Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salasar, Desirée Nobre
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Michelon, Francisca Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12758
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma intervenção da Terapia Ocupacional em uma visita com mediação acessível oferecida a um grupo de crianças com deficiência intelectual e necessidades educativas especiais, em um museu português. A prática referida neste trabalho insere-se no campo da Terapia Ocupacional e Cultura e foi realizada no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, localizado na Vila da Batalha, em Portugal, dentro do contexto do estágio em Acessibilidade Cultural, realizado no ano de 2015. As visitas guiadas a públicos especiais já compunham as atividades do setor educativo do Museu. Entretanto, a visita que será relatada neste artigo foi a primeira experiência do museu com intervenção da Terapia Ocupacional. Como resultados apresenta-se a relevância da utilização do instrumento de análise de atividade para que a visita abranja maiores interações entre sujeito-informação-ambiente. Destaca-se, assim, a necessidade do terapeuta ocupacional enquanto profissional integrante da equipe do setor educativo do museu. Com este trabalho, pretende-se fomentar a atuação do terapeuta ocupacional em ambientes museais. AbstractThis article aims to present and discuss an intervention of Occupational Therapy in a visit with accessible mediation offered to a group of children with intellectual disability and special educational needs, in a Portuguese museum. The practice referred to in this work is in the field of Occupational Therapy and Culture and was held in the Museum of the Community of Batalha, located in Vila da Batalha, Portugal, within the context of the Cultural Accessibility Internship, held in 2015. The guided visits to special publics already comprised the activities of the educative sector of the Museum. However, the visit that will be reported in this article was the first experience of the museum with intervention of Occupational Therapy. As results, the relevance of the use of the activity analysis tool is presented so that the visit encompasses greater interactions between subject-information-environment. This highlights the need for the occupational therapist as a professional member of the museum's educational staff. This work intends to promote the work of the occupational therapist in museum settings.Key words: intellectual disability; cultural rights; museums; Occupational Therapy.
id UFRJ-14_36f2b4c2b5a27f01eab15f7641bc6863
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/12758
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museumFisioterapia e Terapia Ocupacional; Cultura; Ciências SociaisDeficiência intelectual; direitos culturais; museus; Terapia Ocupacional.terapia ocupacional; museus.O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma intervenção da Terapia Ocupacional em uma visita com mediação acessível oferecida a um grupo de crianças com deficiência intelectual e necessidades educativas especiais, em um museu português. A prática referida neste trabalho insere-se no campo da Terapia Ocupacional e Cultura e foi realizada no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, localizado na Vila da Batalha, em Portugal, dentro do contexto do estágio em Acessibilidade Cultural, realizado no ano de 2015. As visitas guiadas a públicos especiais já compunham as atividades do setor educativo do Museu. Entretanto, a visita que será relatada neste artigo foi a primeira experiência do museu com intervenção da Terapia Ocupacional. Como resultados apresenta-se a relevância da utilização do instrumento de análise de atividade para que a visita abranja maiores interações entre sujeito-informação-ambiente. Destaca-se, assim, a necessidade do terapeuta ocupacional enquanto profissional integrante da equipe do setor educativo do museu. Com este trabalho, pretende-se fomentar a atuação do terapeuta ocupacional em ambientes museais. AbstractThis article aims to present and discuss an intervention of Occupational Therapy in a visit with accessible mediation offered to a group of children with intellectual disability and special educational needs, in a Portuguese museum. The practice referred to in this work is in the field of Occupational Therapy and Culture and was held in the Museum of the Community of Batalha, located in Vila da Batalha, Portugal, within the context of the Cultural Accessibility Internship, held in 2015. The guided visits to special publics already comprised the activities of the educative sector of the Museum. However, the visit that will be reported in this article was the first experience of the museum with intervention of Occupational Therapy. As results, the relevance of the use of the activity analysis tool is presented so that the visit encompasses greater interactions between subject-information-environment. This highlights the need for the occupational therapist as a professional member of the museum's educational staff. This work intends to promote the work of the occupational therapist in museum settings.Key words: intellectual disability; cultural rights; museums; Occupational Therapy.Universidade Federal do Rio de JaneiroEdital Conexão Cultura Brasil - Ministério da CulturaSalasar, Desirée NobreMichelon, Francisca Ferreira2018-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1275810.47222/2526-3544.rbto12758Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 4 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 816-8262526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12758/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3368https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3369https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3518https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3530/*ref*/B1. Salasar DN; Silva LD'A; Michelon FF. Atuações da terapia ocupacional no contexto museológico: sensibilização para a diversidade. Cad. Bras. Ter Ocup. São Carlos. 2016; 24(1): 147-153. 2. Brandão JM. Acção Cultural e educação em Museus. Cadernos de Sociomuselogia. 1996; 5: 66-76. 3. Batalha. Município de Batalha. Divisão de Educação e Cultura. Museu da Comunidade Concelhia da Batalha: catálogo. Batalha. Publicenso; 2011. 4. Tojal APF. Comunicação museológica e ação educativa inclusiva. In: Cardoso, Eduardo; CUTY, Jenifer (Orgs.). Acessibilidade em ambientes culturais: relatos de experiências. Porto Alegre. Marcavisual; 2014, p 14-33. 5. Montagu A. Tocar: o significado humano da pele. 5ª ed. São Paulo. Summus; 1988. 6. Quarentei M. Coletivo Ocupacional. Botucatu: Arte Blog. 2015. Disponível em: <http://coletivoocupa¬cional.arteblog.com.br>. Acesso em: 13 de novembro de 2017. 7. Silva SNP. Análise de Atividade. In: Cavalcanti A; Galvão C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan; 2014, p. 110-124.Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-20T19:20:24Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/12758Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-02-20T19:20:24Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
title Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
spellingShingle Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
Salasar, Desirée Nobre
Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Cultura; Ciências Sociais
Deficiência intelectual; direitos culturais; museus; Terapia Ocupacional.
