"Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cardinalli, Isadora, Silvestrini, Marina Sanches, Almeida Prado, Ana Carolina Silva, Leite Junior, Jaime Daniel, Ambrosio, Leticia, Schmidt-Hebbel, Paula Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185
Resumo: Esta criação foi inspirada no Programa de Extensão Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação que implementou espaços integrados de educação, arte e cultura em serviços públicos da saúde e da assistência social, com populações marcadas por estigmas sociais. Através de ações voltadas para a defesa dos direitos humanos, buscou-se promover formação e experimentações sensibilizadoras pelo contato com recursos artísticos e culturais. A equipe transdisciplinar pode aperfeiçoar suas ações a partir da opção teórico metodológica da arte engajada em prol do reconhecimento das potencialidades dos participantes, produzindo ações com foco no respeito, empoderamento, cidadania ativa e autonomia. Como resultados obtivemos maior apropriação e criticidade acerca de temáticas dos direitos humanos, sua diversidade e a produção de deslocamentos sensíveis. Os processos criativos que compõem este trabalho foram gestados por membros da equipe ativos no processo, a partir dessa experiência formadora e transformadora. This creation was inspired by the Extension Program “Human Rights for Diversity: building spaces for art, culture and education”, which implemented integrated areas of education, art and culture in public services of health and social assistance, with populations marked by social stigmas. Through actions for the defense of human rights, the project sought to promote training and to sensibilize experiments by contact with artistic and cultural resources. The transdisciplinary team can improve its actions, from the theoretical and methodological option of the art engaged in favor of the recognition of the potentialities of the participants, producing respect, empowerment, active citizenship and autonomy. As results, it was obtained greater ownership and criticality on human rights, its diversity and production of sensitive actions. The creative processes that make up this work were developed by team members active in the process, from this formative and transformative experience.Key words: Art, Culture, Rights human, Formative, Transdisciplinarity Esta creación fue inspirada en el Programa de Extensión “Derechos Humanos de la Diversidad: construyendo espacios de arte, cultura y educación” que implementó espacios integrados de educación, arte y cultura en servicios públicos de salud y asistencia social, con poblaciones estigmatizadas socialmente. A través de las acciones enfocadas en la defensa de los derechos humanos, se buscó promover la formación y los experimentos de sensibilización, usando recursos artísticos y culturales. El equipo transdisciplinar puede refinar sus acciones a partir de la opción teórico metodológica del arte comprometida en favor del reconocimiento de las potencialidades de los participantes, generando respeto, empoderamiento, ciudadanía activa y autonomía. Como resultados obtuvimos mayor apropiación y criticidad de los derechos humanos, la diversidad y la producción de acciones sensibles. Los procesos creativos que componen este trabajo fueron gestados por miembros del equipo activos en el proceso, a partir de esa experiencia formadora y transformadora.Palabras claves: Arte, Cultura, Derechos humanos, Formación, Transdisciplinariedad
id UFRJ-14_e53b1b0cb26d198f4ca391c053a902a2
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/8185
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”Terapia OcupacionalArte; Cultura; Direitos humanos; Educação superior; Transdisciplinaridadedireitos humanos e arteEsta criação foi inspirada no Programa de Extensão Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação que implementou espaços integrados de educação, arte e cultura em serviços públicos da saúde e da assistência social, com populações marcadas por estigmas sociais. Através de ações voltadas para a defesa dos direitos humanos, buscou-se promover formação e experimentações sensibilizadoras pelo contato com recursos artísticos e culturais. A equipe transdisciplinar pode aperfeiçoar suas ações a partir da opção teórico metodológica da arte engajada em prol do reconhecimento das potencialidades dos participantes, produzindo ações com foco no respeito, empoderamento, cidadania ativa e autonomia. Como resultados obtivemos maior apropriação e criticidade acerca de temáticas dos direitos humanos, sua diversidade e a produção de deslocamentos sensíveis. Os processos criativos que compõem este trabalho foram gestados por membros da equipe ativos no processo, a partir dessa experiência formadora e transformadora. This creation was inspired by the Extension Program “Human Rights for Diversity: building spaces for art, culture and education”, which implemented integrated areas of education, art and culture in public services of health and social assistance, with populations marked by social stigmas. Through actions for the defense of human rights, the project sought to promote training and to sensibilize experiments by contact with artistic and cultural resources. The transdisciplinary team can improve its actions, from the theoretical and methodological option of the art engaged in favor of the recognition of the potentialities of the participants, producing respect, empowerment, active citizenship and autonomy. As results, it was obtained greater ownership and criticality on human rights, its diversity and production of sensitive actions. The creative processes that make up this work were developed by team members active in the process, from this formative and transformative experience.Key words: Art, Culture, Rights human, Formative, Transdisciplinarity Esta creación fue inspirada en el Programa de Extensión “Derechos Humanos de la Diversidad: construyendo espacios de arte, cultura y educación” que implementó espacios integrados de educación, arte y cultura en servicios públicos de salud y asistencia social, con poblaciones estigmatizadas socialmente. A través de las acciones enfocadas en la defensa de los derechos humanos, se buscó promover la formación y los experimentos de sensibilización, usando recursos artísticos y culturales. El equipo transdisciplinar puede refinar sus acciones a partir de la opción teórico metodológica del arte comprometida en favor del reconocimiento de las potencialidades de los participantes, generando respeto, empoderamiento, ciudadanía activa y autonomía. Como resultados obtuvimos mayor apropiación y criticidad de los derechos humanos, la diversidad y la producción de acciones sensibles. Los procesos creativos que componen este trabajo fueron gestados por miembros del equipo activos en el proceso, a partir de esa experiencia formadora y transformadora.Palabras claves: Arte, Cultura, Derechos humanos, Formación, TransdisciplinariedadUniversidade Federal do Rio de JaneiroPROEXT SESU MECSilva, Carla ReginaCardinalli, IsadoraSilvestrini, Marina SanchesAlmeida Prado, Ana Carolina SilvaLeite Junior, Jaime DanielAmbrosio, LeticiaSchmidt-Hebbel, Paula Marcondes2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCapaapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/818510.47222/2526-3544.rbto8185Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 3 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 260-2682526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1222https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1223https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1254https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1255/*ref*/SILVA, CR. (org) Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação. São Carlos. São Jorge, 2014, 2. BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Revisada e Atual). Brasília, 2010. 