Diálogos Interepistêmicos: por uma terapia ocupacional de base alargada / Interepistemic dialogue: a expansive base for occupational therapy
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/13459 |
Resumo: | Atualmente a instituição Universidade se vê diante da necessidade e da possibilidade de elaborar novas perguntas, novos caminhos, novos referenciais. Este é um excelente momento para a Terapia Ocupacional brasileira também interrogar sobre seus saberes e suas práticas, rever sua relação com as terapias ocupacionais do mundo e definir novos horizontes, pautados em nosso lugar de fala. Mas... De que lugar falamos, mesmo? |
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Diálogos Interepistêmicos: por uma terapia ocupacional de base alargada / Interepistemic dialogue: a expansive base for occupational therapyFisioterapia; Terapia OcupacionalEcologia social; Interepistemologia; Terapia ocupacionalTerapia OcupacionalAtualmente a instituição Universidade se vê diante da necessidade e da possibilidade de elaborar novas perguntas, novos caminhos, novos referenciais. Este é um excelente momento para a Terapia Ocupacional brasileira também interrogar sobre seus saberes e suas práticas, rever sua relação com as terapias ocupacionais do mundo e definir novos horizontes, pautados em nosso lugar de fala. Mas... De que lugar falamos, mesmo?Universidade Federal do Rio de Janeiroda Costa, Samira LimaAlves, Heliana Castro2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1345910.47222/2526-3544.rbto13459Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 5 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 527-5322526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/13459/pdf/*ref*/Correia, RL Akemi, BA. “Terra a vista! Estamos desviando as rotas!”. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, 2017. V.1(2): 120-122. 2. Carvalho, JJAC. Encontro de saberes: um desafio teórico, político e epistemológico. In: Santos, Boaventura de Sousa e Cunha, Teresa (orgs). Acta de Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul. V. 1. Jun, p. 1017-1027. 2015. 3. INCTI/UnB/CNPq. Instituto de Inclusão no ensino Superior e na Pesquisa; Universidade de Brasília/CNPq. Encontro de Saberes: bases para um diálogo interepistêmico. Documento Institucional. Brasília: CNPq. 2015. 4. Santos, AB. Colonização, Quilombos: modos e significações. INCTI/CNPq: Brasília, 2015. 150p. 5. Quijano, A. Colonialidad del poder, Eurocentrismo, America Latina. In: Lander, E (ed). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas latino-americanas. Caracas. Clacso, 2000, pp. 201-245./*ref*/Cruz, VC. Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico. In: Cruz, VC e Oliveira, DA de. Geografia e Giro Descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1ª. Edição. Rio de Janeiro. Letra Capital; 2017. pp. 15-36. 7. Walsh, C. Son posibles unas ciências sociales/ culturales otras? Reflexiones em torno a las epistemologias decoloniales. In: Nomadas, n. 26; 2007. 8. Castro-Gómez, S. e Grosfoguel, R. (orgs). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá. Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar: Bogotá; 2007. 9. Spivak, GC. Pode o subalterno falar? Tradução: Sandra R. G. Almeida, Marcos P. Feitosa. Belo Horizonte. Ed. UFMG; 2010. 10. Pereira, CF. Racismo, espaço e colonialidade do poder, do saber e do ser: diálogos, trajetórias e horizontes de transformação. In: Cruz, VC e Oliveira, DA de. Geografia e Giro Descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1ª. Edição. Rio de Janeiro. Letra Capital; 2017. pp. 132-142. 11. Sarlo, B. Tempos passados: cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte. Cia das Letras, UFMG; 2007. 12. Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 5ª ed .São Paulo. Ed Paz e terra; 1987.Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-09T20:02:30Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/13459Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-09T20:02:30Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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