terapia ocupacional; museus.
title_short Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
title_full Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
title_fullStr Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
title_full_unstemmed Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
title_sort Análise Prática de Mediação Acessível com um grupo de pessoas com deficiência intelectual em um museu português/ Practical analysis of accessible mediation with a group of people with intellectual disabilities in a portuguese museum
author Salasar, Desirée Nobre
author_facet Salasar, Desirée Nobre
Michelon, Francisca Ferreira
author_role author
author2 Michelon, Francisca Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edital Conexão Cultura Brasil - Ministério da Cultura
dc.contributor.author.fl_str_mv Salasar, Desirée Nobre
Michelon, Francisca Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Cultura; Ciências Sociais
Deficiência intelectual; direitos culturais; museus; Terapia Ocupacional.
terapia ocupacional; museus.
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Cultura; Ciências Sociais
Deficiência intelectual; direitos culturais; museus; Terapia Ocupacional.
terapia ocupacional; museus.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma intervenção da Terapia Ocupacional em uma visita com mediação acessível oferecida a um grupo de crianças com deficiência intelectual e necessidades educativas especiais, em um museu português. A prática referida neste trabalho insere-se no campo da Terapia Ocupacional e Cultura e foi realizada no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, localizado na Vila da Batalha, em Portugal, dentro do contexto do estágio em Acessibilidade Cultural, realizado no ano de 2015. As visitas guiadas a públicos especiais já compunham as atividades do setor educativo do Museu. Entretanto, a visita que será relatada neste artigo foi a primeira experiência do museu com intervenção da Terapia Ocupacional. Como resultados apresenta-se a relevância da utilização do instrumento de análise de atividade para que a visita abranja maiores interações entre sujeito-informação-ambiente. Destaca-se, assim, a necessidade do terapeuta ocupacional enquanto profissional integrante da equipe do setor educativo do museu. Com este trabalho, pretende-se fomentar a atuação do terapeuta ocupacional em ambientes museais. AbstractThis article aims to present and discuss an intervention of Occupational Therapy in a visit with accessible mediation offered to a group of children with intellectual disability and special educational needs, in a Portuguese museum. The practice referred to in this work is in the field of Occupational Therapy and Culture and was held in the Museum of the Community of Batalha, located in Vila da Batalha, Portugal, within the context of the Cultural Accessibility Internship, held in 2015. The guided visits to special publics already comprised the activities of the educative sector of the Museum. However, the visit that will be reported in this article was the first experience of the museum with intervention of Occupational Therapy. As results, the relevance of the use of the activity analysis tool is presented so that the visit encompasses greater interactions between subject-information-environment. This highlights the need for the occupational therapist as a professional member of the museum's educational staff. This work intends to promote the work of the occupational therapist in museum settings.Key words: intellectual disability; cultural rights; museums; Occupational Therapy.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12758
10.47222/2526-3544.rbto12758
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12758
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto12758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12758/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3368
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3369
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3518
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/12758/3530
/*ref*/B1. Salasar DN; Silva LD'A; Michelon FF. Atuações da terapia ocupacional no contexto museológico: sensibilização para a diversidade. Cad. Bras. Ter Ocup. São Carlos. 2016; 24(1): 147-153. 2. Brandão JM. Acção Cultural e educação em Museus. Cadernos de Sociomuselogia. 1996; 5: 66-76. 3. Batalha. Município de Batalha. Divisão de Educação e Cultura. Museu da Comunidade Concelhia da Batalha: catálogo. Batalha. Publicenso; 2011. 4. Tojal APF. Comunicação museológica e ação educativa inclusiva. In: Cardoso, Eduardo; CUTY, Jenifer (Orgs.). Acessibilidade em ambientes culturais: relatos de experiências. Porto Alegre. Marcavisual; 2014, p 14-33. 5. Montagu A. Tocar: o significado humano da pele. 5ª ed. São Paulo. Summus; 1988. 6. Quarentei M. Coletivo Ocupacional. Botucatu: Arte Blog. 2015. Disponível em: <http://coletivoocupa¬cional.arteblog.com.br>. Acesso em: 13 de novembro de 2017. 7. Silva SNP. Análise de Atividade. In: Cavalcanti A; Galvão C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan; 2014, p. 110-124.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 4 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 816-826
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569184870662144