Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Calheiros, David dos Santos |
Data de Publicação: |
2019 |
Outros Autores: |
Mendes, Enicéia Gonçalves,
Silva, Flávia Calheiros da,
Santos, Emanuele Mariano de Souza,
Nabuco, Thais Quintela de Andrade,
Dounis, Alessandra Bonorandi |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revisbrato |
Texto Completo: |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314
|
Resumo: |
Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy. |