação superior; História; Memórias; Terapia ocupacional.
Terapia Ocupacional; Ensino Superior
title_short 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
title_full 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
title_fullStr 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
title_full_unstemmed 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
title_sort 30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
author Hahn, Michelle Selma
author_facet Hahn, Michelle Selma
Lopes, Roseli Esquerdo
Malfitano, Ana Paula Serrata
Bianchi, Pamela Cristina
author_role author
author2 Lopes, Roseli Esquerdo
Malfitano, Ana Paula Serrata
Bianchi, Pamela Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não há agencias de fomento.
dc.contributor.author.fl_str_mv Hahn, Michelle Selma
Lopes, Roseli Esquerdo
Malfitano, Ana Paula Serrata
Bianchi, Pamela Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Brasil; Educação superior; História; Memórias; Terapia ocupacional.
Terapia Ocupacional; Ensino Superior
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Brasil; Educação superior; História; Memórias; Terapia ocupacional.
Terapia Ocupacional; Ensino Superior
description A equipe do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional: Memórias, Histórias e Fundamentos (CNPq, 2015) vem trabalhando para organizar e sistematizar materiais e documentos que integrem a história da terapia ocupacional brasileira, ampliando fontes primárias e secundárias nesse âmbito, a fim de apreender, dentre outros objetivos, o processo de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil. Entre 2015 e 2016, uma parte dessas atividades se voltou para os percursos em torno do evento Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional -- ENDTO, que, em linhas gerais, vem promovendo a discussão coletiva do ensino de terapia ocupacional no país e, portanto, reverbera parte da história da referida institucionalização. Em 2016, por ocasião do preparo de uma conferência a ser realizada no XV ENDTO, as autoras se debruçaram sobre os documentos, materiais de divulgação, fotos, textos publicados reunidos e, também, apoiando-se na narrativa de uma história da qual participaram de diversas maneiras e em momentos diferentes, perseguiram o objetivo de contar e registar a trajetória dos 30 anos desde a realização do I ENDTO, em 1986. Neste texto, expõe-se uma narrativa dessa trajetória e o registro imagético de parte das fontes reunidas. Trata-se de um patrimônio coletivo da área de terapia ocupacional no Brasil a ser documentado e partilhado com os que fizeram e com os que continuam fazendo essa história. AbstractThe team of the research group “Occupational Therapy: Memories, Histories and Foundations” (CNPq, 2015) has been working to organize and systematize materials and documents that integrate the Brazilian occupational therapy story, expanding primary and secondary sources. Among other objectives the aim is to comprehend the occupational therapy academic institutionalization in Brazil. Part of the activities, between 2015 and 2016, has been directed to the event “The National Meeting of Occupational Therapy Lecturers”, which, in general lines, promotes a collective discussion about teaching occupational therapy in the country and due to that echoes part of the referred history of its institutionalization. In 2016, preparing a conference held at the XV National Meeting of Occupational Therapy Lecturers, the authors looked over a collection of documents, diffusion material, photos and published texts. They are based on the narrative of a history which they have been witnesses in many different ways and moments. The objective was to present and register the trajectory of the thirty years of the Lecturers National Meetings, since the first edition in 1986. In this paper the narrative of this trajectory and registered images from some sources are exposed. That is a collective treasury of occupational therapy in Brazil which needed to be documented and shared with those who participated and those who still continue making this history.Keywords: Brazil; Higher education; History; Memories; Occupational therapy.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/11823
10.47222/2526-3544.rbto11823
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/11823
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto11823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/11823/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/2945
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/2946
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/3107
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/11823/3111
/*ref*/Miranda D. Editorial. Catálogo Sesc São Carlos. 2016.
/*ref*/Marsiglia R; Gonçalves RB; Carvalho EA. A produção de conhecimento e as práticas sociais. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 1991; 2(2/3): 114-126.
/*ref*/Emmel MLG; Lancman S. Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 1998; 7(1): 29-38.
/*ref*/Lopes RE; Duarte MLMC; Pereira BP; Oliver FC; Malfitano APS. A divulgação do conhecimento em terapia ocupacional no Brasil: um retrato nos seus periódicos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2016; 24(4): 777-789.
/*ref*/Galheigo SM. Formação do Terapeuta Ocupacional: capacitação docente, ensino e pesquisa. Conferência de Abertura do VII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional. 2000;.Mimeo
/*ref*/Galheigo SM; Almeida MC; Hahn MS; Lopes RE; Malfitano APS. RENETO: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional. In: Cavalcanti, A; Galvão, CRC. Terapia Ocupacional: Fundamentação & Prática. 2ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan.
/*ref*/Tirado MGA; Almeida MC; Lopes RE; Galheigo SM. Terapia Ocupacional. In: Haddad, AE; Pierantoni, CR; Ristoff, D; XAVIER, IM; Giolo, J; Silva, LB. A trajetória dos cursos de graduação na saúde: 1991-2004. Brasília. Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; 2006. v. 1, p. 489-528.
/*ref*/Lopes RE; Oliver FC; Malfitano APS; Galheigo SM; Almeida MC. XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2008; 19(3): 159-166.
/*ref*/Lopes RE; Malfitano APS; Oliver FC; Borba PLO. I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Grupos de Trabalho, Plenária e Encaminhamentos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2009; 17(se): 105-114.
/*ref*/Malfitano APS; Matsukura TS; Martinez CMS; Emmel MLG; Lopes RE. Programa de pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional: fortalecimento e expansão da produção de conhecimento na área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 2013; 18(1): 105-111.
/*ref*/Lopes RE; Oliver FC; Malfitano APS; Lima JR. II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: caminhos para a institucionalização acadêmica da área. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2014; 25(2): 167-176.
/*ref*/Oliver FC; Lopes RE; Malfitano APS; Silva ACC; Silva RAS. III Seminário Nacional de Pesquisa dm Terapia Ocupacional: contribuições para o desenvolvimento da área. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2016; 27(3): 361-368.
/*ref*/Certeau M. A escrita da história. 1ª ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária; 1982.
/*ref*/Padura L. Nobel a Bob Dylan: esnobismo nórdico ou injustiça artística? Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 22 out. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/leonardopadura/2016/10/1825009-nobel-a-bob-dylan-esnobismo-nordico-ou-injustica-artistica.shtml. Acesso em 02 de maio de 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 2 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 481-503
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569185096105984