Terapia Ocupacional para escrita de pessoas com doença de Parkinson/Occupational Therapy for writing of people with Parkinson’s Disease

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Carolina do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Charleny Mary Ferreira de, Coelho, Weldma Karlla, Silva, Flávia Pereira da, Silva, Lucas de Paiva, Sanguinetti, Danielle Carneiro de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/25558
Resumo: Introdução: A escrita manual corresponde a uma forma de comunicação com o objetivo de reproduzir informações para outras pessoas. Quando bem adquirida, a escrita é considerada um ato automático em que a pessoa a executa sem que haja o planejamento dos movimentos necessários. Traumas, lesões e outras disfunções podem alterar o desempenho da escrita, como ocorre na Doença de Parkinson (DP). Objetivo: Diante disso, teve-se como objetivo estudar a escrita manual de pessoas com Doença de Parkinson antes e após o treino da escrita e de habilidades manuais. Métodos: Este trabalho corresponde à análise dos dados de um estudo piloto, no qual participaram cinco pessoas com DP, todos com o membro direito dominante para a escrita. Os participantes foram submetidos a cinco intervenções, incluindo a avaliação e reavaliação. Resultados/Discussão: Os resultados mostram que houve melhora na legibilidade da escrita e que os sintomas clínicos apresentados pelos pacientes interferem negativamente no desempenho da escrita manual. Indica-se que esta proposta de tratamento seja implementada num tempo maior e que sejam incorporadas outras medidas de resultado para aprimorar as análises. Conclusão: Foi possível perceber que houve melhora no uso das habilidades motoras finas necessárias para o desempenho da escrita dos participantes, como melhora na precisão dos traços e na coordenação motora fina. Em relação ao treino da escrita, o estudo aponta que a utilização de pistas visuais, como por exemplo, tracejados, favorece a escrita manual.AbstractIntroduction: Manual writing corresponds to a form of communication for the purpose of reproducing information for other people. When well-received, writing is considered an automatic act in which the person performs it without planning the necessary movements. Trauma, injury, and other dysfunctions can alter writing performance, as occurs in Parkinson's Disease (PD). Objective: This study aimed to study the handwriting of people with Parkinson's disease before and after writing and manual skills training. Methods: This work corresponds to the analysis of the data of a pilot study, in which five people with PD participated, all with the dominant right member for writing. Participants underwent five interventions, including assessment and reevaluation. Results/Discussion:The results show that there was an improvement in the legibility of writing and that the clinical symptoms presented by the patients interfered negatively in the performance of manual writing. It is suggested that this treatment proposal be implemented in a longer time and that other outcome measures be incorporated to improve the analyzes. Conclusion: It was possible to notice that there was an improvement in the use of the fine motor skills necessary for the writing performance of the participants, such as improvement in the precision of the traces and fine motor coordination. In relation to writing training, the study points out that the use of visual cues, such as dashes, favors manual writing.Keywords: Handwriting; Motor Skills; Occupational Therapy; Parkinson Disease ResumenIntroducción: La escritura manual corresponde a una forma de comunicación con el objetivo de reproducir información a otras personas. Cuando es bien adquirida, la escritura es considerada un acto automático en que la persona la ejecuta sin que haya la planificación de los movimientos necesarios. Traumas, lesiones y otras disfunciones pueden alterar el desempeño de la escritura, como ocurre en la enfermedad de Parkinson. Objetivo: Estudiar la escritura manual de personas con enfermedad de Parkinson antes y después del entrenamiento de la escritura y de habilidades manuales. Métodos: Este trabajo corresponde al análisis de los datos de un estudio piloto, en el que participaron cinco personas con Parkinson, todos con el miembro derecho dominante para la escritura. Los participantes se sometieron a cinco intervenciones, incluida la evaluación y la reevaluación. Resultados/Discusión: Los resultados muestran que hubo mejoría en la legibilidad de la escritura y que los síntomas clínicos presentados por los pacientes interfieren negativamente en el desempeño de la escritura manual. Se indica que esta propuesta de tratamiento se aplique en un tiempo mayor y que se incorporen otras medidas de resultado para mejorar los análisis. Conclusión: Fue posible percibir que hubo mejoría en el uso de las habilidades motoras finas necesarias para el desempeño de la escritura de los participantes, como mejora en la precisión de los trazos y en la coordinación motora fina. En cuanto al entrenamiento de la escritura, el estudio apunta que la utilización de pistas visuales, como por ejemplo, discontinuas, favorece la escritura manual.Palabrasclave: Destreza Motora; Escritura Manual; Enfermedad de Parkinson; Terapia ocupacional. 
