Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tronco,Caroline Sissy
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Padoin,Stela Maris de Mello, Paula,Cristiane Cardoso de, Rodrigues,Andressa Peripolli, Neves,Eliane Tatsch, Weinmann,Angela Regina Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400635
Resumo: Resumo Objetivo: Compreender a vivência da mãe de recém-nascido pré-termo internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal diante da manutenção da lactação. Métodos: Estudo de abordagem fenomenológica, de natureza qualitativa, pautado no referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolvido com sete mães, mediante entrevista fenomenológica, no período de dezembro de 2010 a maio de 2011. Resultados: A mãe se ocupa com a manutenção da lactação, teme pela saúde do filho e pelo leite secar. Mostra-se como ser de relação quando coloca o filho no peito. Ocupa-se com a dupla rotina do lar e da hospitalização. Conclusão: Amamentar o filho no peito, na unidade neonatal, potencializa o vínculo e possibilita que a mãe saia do modo da ocupação mantendo a lactação para estabelecer sua relação com o filho.
id UFRJ-4_d8bccaf3430283d83f7609bf9302db99
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452015000400635
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoioMãesPrematuroUnidades de Terapia Intensiva NeonatalHospitalizaçãoEnfermagemResumo Objetivo: Compreender a vivência da mãe de recém-nascido pré-termo internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal diante da manutenção da lactação. Métodos: Estudo de abordagem fenomenológica, de natureza qualitativa, pautado no referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolvido com sete mães, mediante entrevista fenomenológica, no período de dezembro de 2010 a maio de 2011. Resultados: A mãe se ocupa com a manutenção da lactação, teme pela saúde do filho e pelo leite secar. Mostra-se como ser de relação quando coloca o filho no peito. Ocupa-se com a dupla rotina do lar e da hospitalização. Conclusão: Amamentar o filho no peito, na unidade neonatal, potencializa o vínculo e possibilita que a mãe saia do modo da ocupação mantendo a lactação para estabelecer sua relação com o filho.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400635Escola Anna Nery v.19 n.4 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150085info:eu-repo/semantics/openAccessTronco,Caroline SissyPadoin,Stela Maris de MelloPaula,Cristiane Cardoso deRodrigues,Andressa PeripolliNeves,Eliane TatschWeinmann,Angela Regina Macielpor2017-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000400635Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-02-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
title Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
spellingShingle Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
Tronco,Caroline Sissy
Mães
Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Hospitalização
Enfermagem
title_short Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
title_full Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
title_fullStr Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
title_full_unstemmed Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
title_sort Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio
author Tronco,Caroline Sissy
author_facet Tronco,Caroline Sissy
Padoin,Stela Maris de Mello
Paula,Cristiane Cardoso de
Rodrigues,Andressa Peripolli
Neves,Eliane Tatsch
Weinmann,Angela Regina Maciel
author_role author
author2 Padoin,Stela Maris de Mello
Paula,Cristiane Cardoso de
Rodrigues,Andressa Peripolli
Neves,Eliane Tatsch
Weinmann,Angela Regina Maciel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tronco,Caroline Sissy
Padoin,Stela Maris de Mello
Paula,Cristiane Cardoso de
Rodrigues,Andressa Peripolli
Neves,Eliane Tatsch
Weinmann,Angela Regina Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Mães
Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Hospitalização
Enfermagem
topic Mães
Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Hospitalização
Enfermagem
description Resumo Objetivo: Compreender a vivência da mãe de recém-nascido pré-termo internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal diante da manutenção da lactação. Métodos: Estudo de abordagem fenomenológica, de natureza qualitativa, pautado no referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolvido com sete mães, mediante entrevista fenomenológica, no período de dezembro de 2010 a maio de 2011. Resultados: A mãe se ocupa com a manutenção da lactação, teme pela saúde do filho e pelo leite secar. Mostra-se como ser de relação quando coloca o filho no peito. Ocupa-se com a dupla rotina do lar e da hospitalização. Conclusão: Amamentar o filho no peito, na unidade neonatal, potencializa o vínculo e possibilita que a mãe saia do modo da ocupação mantendo a lactação para estabelecer sua relação com o filho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400635
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20150085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.19 n.4 2015
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123045740544