A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiros, David dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves, Silva, Flávia Calheiros da, Santos, Emanuele Mariano de Souza, Nabuco, Thais Quintela de Andrade, Dounis, Alessandra Bonorandi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314
Resumo: Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.
id UFRJ-14_db6a9ad3277ba9c2936392d76ba78175
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/19314
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsyEducaçãoEducação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional.Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.Universidade Federal do Rio de JaneiroCalheiros, David dos SantosMendes, Enicéia GonçalvesSilva, Flávia Calheiros daSantos, Emanuele Mariano de SouzaNabuco, Thais Quintela de AndradeDounis, Alessandra Bonorandi2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1931410.47222/2526-3544.rbto19314Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 2 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 277-2852526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5662https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5663https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5664https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5737https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5738https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5739https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5760https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5761https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5762/*ref*/Calheiros DS. Rede de apoio à escolarização inclusiva de uma estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades. [Tese]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2018. No prelo. 2. Alves ACJ; Matsukura TS. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. São Carlos. 2016; 24 (3):591-599. 3. Calheiros DC; Mendes EG; Lourenço GF. Considerações acerca da Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2018; 31(60):229-244. 4. Piovezanni MAT; Rocha ANDC; Braccialli LMP. Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2014; 27(49):485-498. 5. Rocha ANDC; Deliberato D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília. 2012; 18(1):71-92. 6. Ibiapina IMLM; Ferreira MS. A pesquisa colaborativa na perspectiva sóciohistórica. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. 2005; 12: 26 - 38. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2012/revista%2012.pdf. 7. Ibiapina IMLM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília. Líber Livro Editora; 2008. (Série Pesquisa). 8. Mendes EG. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Martins LARM; Pires J; Pires GNL. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal. EDUFRN; 2008, p. 19 – 51. 9. Mendes EG; Almeida MA; Toyoda CY. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação escolar. Educar em Revista. Curitiba. 2011; 27 (41):81-93. 10. Dounis AB. Atividade docente e inclusão: as mediações da consultoria colaborativa. [Dissertação]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2013. 11. Calheiros DS. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2015.Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T15:06:44Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/19314Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-01T15:06:44Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
title A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
spellingShingle A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
Calheiros, David dos Santos
Educação
Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.
Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional.
title_short A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
title_full A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
title_fullStr A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
title_full_unstemmed A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
title_sort A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
author Calheiros, David dos Santos
author_facet Calheiros, David dos Santos
Mendes, Enicéia Gonçalves
Silva, Flávia Calheiros da
Santos, Emanuele Mariano de Souza
Nabuco, Thais Quintela de Andrade
Dounis, Alessandra Bonorandi
author_role author
author2 Mendes, Enicéia Gonçalves
Silva, Flávia Calheiros da
Santos, Emanuele Mariano de Souza
Nabuco, Thais Quintela de Andrade
Dounis, Alessandra Bonorandi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Calheiros, David dos Santos
Mendes, Enicéia Gonçalves
Silva, Flávia Calheiros da
Santos, Emanuele Mariano de Souza
Nabuco, Thais Quintela de Andrade
Dounis, Alessandra Bonorandi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.
Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional.
topic Educação
Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.
Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional.
description Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314
10.47222/2526-3544.rbto19314
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto19314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5662
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5663
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5664
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5737
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5738
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5739
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5760
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5761
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5762
/*ref*/Calheiros DS. Rede de apoio à escolarização inclusiva de uma estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades. [Tese]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2018. No prelo. 2. Alves ACJ; Matsukura TS. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. São Carlos. 2016; 24 (3):591-599. 3. Calheiros DC; Mendes EG; Lourenço GF. Considerações acerca da Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2018; 31(60):229-244. 4. Piovezanni MAT; Rocha ANDC; Braccialli LMP. Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2014; 27(49):485-498. 5. Rocha ANDC; Deliberato D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília. 2012; 18(1):71-92. 6. Ibiapina IMLM; Ferreira MS. A pesquisa colaborativa na perspectiva sóciohistórica. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. 2005; 12: 26 - 38. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2012/revista%2012.pdf. 7. Ibiapina IMLM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília. Líber Livro Editora; 2008. (Série Pesquisa). 8. Mendes EG. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Martins LARM; Pires J; Pires GNL. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal. EDUFRN; 2008, p. 19 – 51. 9. Mendes EG; Almeida MA; Toyoda CY. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação escolar. Educar em Revista. Curitiba. 2011; 27 (41):81-93. 10. Dounis AB. Atividade docente e inclusão: as mediações da consultoria colaborativa. [Dissertação]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2013. 11. Calheiros DS. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 2 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 277-285
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569185756708864