O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolino, Tais Quevedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4775
Resumo: Os aspectos narrativos em terapia ocupacional são valorizados na comunidade profissional, mas há dificuldade para apresentá-los publicamente (relatórios, prontuários, discussão de equipe). Em uma pesquisa-ação voltada para compreender o desenvolvimento profissional e do raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais iniciantes, construída em formato de Comunidade de Prática, 18 encontros presenciais foram transcritos e submetidos à análise temática. Uma das subcategorias, "o discurso público em terapia ocupacional", indicou esse tema como um dilema, e a construção de sentidos sobre ele ao longo da pesquisa abarcou (a) escrever a prática de modo narrativo com afastamento da escrita biomédica dos relatórios, (b) a prática profissional como um processo construído na relação entre os sujeitos, (c) o desejo de reconhecimento desse trabalho narrativo pelo mundo biomédico. Investigar a prática pela escrita narrativa e compartilhá-la em um espaço formativo favoreceu a apropriação do raciocínio clínico/profissional e consequente diálogo com equipe. Espera-se que este estudo contribua para melhor compreensão destas características da prática em terapia ocupacional e melhoria da formação inicial e continuada, assim como para disparar questões de pesquisa dessa natureza.
id UFRJ-14_e4024f2f3dc5a369bdc34bc2b26b0549
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/4775
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practiceTerapia OcupacionalNarrativa, Prática profissional; Terapia ocupacional.Terapia ocupacional; Prática profissional; NarrativaOs aspectos narrativos em terapia ocupacional são valorizados na comunidade profissional, mas há dificuldade para apresentá-los publicamente (relatórios, prontuários, discussão de equipe). Em uma pesquisa-ação voltada para compreender o desenvolvimento profissional e do raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais iniciantes, construída em formato de Comunidade de Prática, 18 encontros presenciais foram transcritos e submetidos à análise temática. Uma das subcategorias, "o discurso público em terapia ocupacional", indicou esse tema como um dilema, e a construção de sentidos sobre ele ao longo da pesquisa abarcou (a) escrever a prática de modo narrativo com afastamento da escrita biomédica dos relatórios, (b) a prática profissional como um processo construído na relação entre os sujeitos, (c) o desejo de reconhecimento desse trabalho narrativo pelo mundo biomédico. Investigar a prática pela escrita narrativa e compartilhá-la em um espaço formativo favoreceu a apropriação do raciocínio clínico/profissional e consequente diálogo com equipe. Espera-se que este estudo contribua para melhor compreensão destas características da prática em terapia ocupacional e melhoria da formação inicial e continuada, assim como para disparar questões de pesquisa dessa natureza.Universidade Federal do Rio de JaneiroFinanciamento 06/07152-7 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).Marcolino, Tais Quevedo2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/477510.47222/2526-3544.rbto4775Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 2 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 149-1622526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4775/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4775/830https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4775/831/*ref*/Sch¶n D. The reflexive practitioner. New York: Basic books; 1983. 2. Mattingly C, Fleming MH. Clinical Reasoning: forms of inquiry in a therapeutic process. Philadelphia: F. A. Davis Company; 1994. 3. Kinsella AE. Technical rationality in Sch¶n's reflective practice: dichotomous or non-dualistic epistemological position. Nursing Philosophy. 2007;8:102-113. DOI: 10.1111/j.1466-769X.2007.00304.x 4. Mattingly C. Healing dramas and clinical plots: the narrative structure of experience. Cambridge: Cambridge University Press; 1998. 5. Bruner J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997. 6. Constantinidis TC. Empty head, devil's workshop": the popular conceptions of the term occupation and occupational therapy. Psicologia e Sociedade. 2012;24(3):691-700. DOI: 10.1590/S0102-71822012000300022. 7. Pierre BL. Occupational Therapy as Documented in Patients Records Part III. Valued but not Documented. Underground Practice in the Context of Professional Written Communication. Scandinavian Journal of Occupational Therapy. 2009;8(4):174-83. 8. Ajjawi R, Higgs J. Learning to communicate clinical reasoning. In: Higgs J, Jonse MA, Loftus S, Christensen S. (Editores). Clinical reasoning in the health professions. Oxford: Butterworth-Heinemann; 2008. p. 331-38. 9. Parkinson S. Shenfield M, Reece K, Fisher J. Enhancing professional reasoning through the use of evidence-based assessment, robust case formulations and measurable goals. British Journal of Occupational Therapy. 2011;74(3):148-52. DOI: 10.4276/030802211X12996065859364 10. Schell BA, Schell JW. Clinical and Professional Reasoning in Occupational Therapy. Philadelphia: Wolters Klumer/Lippincott Williams & Wilkins Publishers; 2008. 11. Kielhofner G, Hammel J, Finlayson M, Helfrich C, Taylor RR. Documenting Outcomes of Occupational Therapy: The center of outcomes research and education. American Journal of Occupational Therapy. 2004;58:15-23. DOI: 10.5014/ajot.58.1.15 12. Desroche H. Pesquisa-ação: dos projetos de autores aos projetos de atores e vice-versa. In: Thiollent M. Pesquisa-ação e Projeto Cooperativo na Perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EDUFSCar; 2006. p. 33-68. 13. Marcolino TQ, Nascimento EF, Gozzi APNF, Cid MFB. Comunidade de prática em terapia ocupacional na atenção básica em saúde: expectativas e impactos preliminares. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 2016. 14. Wenger E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press; 1998. 15. RETIRADO PARA NÃO IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. No prelo. 16. Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70; 2011. 17. RETIRADO PARA NÃO IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. 2012. 18. Benetton J. Trilhas associativas: ampliando subsídios metodológicos à clínica da terapia ocupacional. Campinas: Arte Brasil Editora / UNISALESIANO -- Centro Universitário Católico Auxilium; 2006. 19. Loughan J. Reflection through collaborative action research and inquiry. In: Lyons N. (Ed.) Handbook of Reflection and Reflective Inquiry: Mapping a way of knowing for professional reflective inquiry. Springer; 2010. p. 399-413.Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-23T18:36:49Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/4775Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-02-23T18:36:49Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
title O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
spellingShingle O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
Marcolino, Tais Quevedo
Terapia Ocupacional
Narrativa, Prática profissional; Terapia ocupacional.
