O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labegalini,Célia Maria Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Previato,Giselle Fernanda, Dias,Geisieli Maria Sgrignoli, Carreira,Lígia, Jaques,André Estevam, Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar a construção do diálogo autêntico sobre a temática lazer por meio de uma atividade educativa desenvolvida em grupo social virtual. Métodos: Pesquisa documental, qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados cinco registros de discussões desenvolvidas em Círculos de Cultura, realizados em um grupo fechado na mídia virtual Facebook® com onze graduandos em enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise interpretativa, embasada no referencial da Teoria Dialógica de Freire. Resultados: Interpretou-se que houve: construção do diálogo educacional para o lazer em campos virtuais; lazer no diálogo entre os pares; diálogo entre alunos e mediadores de saberes sobre o lazer. As atividades educativas estimularam o diálogo autêntico, enfatizando o lazer pessoal, os seus benefícios e a reflexão sobre a prática profissional. Conclusão: Grupos sociais realizados em mídia virtual estão próximos do cotidiano acadêmico e podem ter finalidade educativa pautada no diálogo por tornar o processo educativo inovador, ativo e participativo.
id UFRJ-4_bed07669c1f9d9c9d36329d54970f4be
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452017000200209
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autênticoEnfermagemComunicaçãoDiálogoEducaçãoAtividades de LazerResumo Objetivo: Analisar a construção do diálogo autêntico sobre a temática lazer por meio de uma atividade educativa desenvolvida em grupo social virtual. Métodos: Pesquisa documental, qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados cinco registros de discussões desenvolvidas em Círculos de Cultura, realizados em um grupo fechado na mídia virtual Facebook® com onze graduandos em enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise interpretativa, embasada no referencial da Teoria Dialógica de Freire. Resultados: Interpretou-se que houve: construção do diálogo educacional para o lazer em campos virtuais; lazer no diálogo entre os pares; diálogo entre alunos e mediadores de saberes sobre o lazer. As atividades educativas estimularam o diálogo autêntico, enfatizando o lazer pessoal, os seus benefícios e a reflexão sobre a prática profissional. Conclusão: Grupos sociais realizados em mídia virtual estão próximos do cotidiano acadêmico e podem ter finalidade educativa pautada no diálogo por tornar o processo educativo inovador, ativo e participativo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209Escola Anna Nery v.21 n.2 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170037info:eu-repo/semantics/openAccessLabegalini,Célia Maria GomesPreviato,Giselle FernandaDias,Geisieli Maria SgrignoliCarreira,LígiaJaques,André EstevamBaldissera,Vanessa Denardi Antoniassipor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000200209Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-04-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
title O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
spellingShingle O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
Labegalini,Célia Maria Gomes
Enfermagem
Comunicação
Diálogo
Educação
Atividades de Lazer
title_short O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
title_full O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
title_fullStr O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
title_full_unstemmed O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
title_sort O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
author Labegalini,Célia Maria Gomes
author_facet Labegalini,Célia Maria Gomes
Previato,Giselle Fernanda
Dias,Geisieli Maria Sgrignoli
Carreira,Lígia
Jaques,André Estevam
Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi
author_role author
author2 Previato,Giselle Fernanda
Dias,Geisieli Maria Sgrignoli
Carreira,Lígia
Jaques,André Estevam
Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Labegalini,Célia Maria Gomes
Previato,Giselle Fernanda
Dias,Geisieli Maria Sgrignoli
Carreira,Lígia
Jaques,André Estevam
Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Comunicação
Diálogo
Educação
Atividades de Lazer
topic Enfermagem
Comunicação
Diálogo
Educação
Atividades de Lazer
description Resumo Objetivo: Analisar a construção do diálogo autêntico sobre a temática lazer por meio de uma atividade educativa desenvolvida em grupo social virtual. Métodos: Pesquisa documental, qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados cinco registros de discussões desenvolvidas em Círculos de Cultura, realizados em um grupo fechado na mídia virtual Facebook® com onze graduandos em enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise interpretativa, embasada no referencial da Teoria Dialógica de Freire. Resultados: Interpretou-se que houve: construção do diálogo educacional para o lazer em campos virtuais; lazer no diálogo entre os pares; diálogo entre alunos e mediadores de saberes sobre o lazer. As atividades educativas estimularam o diálogo autêntico, enfatizando o lazer pessoal, os seus benefícios e a reflexão sobre a prática profissional. Conclusão: Grupos sociais realizados em mídia virtual estão próximos do cotidiano acadêmico e podem ter finalidade educativa pautada no diálogo por tornar o processo educativo inovador, ativo e participativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20170037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.21 n.2 2017
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123550105600