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spelling Terapia Ocupacional para escrita de pessoas com doença de Parkinson/Occupational Therapy for writing of people with Parkinson’s DiseaseTerapia Ocupacional; SaúdeDestreza Motora, Doença de Parkinson, Escrita Manual, Terapia OcupacionalDestreza Motora, Doença de Parkinson, Escrita Manual, Terapia OcupacionalIntrodução: A escrita manual corresponde a uma forma de comunicação com o objetivo de reproduzir informações para outras pessoas. Quando bem adquirida, a escrita é considerada um ato automático em que a pessoa a executa sem que haja o planejamento dos movimentos necessários. Traumas, lesões e outras disfunções podem alterar o desempenho da escrita, como ocorre na Doença de Parkinson (DP). Objetivo: Diante disso, teve-se como objetivo estudar a escrita manual de pessoas com Doença de Parkinson antes e após o treino da escrita e de habilidades manuais. Métodos: Este trabalho corresponde à análise dos dados de um estudo piloto, no qual participaram cinco pessoas com DP, todos com o membro direito dominante para a escrita. Os participantes foram submetidos a cinco intervenções, incluindo a avaliação e reavaliação. Resultados/Discussão: Os resultados mostram que houve melhora na legibilidade da escrita e que os sintomas clínicos apresentados pelos pacientes interferem negativamente no desempenho da escrita manual. Indica-se que esta proposta de tratamento seja implementada num tempo maior e que sejam incorporadas outras medidas de resultado para aprimorar as análises. Conclusão: Foi possível perceber que houve melhora no uso das habilidades motoras finas necessárias para o desempenho da escrita dos participantes, como melhora na precisão dos traços e na coordenação motora fina. Em relação ao treino da escrita, o estudo aponta que a utilização de pistas visuais, como por exemplo, tracejados, favorece a escrita manual.AbstractIntroduction: Manual writing corresponds to a form of communication for the purpose of reproducing information for other people. When well-received, writing is considered an automatic act in which the person performs it without planning the necessary movements. Trauma, injury, and other dysfunctions can alter writing performance, as occurs in Parkinson's Disease (PD). Objective: This study aimed to study the handwriting of people with Parkinson's disease before and after writing and manual skills training. Methods: This work corresponds to the analysis of the data of a pilot study, in which five people with PD participated, all with the dominant right member for writing. Participants underwent five interventions, including assessment and reevaluation. Results/Discussion:The results show that there was an improvement in the legibility of writing and that the clinical symptoms presented by the patients interfered negatively in the performance of manual writing. It is suggested that this treatment proposal be implemented in a longer time and that other outcome measures be incorporated to improve the analyzes. Conclusion: It was possible to notice that there was an improvement in the use of the fine motor skills necessary for the writing performance of the participants, such as improvement in the precision of the traces and fine motor coordination. In relation to writing training, the study points out that the use of visual cues, such as dashes, favors manual writing.Keywords: Handwriting; Motor Skills; Occupational Therapy; Parkinson Disease ResumenIntroducción: La escritura manual corresponde a una forma de comunicación con el objetivo de reproducir información a otras personas. Cuando es bien adquirida, la escritura es considerada un acto automático en que la persona la ejecuta sin que haya la planificación de los movimientos necesarios. Traumas, lesiones y otras disfunciones pueden alterar el desempeño de la escritura, como ocurre en la enfermedad de Parkinson. Objetivo: Estudiar la escritura manual de personas con enfermedad de Parkinson antes y después del entrenamiento de la escritura y de habilidades manuales. Métodos: Este trabajo corresponde al análisis de los datos de un estudio piloto, en el que participaron cinco personas con Parkinson, todos con el miembro derecho dominante para la escritura. Los participantes se sometieron a cinco intervenciones, incluida la evaluación y la reevaluación. Resultados/Discusión: Los resultados muestran que hubo mejoría en la legibilidad de la escritura y que los síntomas clínicos presentados por los pacientes interfieren negativamente en el desempeño de la escritura manual. 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En cuanto al entrenamiento de la escritura, el estudio apunta que la utilización de pistas visuales, como por ejemplo, discontinuas, favorece la escritura manual.Palabrasclave: Destreza Motora; Escritura Manual; Enfermedad de Parkinson; Terapia ocupacional. Universidade Federal do Rio de JaneiroCabral, Carolina do NascimentoSantana, Charleny Mary Ferreira deCoelho, Weldma KarllaSilva, Flávia Pereira daSilva, Lucas de PaivaSanguinetti, Danielle Carneiro de Menezes2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/2555810.47222/2526-3544.rbto25558Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 4 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 526-5382526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/25558/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/25558/7898https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/25558/7899https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/25558/7900https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/25558/8099https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/25558/9221/*ref*/Saito TC. 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