228p. 3. FREITAS, L; MORIN, E; NICOLESCU, B. (comitê de redação). Carta de transdiciplinaridade. Convento de Arrábida, 6 de novembro de 1994. 4. FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo- Editora UNESP, 2000.Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T21:38:56Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/8185Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-02-26T21:38:56Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
title "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
spellingShingle "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
Silva, Carla Regina
Terapia Ocupacional
Arte; Cultura; Direitos humanos; Educação superior; Transdisciplinaridade
direitos humanos e arte
title_short "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
title_full "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
title_fullStr "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
title_full_unstemmed "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
title_sort "Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”
author Silva, Carla Regina
author_facet Silva, Carla Regina
Cardinalli, Isadora
Silvestrini, Marina Sanches
Almeida Prado, Ana Carolina Silva
Leite Junior, Jaime Daniel
Ambrosio, Leticia
Schmidt-Hebbel, Paula Marcondes
author_role author
author2 Cardinalli, Isadora
Silvestrini, Marina Sanches
Almeida Prado, Ana Carolina Silva
Leite Junior, Jaime Daniel
Ambrosio, Leticia
Schmidt-Hebbel, Paula Marcondes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROEXT SESU MEC
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina
Cardinalli, Isadora
Silvestrini, Marina Sanches
Almeida Prado, Ana Carolina Silva
Leite Junior, Jaime Daniel
Ambrosio, Leticia
Schmidt-Hebbel, Paula Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Arte; Cultura; Direitos humanos; Educação superior; Transdisciplinaridade
direitos humanos e arte
topic Terapia Ocupacional
Arte; Cultura; Direitos humanos; Educação superior; Transdisciplinaridade
direitos humanos e arte
description Esta criação foi inspirada no Programa de Extensão Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação que implementou espaços integrados de educação, arte e cultura em serviços públicos da saúde e da assistência social, com populações marcadas por estigmas sociais. Através de ações voltadas para a defesa dos direitos humanos, buscou-se promover formação e experimentações sensibilizadoras pelo contato com recursos artísticos e culturais. A equipe transdisciplinar pode aperfeiçoar suas ações a partir da opção teórico metodológica da arte engajada em prol do reconhecimento das potencialidades dos participantes, produzindo ações com foco no respeito, empoderamento, cidadania ativa e autonomia. Como resultados obtivemos maior apropriação e criticidade acerca de temáticas dos direitos humanos, sua diversidade e a produção de deslocamentos sensíveis. Os processos criativos que compõem este trabalho foram gestados por membros da equipe ativos no processo, a partir dessa experiência formadora e transformadora. This creation was inspired by the Extension Program “Human Rights for Diversity: building spaces for art, culture and education”, which implemented integrated areas of education, art and culture in public services of health and social assistance, with populations marked by social stigmas. Through actions for the defense of human rights, the project sought to promote training and to sensibilize experiments by contact with artistic and cultural resources. The transdisciplinary team can improve its actions, from the theoretical and methodological option of the art engaged in favor of the recognition of the potentialities of the participants, producing respect, empowerment, active citizenship and autonomy. As results, it was obtained greater ownership and criticality on human rights, its diversity and production of sensitive actions. The creative processes that make up this work were developed by team members active in the process, from this formative and transformative experience.Key words: Art, Culture, Rights human, Formative, Transdisciplinarity Esta creación fue inspirada en el Programa de Extensión “Derechos Humanos de la Diversidad: construyendo espacios de arte, cultura y educación” que implementó espacios integrados de educación, arte y cultura en servicios públicos de salud y asistencia social, con poblaciones estigmatizadas socialmente. A través de las acciones enfocadas en la defensa de los derechos humanos, se buscó promover la formación y los experimentos de sensibilización, usando recursos artísticos y culturales. El equipo transdisciplinar puede refinar sus acciones a partir de la opción teórico metodológica del arte comprometida en favor del reconocimiento de las potencialidades de los participantes, generando respeto, empoderamiento, ciudadanía activa y autonomía. Como resultados obtuvimos mayor apropiación y criticidad de los derechos humanos, la diversidad y la producción de acciones sensibles. Los procesos creativos que componen este trabajo fueron gestados por miembros del equipo activos en el proceso, a partir de esa experiencia formadora y transformadora.Palabras claves: Arte, Cultura, Derechos humanos, Formación, Transdisciplinariedad
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Capa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185
10.47222/2526-3544.rbto8185
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto8185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1222
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1223
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1254
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/8185/1255
/*ref*/SILVA, CR. (org) Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação. São Carlos. São Jorge, 2014, 2. BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Revisada e Atual). Brasília, 2010. 228p. 3. FREITAS, L; MORIN, E; NICOLESCU, B. (comitê de redação). Carta de transdiciplinaridade. Convento de Arrábida, 6 de novembro de 1994. 4. FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo- Editora UNESP, 2000.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 3 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 260-268
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569183583010816