O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Analisar a construção do diálogo autêntico sobre a temática lazer por meio de uma atividade educativa desenvolvida em grupo social virtual. Métodos: Pesquisa documental, qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados cinco registros de discussões desenvolvidas em Círculos de Cultura, realizados em um grupo fechado na mídia virtual Facebook® com onze graduandos em enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise interpretativa, embasada no referencial da Teoria Dialógica de Freire. Resultados: Interpretou-se que houve: construção do diálogo educacional para o lazer em campos virtuais; lazer no diálogo entre os pares; diálogo entre alunos e mediadores de saberes sobre o lazer. As atividades educativas estimularam o diálogo autêntico, enfatizando o lazer pessoal, os seus benefícios e a reflexão sobre a prática profissional. Conclusão: Grupos sociais realizados em mídia virtual estão próximos do cotidiano acadêmico e podem ter finalidade educativa pautada no diálogo por tornar o processo educativo inovador, ativo e participativo. |
id |
UFRJ-4_bed07669c1f9d9c9d36329d54970f4be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452017000200209 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autênticoEnfermagemComunicaçãoDiálogoEducaçãoAtividades de LazerResumo Objetivo: Analisar a construção do diálogo autêntico sobre a temática lazer por meio de uma atividade educativa desenvolvida em grupo social virtual. Métodos: Pesquisa documental, qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados cinco registros de discussões desenvolvidas em Círculos de Cultura, realizados em um grupo fechado na mídia virtual Facebook® com onze graduandos em enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise interpretativa, embasada no referencial da Teoria Dialógica de Freire. Resultados: Interpretou-se que houve: construção do diálogo educacional para o lazer em campos virtuais; lazer no diálogo entre os pares; diálogo entre alunos e mediadores de saberes sobre o lazer. As atividades educativas estimularam o diálogo autêntico, enfatizando o lazer pessoal, os seus benefícios e a reflexão sobre a prática profissional. Conclusão: Grupos sociais realizados em mídia virtual estão próximos do cotidiano acadêmico e podem ter finalidade educativa pautada no diálogo por tornar o processo educativo inovador, ativo e participativo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209Escola Anna Nery v.21 n.2 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170037info:eu-repo/semantics/openAccessLabegalini,Célia Maria GomesPreviato,Giselle FernandaDias,Geisieli Maria SgrignoliCarreira,LígiaJaques,André EstevamBaldissera,Vanessa Denardi Antoniassipor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000200209Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-04-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
title |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
spellingShingle |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico Labegalini,Célia Maria Gomes Enfermagem Comunicação Diálogo Educação Atividades de Lazer |
title_short |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
title_full |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
title_fullStr |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
title_full_unstemmed |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
title_sort |
O lazer em rede social virtual: uma possibilidade de diálogo autêntico |
author |
Labegalini,Célia Maria Gomes |
author_facet |
Labegalini,Célia Maria Gomes Previato,Giselle Fernanda Dias,Geisieli Maria Sgrignoli Carreira,Lígia Jaques,André Estevam Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi |
author_role |
author |
author2 |
Previato,Giselle Fernanda Dias,Geisieli Maria Sgrignoli Carreira,Lígia Jaques,André Estevam Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Labegalini,Célia Maria Gomes Previato,Giselle Fernanda Dias,Geisieli Maria Sgrignoli Carreira,Lígia Jaques,André Estevam Baldissera,Vanessa Denardi Antoniassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Comunicação Diálogo Educação Atividades de Lazer |
topic |
Enfermagem Comunicação Diálogo Educação Atividades de Lazer |
description |
Resumo Objetivo: Analisar a construção do diálogo autêntico sobre a temática lazer por meio de uma atividade educativa desenvolvida em grupo social virtual. Métodos: Pesquisa documental, qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados cinco registros de discussões desenvolvidas em Círculos de Cultura, realizados em um grupo fechado na mídia virtual Facebook® com onze graduandos em enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise interpretativa, embasada no referencial da Teoria Dialógica de Freire. Resultados: Interpretou-se que houve: construção do diálogo educacional para o lazer em campos virtuais; lazer no diálogo entre os pares; diálogo entre alunos e mediadores de saberes sobre o lazer. As atividades educativas estimularam o diálogo autêntico, enfatizando o lazer pessoal, os seus benefícios e a reflexão sobre a prática profissional. Conclusão: Grupos sociais realizados em mídia virtual estão próximos do cotidiano acadêmico e podem ter finalidade educativa pautada no diálogo por tornar o processo educativo inovador, ativo e participativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20170037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.21 n.2 2017 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123550105600 |