Terapia ocupacional; Prática profissional; Narrativa
title_short O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
title_full O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
title_fullStr O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
title_full_unstemmed O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
title_sort O discurso público em Terapia Ocupacional: sentidos construídos em uma comunidade de prática/ The public discourse in Occupational Therapy: meaning construction in a community of practice
author Marcolino, Tais Quevedo
author_facet Marcolino, Tais Quevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Financiamento 06/07152-7 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolino, Tais Quevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Narrativa, Prática profissional; Terapia ocupacional.
Terapia ocupacional; Prática profissional; Narrativa
topic Terapia Ocupacional
Narrativa, Prática profissional; Terapia ocupacional.
Terapia ocupacional; Prática profissional; Narrativa
description Os aspectos narrativos em terapia ocupacional são valorizados na comunidade profissional, mas há dificuldade para apresentá-los publicamente (relatórios, prontuários, discussão de equipe). Em uma pesquisa-ação voltada para compreender o desenvolvimento profissional e do raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais iniciantes, construída em formato de Comunidade de Prática, 18 encontros presenciais foram transcritos e submetidos à análise temática. Uma das subcategorias, "o discurso público em terapia ocupacional", indicou esse tema como um dilema, e a construção de sentidos sobre ele ao longo da pesquisa abarcou (a) escrever a prática de modo narrativo com afastamento da escrita biomédica dos relatórios, (b) a prática profissional como um processo construído na relação entre os sujeitos, (c) o desejo de reconhecimento desse trabalho narrativo pelo mundo biomédico. Investigar a prática pela escrita narrativa e compartilhá-la em um espaço formativo favoreceu a apropriação do raciocínio clínico/profissional e consequente diálogo com equipe. Espera-se que este estudo contribua para melhor compreensão destas características da prática em terapia ocupacional e melhoria da formação inicial e continuada, assim como para disparar questões de pesquisa dessa natureza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4775
10.47222/2526-3544.rbto4775
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4775
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto4775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4775/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4775/830
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4775/831
/*ref*/Sch¶n D. The reflexive practitioner. New York: Basic books; 1983. 2. Mattingly C, Fleming MH. Clinical Reasoning: forms of inquiry in a therapeutic process. Philadelphia: F. A. Davis Company; 1994. 3. Kinsella AE. Technical rationality in Sch¶n's reflective practice: dichotomous or non-dualistic epistemological position. Nursing Philosophy. 2007;8:102-113. DOI: 10.1111/j.1466-769X.2007.00304.x 4. Mattingly C. Healing dramas and clinical plots: the narrative structure of experience. Cambridge: Cambridge University Press; 1998. 5. Bruner J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997. 6. Constantinidis TC. Empty head, devil's workshop": the popular conceptions of the term occupation and occupational therapy. Psicologia e Sociedade. 2012;24(3):691-700. DOI: 10.1590/S0102-71822012000300022. 7. Pierre BL. Occupational Therapy as Documented in Patients Records Part III. Valued but not Documented. Underground Practice in the Context of Professional Written Communication. Scandinavian Journal of Occupational Therapy. 2009;8(4):174-83. 8. Ajjawi R, Higgs J. Learning to communicate clinical reasoning. In: Higgs J, Jonse MA, Loftus S, Christensen S. (Editores). Clinical reasoning in the health professions. Oxford: Butterworth-Heinemann; 2008. p. 331-38. 9. Parkinson S. Shenfield M, Reece K, Fisher J. Enhancing professional reasoning through the use of evidence-based assessment, robust case formulations and measurable goals. British Journal of Occupational Therapy. 2011;74(3):148-52. DOI: 10.4276/030802211X12996065859364 10. Schell BA, Schell JW. Clinical and Professional Reasoning in Occupational Therapy. Philadelphia: Wolters Klumer/Lippincott Williams & Wilkins Publishers; 2008. 11. Kielhofner G, Hammel J, Finlayson M, Helfrich C, Taylor RR. Documenting Outcomes of Occupational Therapy: The center of outcomes research and education. American Journal of Occupational Therapy. 2004;58:15-23. DOI: 10.5014/ajot.58.1.15 12. Desroche H. Pesquisa-ação: dos projetos de autores aos projetos de atores e vice-versa. In: Thiollent M. Pesquisa-ação e Projeto Cooperativo na Perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EDUFSCar; 2006. p. 33-68. 13. Marcolino TQ, Nascimento EF, Gozzi APNF, Cid MFB. Comunidade de prática em terapia ocupacional na atenção básica em saúde: expectativas e impactos preliminares. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 2016. 14. Wenger E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press; 1998. 15. RETIRADO PARA NÃO IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. No prelo. 16. Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70; 2011. 17. RETIRADO PARA NÃO IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. 2012. 18. Benetton J. Trilhas associativas: ampliando subsídios metodológicos à clínica da terapia ocupacional. Campinas: Arte Brasil Editora / UNISALESIANO -- Centro Universitário Católico Auxilium; 2006. 19. Loughan J. Reflection through collaborative action research and inquiry. In: Lyons N. (Ed.) Handbook of Reflection and Reflective Inquiry: Mapping a way of knowing for professional reflective inquiry. Springer; 2010. p. 399-413.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 2 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 149-162
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569186166702080