Avaliação funcional do desenvolvimento psicomotor e ambiente familiar de crianças com síndrome de down/ Functional assessment of psychomotor development and family environment of children with down syndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos da Silva, Maria Natália
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Karine Morgana Batista, Andrade, Lais Melo, Zanona, Aristela de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4818
Resumo: O desenvolvimento infantil abrange modificações no plano motor, intelectual, emocional e social. Nesse sentido, a síndrome de Down (SD) é uma condição genética reconhecida há mais de um século, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual, podendo afetar também o desenvolvimento motor da criança, devido às características musculares (hipotonia) e articulares (grande amplitude de movimento) inerentes a esta síndrome. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento funcional, psicomotor e o ambiente familiar de crianças com síndrome de Down. Trata-se de um estudo exploratório, com caráter descritivo e delineamento transversal, realizado com crianças na faixa etária de 6 meses a 7 anos, em que foram utilizadas três avaliações: a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e o Home Observation for the Measurement of the Environment (HOME). Foi observado, quanto ao desenvolvimento motor, que as crianças apresentaram resultados muito baixos, assim como em sua funcionalidade; já na avaliação do ambiente familiar, foi constatado que os estímulos que essas crianças recebiam eram medianos. Os achados reforçam a importância da estimulação precoce em crianças com SD, visto que estas possuem potencial para se desenvolver com qualidade.
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Trata-se de um estudo exploratório, com caráter descritivo e delineamento transversal, realizado com crianças na faixa etária de 6 meses a 7 anos, em que foram utilizadas três avaliações: a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e o Home Observation for the Measurement of the Environment (HOME). Foi observado, quanto ao desenvolvimento motor, que as crianças apresentaram resultados muito baixos, assim como em sua funcionalidade; já na avaliação do ambiente familiar, foi constatado que os estímulos que essas crianças recebiam eram medianos. Os achados reforçam a importância da estimulação precoce em crianças com SD, visto que estas possuem potencial para se desenvolver com qualidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para Instituições Federais de Ensino.Santos da Silva, Maria NatáliaSantos, Karine Morgana BatistaAndrade, Lais MeloZanona, Aristela de Freitas2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/481810.47222/2526-3544.rbto4818Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 2 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 186-2012526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4818/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/838https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/839https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/849https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/850https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/4818/949/*ref*/Haywood, KM; GETCHELL, N. 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A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Rev. Cefac. São Paulo. 2013; 15(4): 864-872. 18. Haley, SM; Coster, WJ; Ludlow, LH; Haltiwanger, JT; Andrellos, PJ. Pediatric evaluation of disability inventory: development, standardization and administration manual. Boston: New Englang Medical Center; 1992. 19. Macedo, LG; Schultz NCW; Queiroz AH; Crepaldi MA; Cruz RM. Reflexões sobre os parâmetros psicométricos do inventário home versão infant toddler. Aval. Psicol. 2010; 9(2): 233-241. 20. Freire, RCL; Melo, SF; Hazin, I; Lyra, MCDP. Aspectos neurodesenvolvimentais e relacionais do bebê com síndrome de Down. Rev. Psicol. Latinoam. Bogotá. 2014; 32(2): 247-59. 21. Ferreira, DM; Salles, BF; Marques, DVM et al. Funcionalidade de crianças com e sem síndrome de Down. Rev. Neurociência. 2009, 17(3): 231-38. 22. Cruz, O; Abreu-Lima, I. Qualidade do ambiente familiar -- preditores e consequências no desenvolvimento das crianças e jovens. Rev. Amazônica. 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